PUBLICIDADE
Opiniões

Spoiler: O que realmente é?

22 de junho de 2015, POR

O Super Nerd » Opiniões » Spoiler: O que realmente é?

PUBLICIDADE

Vivemos em uma sociedade complicada. Uma das maiores discussões, também mais frequentes, na internet é ocasionada por causa de spoilers. Mas, quando um spoiler deixa de ser spoiler? As reclamações são válidas? Acompanhe uma discussão sobre o tema!

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Fato: Spoiler já faz parte do cotidiano na internet.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Fato: Spoiler já faz parte do cotidiano na internet.

Em um mundo amplamente conectado em que vivemos, instantes depois de algo ser exibido já há dezenas, e até centenas, de postagens abordando sobre o assunto. As séries, geralmente, estão entre os principais motivos de discussões. Mas, tanto os livros quanto os filmes também sofrem com algum tipo de spoiler, uma hora ou outra.

Não é preciso ir muito longe para comprovar isso. As páginas, principalmente no facebook, por vezes acabam gerando diversas discussões em comentários de postagens. Nos últimos dias, por exemplo, Game of Thrones foi objeto problemático em questão – você deve ter visto alguma discussão ou, até mesmo, participado de uma que eu sei.

Algumas reclamações do público que está na internet são válidas, outras nem tanto. O simples fato de estar na internet significa estar vulnerável para receber spoilers, é uma consequência da alta velocidade de comunicação e as pessoas, infelizmente, precisam se acostumar com isso antes de saírem reclamando por toda parte.

Atualmente, fugir de spoiler é impossível e estamos dependentes do bom senso de quem divulga as informações. O fato é que grande parte das pessoas não sabe até quando uma informação é um spoiler crítico e em que momento ela deixa de ser. Há uma tênue diferença entre uma revelação bombástica e uma simples divulgação de informação. Você vai entender agora!

O que é um Spoiler?

Um spoiler geralmente representa uma revelação sobre determinada reviravolta, plot twist ou um evento potencialmente importante para a trama. Dado isso, contar sobre morte de personagens inesperados ou desfechos surpreendentes são spoilers de nível alerta vermelho.

Porém, nem todo spoiler é realmente ameaçador, principalmente em séries. Quem acompanha uma temporada, semana a semana, percebe que algumas coisas caminham para determinado fim. Assim, quando acaba acontecendo algo que não é surpreendente e que a série já vinha “esquentando” ao longo dos episódios para tal, não é um spoiler mas apenas uma informação conclusiva.

É com isso que muitas pessoas erram no momento de divulgar um spoiler. Um exemplo para entender melhor: expor que Ultron abala os Vingadores mas é derrotado por Visão, é uma consequência da trama do filme, algo praticamente já esperado; entretanto, expor a morte de Mercúrio é um spoiler de nível alerta vermelho, afinal ninguém esperava por essa.

Ou indo para o mais clássico: expor que Luke Skywalker vence Darth Vader e derrota o império é uma consequência plausível da trama; já expor que Luke e Léia são irmãos e Darth Vader é pai dos dois, para época, seria um spoiler nível alerta vermelho. Esse último tipo de spoiler sempre estraga toda e qualquer experiência em assistir.

Este, aliás, é um dos principais motivos pelos quais Game of Thrones é sempre o maior alvo das discussões, pois as mortes inesperadas de protagonistas são sempre divulgadas. Nesse caso, não há mesmo como deixar de reclamar com quem divulgou a informação, desde que você também não demore demais para ver um episódio – 2 dias é o suficiente para arranjar um tempinho, se você ama a série.

#1 Spoilers Sacanas

Os spoilers sacanas são os piores, nível alerta vermelho, fazem questão de revelar exatamente aquele momento crucial e inesperado por todos em determinada trama. Quando isso acontece, realmente há motivos de sobra para reclamar somente se: ainda não se passaram 2 dias para séries, 5 dias para filmes e 10 dias para livros.

#2 Spoilers Naturais

Os spoilers naturais são consequências da trama, nível básico, a revelação não é bombástica e não necessariamente estraga a experiência da trama. De qualquer forma, não são informações cruciais e, geralmente, são mais expostos em trailers e em notícias. Não há uma reclamação válida para esses spoilers, mesmo que você se sinta prejudicado, nada realmente foi revelado.

Existe limite de tempo para Spoiler?

Na internet tudo acontece de forma muito rápida. O fato é que se uma pessoa realmente está interessada, ela provavelmente vai acompanhar o máximo que ela queira. Se você não puder assistir um filme, uma série ou ler um livro na mesma hora em que foi lançado, provavelmente você não vai demorar muito para fazer.

Seria respeitoso se as pessoas só divulgassem os spoilers de nível alerta vermelho após 2 dias para séries, 5 dias para filmes e 10 dias para livros. Entretanto, reclamar de spoilers que revelam informações de coisas com mais de meses, é perder o total direito de reclamação – já vi pessoas reclamarem de spoilers sobre clássicos como Star Wars, em pleno 2015.

Como fugir de Spoiler?

Simples, não entre na internet e não fale com ninguém até que você veja o que precisa ver sem antes levar um spoiler – brincadeira – apesar da piada do Sensacionalista veja aqui infelizmente, se você não quer spoiler de algo que você ama e acompanha, não aparecer é a melhor solução.

Mas, é complicado se isolar, não é mesmo? Entretanto, você não pode sair caçando spoilers por ai, só pra saber pois está com a curiosidade a mil e depois sair insultando nos comentários. Grande parte dos spoilers que você vê, você procurou, seja clicando em um link, ampliando uma foto, parando para ler, etc.

Porém, por vezes, você nem ao menos está procurando spoilers até que se depara com um nível alerta vermelho na sossegada timeline do seu facebook. Já entrar no twitter, é o mesmo que pedir para ler spoilers mesmo sem querer. Viu um potencial spoiler? Descer correndo a barra de rolagem e fingir que não viu é a melhor solução.

De qualquer forma, o Google está pensando em uma solução. Encontra-se em desenvolvimento uma ferramenta que será capaz de borrar, direto do seu navegador Chrome, qualquer informação sobre spoiler que aparecer em determinada página. Uma solução radical, não? Mas, eficiente para aqueles que realmente temem spoiler.

O que eu faço?

Quando realmente gosto de alguma coisa e quero ter a melhor experiência possível com ela, não vejo trailers, não vejo notícias, não vejo nada, automaticamente acabo nem notando spoilers nas timelines das redes sociais. Entretanto, spoiler não me atrapalha e sempre admito minha curiosidade lendo determinada revelação!

E você, como reage aos spoilers? Deixe nos comentários!

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

TAGS
spoilers
O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

PRÓXIMO ARTIGO

artigos relacionados

Send this to a friend