PUBLICIDADE
Livros e HQS

Guerra Civil: Entenda a Saga

13 de maio de 2015, POR

O Super Nerd » Livros e HQS » Guerra Civil: Entenda a Saga

PUBLICIDADE

Guerra Civil foi uma saga da editora Marvel Comics, que refletiu em quase todas as edições Marvel no período entre 2006 e 2007. A saga será adaptada para os cinemas em 2016, no terceiro filme do Capitão América. Veja agora tudo que você precisa saber sobre a Guerra Civil.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Guerra Civil, de que lado você está?

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Guerra Civil, de que lado você está?

Guerra Civil nos Quadrinhos

A Guerra Civil teve inicio no momento em que o Congresso Nacional Norte-Americano declarou a lei de registro de super-humanos. Isso significa que, a partir desse decreto, todos os heróis irão precisar se registrar com suas identidades secretas ao governo.

Tudo começou quando um grupo de super heróis novatos e inexperientes – os Novos Guerreiros – descobriram o esconderijo de fugitivos da rebelião, e em uma tentativa de ganhar audiência no reality show, do qual os Novos Guerreiros participavam, foram enfrentar os vilões.

As coisas saem do controle e um dos vilões – conhecido como Nitro – acaba explodindo tudo ao seu redor. Centenas de pessoas morrem, e estando próxima de um jardim de infância, a explosão também tira a vida de várias crianças e dos próprios membros dos Novos Guerreiros. No final, somente um deles sobrevive.

Com a tragédia do acontecimento, a repercussão é densa. A partir disso, a mãe de uma das crianças abalada e completamente indignada com a situação cobra do governo providências cabíveis. Então, surge a ideia de criar uma lei capaz de “controlar”, de certa forma, os super-heróis obrigando-os a revelar sua identidade secreta – como se fosse adiantar alguma coisa.

Quando a lei foi decretada causou alvoroço, várias pessoas não gostaram da ideia, entretanto outras aprovaram. Foi um divisor de lados e opiniões. Homem de Ferro, é claro, justamente por não ter identidade secreta, foi o herói que mais a apoiou.

Junto com ele, formou-se a turma “Homem de Ferro”, na qual se registraram: Carol Danvers, Miss Marvel; Hank Pym, como Jaqueta Amarela; She Hulk; Sentinela; Viúva Negra; Mulher-Aranha; Vespa; E alguns outros.

Entretanto, é claro que existiu a oposição à clara opinião de Tony Stark, e ficou a cargo do Capitão América, que tinha como objetivo preservar a segurança dos heróis. A turma dele juntaram-se: Luke Cage; Doutor Estranho; Punho de Ferro; Homem-Aranha; Demolidor; E alguns outros.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

A quantidade de heróis no universo cinematográfico da Marvel será suficiente? Afinal, praticamente todos mal tem uma identidade secreta.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

A quantidade de heróis no universo cinematográfico da Marvel será suficiente? Afinal, praticamente todos mal tem uma identidade secreta.

Engraçado como a maioria que esteve do lado do Capitão, são os heróis do “povão”, não é mesmo?! Afinal, são os que mais tem a perder com suas identidades reveladas. A oposição entre esses dois lados – os registrados e os não registrados – ocasionou a Guerra Civil, uma batalha épica entre todos heróis lutando pelos seus ideias, ou pelo menos, pelos ideias que acreditavam ser o certo.

Ao longo dessa Guerra, vários heróis se questionavam sobre qual lado era o certo, o próprio leitor é capaz de fazer este questionamento e escolher um lado. Vários heróis mudaram de lado ao longo do caminho. Como foi o caso do Homem-Aranha que convencido por Stark, revela sua identidade secreta em público durante uma entrevista coletiva, mas com o tempo acaba mudando de lado.

De certa forma, não existem vilões, tanto Homem de Ferro quanto Capitão América tinham seus pontos de vista bem fundamentados e qualquer um podia estar certo sobre os seus argumentos – entretanto, para mim, Capitão sempre esteve certo.

Por fim, Capitão América decide se entregar, ocasionando a derrota da resistência – time do Capitão – e culminando em seu assassinato. A Guerra Civil foi um evento marcante nas HQs da Marvel, e teve reflexo em todas as edições posteriores.

Guerra Civil nos Cinemas

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Capitão América: Guerra Civil estréia em maio de 2016.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Capitão América: Guerra Civil estréia em maio de 2016.

Guerra Civil será adaptada no terceiro filme do Capitão América dando inicio a Fase 3 da Marvel – veja tudo sobre a Fase 3 aqui. A Marvel Studios vai enfrentar dois grandes problemas ao adaptar a Guerra Civil para os cinemas: a inexistência de contexto social em seus filmes e a inexistência de identidade secretas em seus personagens.

(ATUALIZADO 11 de Agosto )

Muitos tem se questionado o motivo que levará a Guerra Civil ocorrer. De acordo com o Heroic Hollywood, a problema se iniciará com Capitão América e Feiticeira Escarlate na batalha com Ossos Cruzados. Ele estará equipado com um colete suicida repleto de explosivos.

O que vai acontecer? “A fim de proteger os civis que estão envolta, o Capitão América ordena que a Feiticeira Escarlate levite o Ossos Cruzados acima do solo. Ela faz e, infelizmente, é incapaz de conter a enorme explosão que destrói um edifício lotado de pessoas, causando morte e destruição”.

#1 Contexto Social

Durante a primeira e segunda fase de filmes veja todos aqui aconteceram várias grandes batalhas envolvendo várias diferentes cidades. Entretanto, sempre existiu um problema muito claro no universo Marvel nos cinemas: a falta de contexto.

O primeiro Vingadores apresentou um enorme batalha que prometia “destruir” Nova York. Vislumbramos uma luta intensa para conter a “invasão alienígena” – nada tão ameaçadora, aliás. Entretanto, vários filmes se passaram depois e em nenhum momento se quer foi mostrado a forma como esse evento afetou a sociedade – apenas como afetou Stark, em Homem de Ferro 3.

Em pouquíssimas referencias, é citada por várias vezes a tal “batalha de Nova York”, porém em nenhum momento esse assunto é discutido contextualmente. Nesse caso, cabe a interpretação de que tudo ficou bem após o evento, como em um conto de fadas, e a sociedade – ausente – lidou super bem com isso adorando seus bravos heróis.

Tendo todas as suas lutas nascendo e morrendo no mesmo filme, sem nunca serem discutidas. Trazer essa discussão para a Guerra Civil seria “dar um tiro no pé”. Uma sociedade de aceitou e admirou – aparentemente, pelas breves citações – todas as batalhas, começa a questionar isso!? Como assim!?

Por este motivo, é bem provável que as batalhas passadas novamente sejam deixadas de lado e fiquem apenas em algumas referências de como afetaram os próprios Vingadores. Assim, o filme irá construir sua própria justificativa para necessitar da lei de registro de heróis, e ai que surge outro problema.

#2 Identidades Secretas

Talvez por uma “mesquinhice” dos estúdios Disney e a necessidade de mostrar o rosto, não há identidade secreta dos filmes da Marvel. Todo mundo sabe quem é Steve Rogers, Natasha Romanoff, Clint Barto, Jim Rhodes e por ai vai. O único que está certo diante tudo isso é Tony Stark que não tem identidade secreta nem nos quadrinhos.

Mas por sorte da Marvel Studios eles tem o Homem-Aranha, assim conseguirão “burlar” esse problema, levando-o afrente do problema e mostrando que ainda há heróis com identidades secretas por ai a fora – quero apenas ver, alias, como a Marvel fará para “esconder” a identidade do Homem-Aranha após esse filme, ou será que teremos mais um ator sem máscara!?

O que esperar?

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

O universo cinematográfico da Marvel está preparado para esse evento?

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

O universo cinematográfico da Marvel está preparado para esse evento?

Há duas coisas óbvias que viraram mal resolvidas: a busca por Bucky em Capitão América 2 e os efeitos da batalha de Ultron sobre a sociedade – ainda dá tempo de construir contexto para isso Marvel! Com a informação revelada acima, já dá para ter uma ideia do que irá causar a baita confusão do filme.

Não adianta esperar grandes explicações da Marvel, afinal eles deixaram de criar contextos durante todos seus outros filmes. Mas, é um pouco frustante imaginar a solução que adotaram, soando um pouco preguiçosa.

Embora, possa funcionar se isso de fato acontecer e for bem exibido na tela, com uma explosão causando dados sérios a várias vidas de civis, que isso fique muito claro e não seja apenas sugestionado em diálogos.

A impressão que dá é que a Marvel não estava preparada para a Guerra Civil. Vingadores 2 termina da mesma forma que o primeiro, com um baita de um final feliz, nem se quer sugestiona a Guerra Civil ou deixa ponta soltas.

O anuncio de Batman vs Superman veio bem antes de Guerra Civil, como bater de frente? Colocando Homem de Ferro vs Capitão América, é claro. Nós fãs sairemos ganhando, é claro também, as melhores cenas de ação estarão em 2016. Mas mais do que isso, uma boa história é no minimo essencial, pelo menos para quem constrói um universo integrado com várias histórias simultâneas.

Veja aqui 5 motivos para a Guerra Civil funcionar

E, também, veja aqui 5 motivos para a Guerra Civil NÃO funcionar

E você!? O que espera de Guerra Civil?!

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

artigos relacionados

Send this to a friend