PUBLICIDADE
Livros e HQS

DC Comics: Convergência, Parte 2, Crítica

10 de junho de 2015, POR

O Super Nerd » Livros e HQS » DC Comics: Convergência, Parte 2, Crítica

PUBLICIDADE

Em Abril e Maio deste ano, o Universo DC passou por uma grande transformação. Todas as revistas da editora participaram de um grande evento chamado Convergência. Divididas em duas edições, cada revista explora temáticas diferentes, conectadas e ao mesmo tempo independentes da trama principal. Veja a crítica das últimas edições!

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Convergência apresenta sutilmente as novas possibilidades do Universo DC mantendo a linha temporal Novos 52.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Convergência apresenta sutilmente as novas possibilidades do Universo DC mantendo a linha temporal Novos 52.

Se você ainda não leu a primeira parte da crítica, clique aqui e veja! Nesta segunda parte, a crítica e análise se concentrará nas últimas edições das quatro ultimas semanas do mega evento Convergência que dominou as HQs da DC Comics.

Tudo que foi iniciado nas primeiras quatro semanas tem seu encerramento. Enquanto a história em quadrinho Convergência de #5 à #8, teve um aumento substancial na qualidade e conseguiu criar um desfecho interessante. As revistas paralelas e independentes do evento principal tiveram, em muitos casos, desfechos frustantes.

Convergência começou prometendo uma batalha entre diferentes cidades de diferentes mundos do Multiverso DC. O juiz das batalhas era Telos, detentor do planeta que não pertence a nenhum Multiverso e onde as cidades foram realocadas por Brainiac.

As revistas paralelas – Batman, Superman, Mulher Maravilha, etc – se concentraram nas batalha de cada cidade, apresentando seus desfechos nas últimas semanas do evento. A sensação que as primeiras semanas de Convergência deixou de batalhas épicas prestes a acontecer foi algo que não se concretizou na maioria das revistas.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

De certa forma, o evento foi uma espécie de fan-service mostrando vários personagens abandonados e favoritos pelo público.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

De certa forma, o evento foi uma espécie de fan-service mostrando vários personagens abandonados e favoritos pelo público.

Apesar de contar com muita ação e grandes lutas, várias revistas trouxeram um desfecho clichê e, por vezes, frustante de tão simples. Apenas os grandes títulos conseguiram trabalhar com os elementos que estavam a disposição dado o potencial que o roteiro permitia. As demais, foram apenas uma espécie de fan-service para rever personagens favoritos do Multiverso.

Por outro lado, a revista principal do evento, trouxe reviravoltas na história, mudando toda a primeira impressão deixada. Telos já não é mais o mesmo do início, Brainiac ganha destaque e um novo grande vilão começa a ter presença nos acontecimentos da saga.

Convergência faz o que um evento como tal precisa fazer, apresenta, próximo ao seu fim, uma batalha de proporções épicas utilizando os grandes heróis e vilões do Multiverso DC. A batalha porém é rápida demais, o grande momento que a saga poderia ter fica apenas nas imagens e na imaginação do leitor.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Presencie uma batalha com diversos heróis e vilões do Multiverso!

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Presencie uma batalha com diversos heróis e vilões do Multiverso!

De qualquer forma, Convergência tem uma contribuição importante para o Universo DC como um todo, apontando os próximos passos. Mas ao mesmo tempo que tudo muda, não muda nada, pelo menos por enquanto. O final de Convergência deixa claro dois aspectos principais: a linha temporal dos Novos 52 continua valendo; e a Crise nas Infinitas Terras nunca aconteceu.

Sim, um dos eventos mais épicos, memoráveis e inesquecíveis da década de 80 para os quadrinhos, simplesmente nunca aconteceu. Mas, foi apenas um mal necessário para que a liberdade criativa volte a pairar sobre as aventuras dos heróis.

Para os efeitos de Convergência nas próximas edições da editora há duas considerações: uma vez que a Crise nas Infinitas Terras nunca aconteceu, então o Multiverso voltou a existir completamente; todas as publicações de agora em diante, mesmo estando na linha temporal dos Novos 52 poderão utilizar qualquer Multiverso em suas histórias, ou até mesmo criar novos.

Assim, retomando ao que foi dito, agora todos os criadores da DC Comics terão uma enorme liberdade criativa para suas histórias. O novo lema da DC é apresentar histórias que realmente sejam incríveis. Não há mais cronologia que precise ser respeitada, há o Multiverso reestabelecido. Enquanto para iniciantes é bom, para experiente poderá ser confuso.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Com Convergência todo o Multiverso está de volta!

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Com Convergência todo o Multiverso está de volta!

Por fim, Convergência conquista seus méritos, mas não se torna tão memorável como Crise nas Infinitas Terras, Zero-Hora ou Flashpoint. Está mais para apenas uma alternativa de solução viável que consiga alinhar a nova proposta da editora nas revistas atuais. Se os Novos 52 vai continuar? Vai sim.

Acompanha um checklist com todas as HQs que compõem a segunda parte do evento:

SEMANA 5

Asa Noturna e Oráculo #2
Eléktron #2
Questão #2
Força de Aceleração #2
Superman #2
Batgirl #2
Batman e Robin #2
Harley Quinn #2
Liga da Justiça #2
Titãs #2
CONVERGÊNCIA #5

SEMANA 6

Aquaman #2
Lanterna Verde e Parallax #2
Liga da Justiça Internacional #2
Supergirl, Matrix #2
Superman, Homem de Aço #2
Batman: Sombra do Morcego #2
Mulher-Gato #2
Arqueiro Verde #2
Esquadrão Suicida #2
Suberboy #2
CONVERGÊNCIA #6

SEMANA 7

Novos Jovens Titãs #2
Batman e os Regenerados #2
Tropa dos Lanterna Verde #2
Liga da Justiça da América #2
Mulher Maravilha #2
As Aventuras do Superman #2
Flash #2
Gavião Negro #2
Superboy e a Legião dos Heróis #2
Monstro do Pântano #2
CONVERGÊNCIA #7

SEMANA 8

Sociedade da Justiça da América #2
Corporação Infinito #2
Detetive Comics #2
Action Comics #2
Melhores do Mundo #2
Sindicato do Crime #2
Besouro Azul #2
Shazam #2
Homem Borracha e os Combatentes da Liberdade #2
Gladiador Dourado #2
CONVERGÊNCIA #8

E você, já leu Convergência?!

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

artigos relacionados

Send this to a friend