PUBLICIDADE
Opiniões

Star Wars VII: Quem é Luke Skywalker?

23 de outubro de 2015, POR

O Super Nerd » Opiniões » Star Wars VII: Quem é Luke Skywalker?

PUBLICIDADE

Star Wars sempre teve o seu diferencial. Sempre foi uma história com raiz em uma família específica: os Skywalkers. Tudo está conectado do primeiro ao sexto episódio. Em uma série de acontecimentos que, em síntese, são bem parecidos da primeira para a segunda trilogia. É bem provável que a nova trilogia siga a mesma linha, e a grande questão é: o que aconteceu?

Antes de começar a pirar nas mais loucas teorias sobre quem será Luke Skywalker nos próximos filmes, é preciso entender o que poderá ter acontecido depois. Algumas perguntas podem ajudar a entender o processo que levará o Episódio VII acontecer, como por exemplo: por que a Resistência precisou se erguer? Como a Primeira Ordem assumiu o controle? Por que toda conquista foi para o buraco? Quando paramos para pensar nesses detalhes, acredito que uma teoria mais sólida consegue ser formada.

O Império era uma das forças mais poderosas da Galáxia, era a única instituição dominadora que controlava todo o setor galáctico conforme as suas próprias vontades. Tudo bem que Luke Skywalker e os “gatos pingados” da Aliança Rebelde lutaram com bravura e conseguiram eliminar todos os vestígios do Império. Mas… é de se esperar que um império tão grande assim nunca “morra” completamente. Então… após sua derrota o que levaria a construção da Primeira Ordem?

Acredito que um terceiro elemento tenha surgido. Uma instituição que, provavelmente teve suas raízes no Império, e analisou durante todos os erros de batalhas que os erros cometidos se resumiriam aos Sith e aos Jedi. Quando você para e pensa, faz sentido. Sem os Jedi e sem os Sith a batalha, provavelmente, seria diferente. O Império mesmo sem Darth Vader teria mais potencial de vitória do que uma Aliança Rebelde sem Luke, por exemplo.

Eis que essa “nova instituição” poderia ter origem direta aos Cavaleiros de Ren, conhecedores da força acreditando que os Jedi e os Sith eram uma ameaça a ordem e defendendo que uma nova categoria superior precisa nascer. Essa categoria trata daquele que é capaz de andar sobre os dois lados e ter seu próprio ideal sem que um lado afete o outro. Alguém que esteja mergulhado na Força do bem e na Força do mal para o bem maior da Galáxia.

Em meio a esse novo movimento de batalha instaurado, que futuramente culmina a origem da Primeira Ordem, está Luke Skywalker. E nesse processo, Luke só tem dois caminhos a seguir: ou ele ainda é um Jedi que fora caçado e precisou desaparecer do mapa; ou ele é o responsável pela instauração do novo poder ao perceber que nem os Jedi e muito menos os Sith são a chave para a paz na Galáxia.

#1 O último de uma cultura extinta

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Luke foi obrigado a se esconder por ser caçado por uma nova ordem, afinal ele foi o único Jedi capaz de derrotar o Império.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Luke foi obrigado a se esconder por ser caçado por uma nova ordem, afinal ele foi o único Jedi capaz de derrotar o Império.

Probabilidade de Acontecer: 60%.

A eliminação de todos detentores da força começa e Luke é o último Jedi mais conhecido de todos. O pessoal restante do Império decide declarar guerra a uma única família: os Skywalkers. Nesse momento que os filhos de Leia com Han Solo e, até mesmo, um possível filho de Luke correm risco de vida. Em meio ao caos da guerra, Luke decide forjar a sua própria morte e afastar todos os descendentes da família. Só ele sabe a verdade, com a esperança que deixem toda a sua família em paz com a notícia de sua morte e o desaparecimento das crianças.

Anos se passam, chega o Episódio VII, os descendentes dos Skywalkers estão espalhados pela Galáxia e Luke está recluso em uma planeja abandonado – o que não seria muita novidade na história de Star Wars nos cinemas. Leia ainda sente que seu irmão possa estar vivo e com o domínio da Primeira Ordem sob a Galáxia, ela não vê outra alternativa a não ser ordenar uma busca as cegas por Luke. Pela força do destino… Rey, uma das crianças perdidas, é encontrada e, também, é a escolhida para partir na busca do único capaz de salvar a Galáxia.

Para esse ponto de vista da história, o final possível é que Luke ensine algum de seus descendentes e apresente a verdadeira Força tal como a cultura Jedi, mas venha a ser morto pouco antes do final do filme. Seria um conceito parecido ao que aconteceu com Obi-Wan. Não seria um conceito inédito e, muito menos, desafiador para história. Embora Luke ainda possa ser o mocinho, é bem possível que exista mais por trás do seu possível “desaparecimento” e aqui vamos para a segunda hipótese…

#2 O vilão que ressurge

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Luke já não é mais o mesmo, talvez por perceber que a Força e a existência dos Jedi e dos Sith nunca permitirão a paz.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Luke já não é mais o mesmo, talvez por perceber que a Força e a existência dos Jedi e dos Sith nunca permitirão a paz.

Probabilidade de Acontecer: 70%.

Após a derrota do Império, a presença do mal era uma constante inevitável, enquanto existirem aqueles com o domínio da força em eterno conflito não haverá paz. Luke então se transforma, está no seu sangue, é a sua maldição. Ele será o novo líder criador da doutrina dos Cavaleiros de Ren, que começa a entender os ideias de seu pai e a essência do antigo Império com o papel de eliminar qualquer resquício dos dominadores da força, seja para o bem ou para o mal.

Dessa forma, poucos na Galáxia ainda conhecem sobre as histórias dos antigos Jedi. Luke, a partir de então, passa a ensinar seu mais novo Padawan, seja ele seu sobrinho ou filho – embora apenas Luke saiba disso, Kylo Ren, treinado para andar sobre os dois lados da força e nunca sucumbir ao bem ou ao mal idealizando os princípios de seu avô. Kylo será então a representação de uma nova categoria que vai além dos Jedi e dos Sith.

Com a eliminação dos Jedi e dos Sith, e com a origem da Primeira Ordem, Luke decide permanecer por debaixo dos panos para que sua imagem na Galáxia não seja comprometida. 30 anos se passa e Kylo então é incumbido de encontrar o único, e último, sabre de luz restante para encerrar de vez esta história e evitar que a Força volte a despertar. No outro lado da Galáxia, Leia ainda acredita que seu irmão é o bem maior e está em algum lugar reabastecendo sua Força. Para ela uma missão visando encontrá-lo é a única esperança para que a Galáxia volte ao normal.

Aqui acredito que a participação de Luke seja quase que o enorme mistério no filme, desenvolvendo-se nos demais episódios dessa nova trilogia. Se isso acontecer é bem possível que tenhamos o vislumbre de Luke como um herói e a surpresa repentina de que ele, na verdade, é o maior vilão da história que começa a ser construída.

Para o bem o para o mal… Luke é a chave!

Quem é Luke Skywalker? Essa foi a mesma pergunta feita ao J. J. Abrams antes de ele aceitar participar do filme. Luke de fato é o grande mistério, e não me surpreenderia se ele fosse o novo vilão da história. Eu acredito que ele realmente esteja mais para o lado negro da Força e iremos descobrir isso apenas na última hora, ou quem sabe, apenas nos filmes sequentes da trilogia. De fato, faltam menos de 2 meses para a estreia Star Wars VII então façam suas apostas nos comentários!

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

PRÓXIMO ARTIGO

artigos relacionados

Send this to a friend