PUBLICIDADE
Séries e TV

BoJack Horseman, Crítica

18 de junho de 2015, POR

O Super Nerd » Séries e TV » BoJack Horseman, Crítica

PUBLICIDADE

BoJack Horseman é uma série animada original da Netflix, planejada para três temporadas. Uma história com um enredo sagaz e completo, conquista de primeira o espetador. Veja agora a crítica da primeira temporada!

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

BoJack Horseman, uma série sobre um cavalo vulgo celebridade fracassada que cativa por ser inteligente.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

BoJack Horseman, uma série sobre um cavalo vulgo celebridade fracassada que cativa por ser inteligente.

BoJack Horseman, série animada adulta, é estranhamente interessante. Trabalhada em formato sitcom se distância de animações convencionais e, se não fosse pelos traços animados, não seria possível perceber que é justamente uma animação. Toda a genialidade de sitcom está presente no humor temperado, nas piadas inteligentes, nas situações inusitadas, nas críticas a sociedade bem executadas e, ainda, consegue se destacar por apresentar uma narrativa completamente interessante.

O criador da série é Raphael Bob-Waksberg, sem uma extensa bagagem em mãos, consagra BoJack Horseman como a sua grande criação. BoJack Horseman apresenta o mundo da celebridade fracassada, presa aos sucessos passados, tentando se reencontrar na vida e fazer novamente ao badalado mundo da fama de Hollywood.

Dessa forma, a série narra a história de um cavalo, de mesmo nome, que, em meados da década de 90, explodiu na fama com o mais amado sitcom do público “Horsin’ Around”. Entretanto, nos dias de hoje, BoJack está na fossa, vivendo em Hollywood, contemplando sobre tudo e lamentando a própria vida na necessidade de voltar para o auge do sucesso.

BoJack não é apenas rancoroso, é um cavalo solitário que não sabe expressar seus sentimentos ao mundo. Bêbado, complicado, descompromissado e pegador. Um Charlie Harper que se deu mal na vida.  No momento, sem grandes sucessos, BoJack tem o trabalho de escrever uma auto-biografia. Assim, o espectador começa a ser apresentado a um núcleo interessante de personagens.

Princess Carolyn, uma felina, ex de BoJack e também sua atual empresária, que faz tudo para aumentar os seus lucros, ao mesmo tempo em que esquece de si mesma. Diane Nguyen, a escritora do livro de BoJack e mais sensata de toda série, não encontrando seu verdadeiro lugar na sociedade. Todd Chavez, típico Alan Harper, preguiçoso que vive as custas de BoJack mas, também, um bom amigo para a solidão de Horseman. E Mr. Peanutbutter, um cachorro, totalmente oposto ao BoJack e conhecido por copiar tudo que o cavalo fez, mas com sucesso.

Não há melhor palavra que descreva o núcleo de personagens do que “bizarro”. A série não traz uma inovação, muitas animações já trabalharam com misturas entre animais e humanos. Mas, BoJack Horseman apresenta uma mistura estranha de humanos com cavalos, alces, bodes, cachorros, gatos, tartarugas e por ai vai, trabalhando seus personagens ao humanizá-los.

É uma das genialidades da série. Ao mesmo tempo em que é reconhecível a “raça” de cada animal devido a apresentação dos seus traços selvagens quando, por exemplo, Mr. Peanutbutter faz coisas que só os cachorros fazem, todos eles são humanizados de tal forma que passam desapercebidos como diferentes da sociedade que os cercam.

A série ainda não se limita por ai, a construção de personagens vai além e, no decorrer dos episódios, é notável a percepção profunda de cada um do núcleo principal. BoJack Horseman, por exemplo, começa a transparecer um personagem muito interessante conforme vai expondo a sua vida ao espectador através de seus amigos e pessoas próximas.

Dois grandes destaques à obra vão para seus traços de animação e sua trilha sonora. Com desenhos bem executados, firmes e dinâmicos, BoJack Horseman é uma série simples e agradável visualmente. E a trilha sonora, que contempla tanto a abertura da série quanto os créditos, é genial. Na abertura a canção, apenas tocada, apresenta uma vibe instigante, comunicativa e atrelada as peripécias apresentadas pela série. Ao encerrar um episódio, a canção final dá o tom necessário para o fechamento, manifestando no espectador a vontade de ver os créditos até o fim.

Aliás, a dublagem em português não deixa nada a desejar, se saindo melhor em alguns momentos do que no idioma original. Hércules Fernando, empresta a sua voz para BoJack e faz um excelente trabalho combinando perfeitamente com a personalidade do cavalo.

Por outro lado, há alguns momentos bem constrangedores ao espectador. BoJack Horseman apresenta algumas imagens e momentos perturbadores, é uma série para adultos. Mesmo com um enredo pra lá de interessante, o relacionamento afetivo entre um cavalo pegador, BoJack, e algumas mulheres humanas soa muito estranho, principalmente em cenas mais “picantes”, mesmo que nada seja mostrado explicitamente.

Do mais, BoJack Horseman é uma série que merece e precisa ser vista a todos amantes de sitcoms. As nuances e sacadas inteligentes da história ao apresentar as piadas, muitas das vezes, indiretas, são, prioritariamente, o ponto forte que faz a série valer a pena durante toda a sua primeira temporada. Agora, resta apenas esperar pela próxima!

BoJack Horseman, Crítica
4.6
Sending
User Review
0 (0 votes)

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

ARTIGO ANTERIOR

artigos relacionados

Send this to a friend