PUBLICIDADE
Livros e HQS

16 tipos de kryptonita que você não conhecia

17 de junho de 2015, POR

O Super Nerd » Livros e HQS » 16 tipos de kryptonita que você não conhecia

PUBLICIDADE

Você conhece todas as versões de Kryptonitas que existe? Além da verde, várias foram introduzidas ao longo de todos esses anos nas histórias do Superman. Acompanhe agora cada uma dessas variações!

Primeira aparição da Kryptonita

kryptonita, assim como vários outros elementos e personagens populares da mitologia do Superman, não teve sua origem nos quadrinhos. Apesar de que, Jerry Siegel já havia escrito um conceito não publicado sobre o minério.

Tudo começou em um programa de rádio – rádio-serie do Superman, em meados da década de 40. O ator responsável por dar a voz ao Homem de Aço – Bud Collyer – desejava se ausentar um tempo fora do show – uma espécie de férias.

Para tanto a equipe precisou trabalhar arduamente em busca de uma solução que justificasse a ausência e, ao mesmo tempo, não comprometesse o programa. Assim, no episódio intitulado O Meteoro de Krypton, restos radioativos do planeta natal de Clark Kent foram para na Terra.

Como consequência – você já deve imaginar – Clark ficou fraco ao ser exposto ao meteorito desconhecido. Assim, Collyer pode garantir suas férias e, também, foi criado um dos elementos mais importantes de toda a cronologia do herói – interessante não?! A intenção nunca foi tirar poderes do Superman, mas sim dar folga ao ator.

O que é Kryptonita?

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Krypton rendeu muitos minérios à sociedade terrestre.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Krypton rendeu muitos minérios à sociedade terrestre.

Kryptonita não é uma pedra como muitos pensam, mas sim um minério – contém uma espécie de metal kryptoniano em sua composição química. Este elemento é radioativo, e se formou a partir dos fragmentos oriundos da explosão do planeta Krypton.

Ao longo das histórias do Superman, outras kryptonitas – além da verde – foram dando as caras. Existem alguns tipos mais comuns que podem aparecer com frequência e que você já deve ter ouvido falar, mas também há algumas criadas especificamente para apenas algumas histórias em quadrinhos, nesse caso, são bem raras.

Não só os quadrinhos, mas as séries de TV, os filmes e as animações, já retrataram várias kryptonitas. Em alguns casos, algumas tinham efeitos diferentes em cada mídia. Como é o caso da kryptonita vermelha, azul e dourada na série Smallville.

Kryptonita Verde, a principal

O minério mais comum advindo de Krypton é a kryptonita verde. A cor verde não é do minério, mas sim do espectro das ondas de radiações que é capaz de gerar. Sob exposição da kryptonita verde, todo e qualquer kryptoniano começa a enfraquecer.

Isso acontece pois a energia da radiação substitui a energia solar que estão armazenadas em cada célula do corpo kryptoniano. Estudos retratados nas HQs já comprovaram que uma kryptonita que nunca foi exposta à luz solar é muito mais eficiente e resistente do que a que já tenha sido – por isso, se precisar pegue uma que não tenha ficado ao céu aberto.

A alta e prolongada a exposição da radiação verde irá levar um kryptoniano ao óbito. Mas, se ainda houver circulação sanguínea no corpo, as células começam a voltar ao normal assim que a exposição é encerrada, mesmo que demore um longo tempo – então, por via das dúvidas, se certifique de deixar uma kryptonita ao lado de um kryptoniano por mais de 48 horas.

Se engana quem pensa que a kryptonita verde só tem efeito com kryptonianos, ela também pode ser mortal para os seres humanos provocando câncer ou manifestando algum tipo de mutação. Na série Smallville, por exemplo, as mutações eram causadas geneticamente concedendo “poderes” aos expostos.

Outros tipos de Kryptonita

#1 Kryptonita Vermelha

Kryptonita Vermelha teve sua origem durante a rota para a Terra. Era uma vez uma brilhante kryptonita verde que passou por uma nuvem vermelha misteriosa antes de cair por aqui. As kryptonitas vermelhas são capazes de produzir diversos efeitos bem aleatórios em kryptonianos expostos.

É difícil encontrar dois pedaços que kryptonita vermelha que causem o mesmo efeito. Funciona como uma espécie de “doença”, basta ter contato e a radiação dura cerca de um a dois dias. Quando o efeito passa o kryptoniano se torna imune a esse pedaço especifico – ainda existem dezenas ou centenas de outros diferentes. 

Com ela, Superman já se transformou em um dragão, virou uma versão má de si mesmo, um gigante sem poder, um anão, um lunático e muito mais coisas bizarras. Há uma variação da kryptonita vermelha também, forjada por Ra’s al Ghul. Essa variação faz com que Superman tenha poderes praticamente incontroláveis como uma bomba relógio.

#2 Kryptonita Azul

A Kryptonita Azul é uma versão “bizarro” da verde. Em sua versão mais comum ela tem a mesma função de enfraquecer, porém só funciona para o Bizarro. Sendo assim, ela é totalmente inofensiva para humanos e também para os kryptonianos.

Em Smallville, ela teve a função de eliminar os poderes do Clark somente e enquanto ele estiver exposto a ela. Foi apresentada na sétima temporada. Ainda, versão bizarro de Smallville, a kryptonita azul sobrecarregou os poderes de Bizarro fazendo-o se explodir.

#3 Kryptonita Dourada

Kryptonita Dourada é a mais rara de todas as outras, e ela só pode ser encontrada em um meteoro flutuante em algum lugar do espaço. Há um único fragmento deste tipo na Terra, e Kal-El tem posse dele. De certa forma, é a mais perigosa para todos os kryptonianos que amam seus super-poderes. Uma vez expostos perdem seu poder para todo o sempre.

#4 Kryptonita Amarela

A Kryptonita Amarela não é bem um minério de Krypton, mas sim uma réplica em cor amarela criada por Lex Luthor em uma tentativa de ameaçar e assustar o Superman – é lógico que não funcionou por muito tempo.

#5 Kryptonita Prateada

Kryptonita Prateada é o “baseado” para kryptonianos. Seus efeitos colaterais apresentam perda de inibição, percepções alteradas, ânsias de fome extrema e alucinações com paranoias. Em Smallville, ela foi desenvolvida por Brainiac e utilizada em Clark para deixá-lo completamente paranoico.

#6 Kryptonita Branca

Kryptonita Branca é extremamente perigosa e letal para qualquer tipo de vida animal ou vegetal na Terra. Por outro lado, não afeta os kryptonianos – seria perfeita para Zod dizimar o planeta. É o minério mais raro junto com a dourada, e deixou de existir nas histórias pós-crises da DC.

#7 Kryptonita Negra

A Kryptonita Negra teve a sua primeira aparição na série de TV Smallville. Ela é capaz de dividir, tanto um humano quanto um kryptoniano, em duas personalidades diferentes, geralmente: uma tendendo para o mal e outra para o bem.

#8 Kryptonita Rosa

A Kryptonita Rosa é a magia de “pirlim pim pim”, transformação rosa na vida dos kryptonianos. Ela é capaz de aflorar os instintos femininos dos homens kryptonianos e masculinos em mulheres kryptonianas. Em uma das histórias em que foi utilizada Superman se tornou completamente homo afetivo – ui!

#9 Kryptonita Roxa

A Kryptonita Roxa já apareceu nos primeiros quadrinhos do Superman, entretanto tinha as mesmas capacidades radioativas da verde. Supõe-se então que foi apenas um erro de impressão nas revistas que acabou mudando a cor da kryptonita.

#11 Kryptonita Lenta

A Kryptonita Lenta foi desenvolvida por Metallo e afeta os humanos. Ela é capaz de reduzir a velocidade dos impulsos nervosos e movimentos.

#12 Ultra-Kryptonita

A Ultra-Kryptonita tem as mesmas propriedades da kryptonita verde, mas atua com mais intensidade e força.

#13 Kryptonita Magenta

A Kryptonita Magenta é uma variação que permite detectar objetos, inclusive pessoas, que são oriundos de Krypton. Ninguém consegue escapar da detecção, nem mesmo Superman ou Bizarro.

#14 Kryptonita Jóia

A Kryptonita Jóia dá a habilidade para que os poderes psíquicos dos indivíduos da Zona Fantasma sejam ampliados e utilizados. Também teve a sua primeira aparição em Smallville, Clark utilizou na nona temporada onde tudo o que ele pedia era realizado, entretanto só funcionou uma única vez para cada pessoa “exposta”.

#15 Anti-Kryptonita

A Anti-Kryptonita possuí as mesmas propriedades da kryptonita verde. Porém, ao invés de enfraquecer os kryptonianos, enfraquece os humanos – então tenha cuidado para não encontrar uma dessa por ai.

#16 Kryptonita Transparente

A Kryptonita Transparente teve sua aparição em Smallville. É o minério verde neutralizado e sem radiação. Aparentemente, não tem nenhum efeito colateral para ninguém. Nunca teve aparições nas histórias em quadrinhos.

Derivações da Kryptonita

Além de todas essas, ainda há várias outras versões criadas sinteticamente por vários personagens inimigos do Superman ao longo dos anos. Nenhuma delas tem uma importância significativa, muito menos efeitos devastadores.

E agora, já se considera um estudioso dos minérios de Krypton?

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

PRÓXIMO ARTIGO

artigos relacionados

Send this to a friend