PUBLICIDADE
Opiniões

Humor nos filmes Marvel

11 de maio de 2015, POR

O Super Nerd » Opiniões » Humor nos filmes Marvel

PUBLICIDADE

A Marvel construiu um incrível universo nos cinemas, e cada vez mais notamos as semelhanças entre os seus filmes. Mas, não estariam eles abusando demais do humor? Confira agora uma reflexão sobre esse contexto dentro das produções Marvel nos cinemas.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

A Marvel Studios faz um trabalho excelente nos cinemas, mas já não estaria da hora de dosar um pouco mais o humor?

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

A Marvel Studios faz um trabalho excelente nos cinemas, mas já não estaria da hora de dosar um pouco mais o humor?

Uma declaração recente de Kevin Feige tem rendido muitos comentários. Em uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, Feige, o atual CEO da Marvel Studios, revelou a renovação do seu contrato com o estúdio e ainda, afirmou que o universo Marvel não ganhará um tom mais sombrio e terá sempre humor. Veja a declaração dele sobre isso:

Não há obscuridade no Universo Marvel. Ele disse que todo ano os fãs lhe perguntam o próximo filme será mais sombrio ou pelo menos ficará um pouco. Feige respondeu que, apesar dos trailers darem essa impressão de ter uma desgraça iminente, os filmes não tem essa sensação, e nem terão. Ele esperava que as pessoas já tivessem compreendido isso antes – de que não teremos um mundo sombrio no Universo Marvel. O humor está no DNA da Marvel e eles não pretendem mudar“.

O marketing da Marvel

Se tem uma coisa que a Marvel sabe fazer é marketing, chega a ser exaustivo como já vimos em outro artigo que você pode ver clicando aqui. Entretanto, uma coisa que, as vezes, decepciona é que nem sempre o que vimos de fato é apresentado no filme.

Feige acaba de constatar isso, os trailers sempre dão uma impressão diferente do que os filmes realmente são. Talvez isso incomode um pouco, sempre esperamos um vilão ameaçador, destruição em massa eminente, mas o que temos é apenas uma história sempre pipoca trabalhando bem apenas alguns personagens.

Humor é um problema?

Vou ser sincero em dizer que um tom sombrio, definitivamente, não combina com a Marvel. A Marvel não é repleta de escuridão, sempre foi assim e é melhor que continue. Entretanto, o que há falta em todos os filmes é a inexistência de uma seriedade que fica apenas por conta, escassa, do Capitão América na equipe – tanto que os filmes dele, são os mais contextuais.

O problema não chega a ser humor, em filmes como Guardiões da Galáxia e Homem-Formiga como deixar o humor de lado? Nesse caso, o humor funciona, flui bem, é divertido e precisa ser usado sempre. Mas, em outros filmes, a partir do momento que todos vilões começam a ser levados ao ridículo e não há a dosagem entre o que é sério e o que é brincadeira, as coisas complicam.

Por várias vezes, Vingadores: A Era de Ultron exagerou tanto nas piadas que muitas foram ignoradas pela maioria do público e outras completamente exaustivas – como já afirmei em minha crítica. É necessário entender e perceber que para apresentar acontecimentos bem trabalhados, e contextuais, é preciso um pouco mais de seriedade.

Não estou pedindo realismo, nesse caso, é outro ponto que a Marvel faz muito bem em deixar de lado e se diferenciar nos cinemas. Longe disso, o que peço é um relacionamento entre os meros mortais e os Vingadores em harmonia com o que eles tentam passar em suas histórias nos cinemas.

Ao mesmo tempo em que apresentam uma ameaça iminente, o possível abalo psicológico dos Vingadores e um vilão ameaçador. Sempre mostram uma ameaça tranquila até demais, os Vingadores sempre se recuperando de qualquer “baque” com uma piadinha e um vilão caricato o suficiente para nem se quer ser odiado ou ser amedrontador, ou seja, um bobo da corte.

Tudo isso não funciona porque não sabem administrar o tempo da comédia, sendo que não é um filme do gênero comédia. É difícil para muitos fãs da Marvel admitirem – menos para eu, que sou sincero – que Vingadores: A Era de Ultron exagerou tanto o humor no cinema, que ninguém sequer percebeu o “caos” e as questões que isso precisaria levantar nos personagens. Coisa que vemos ser superficialmente.

Dado o fato que a Marvel tem um universo compartilhado – onde tem trabalhado muito bem por sinal – e está caminhando para uma Guerra Civil, surgem alguns receios do que possa estar por vir. Toda a criação de contexto para justificar uma lei de registro de heróis ficou por conta da Guerra Civil, e acha que os diretores e roteiristas do longa terão espaço para justificar tudo isso?

Provavelmente não… Precisarão criar algo mais simples ainda, provavelmente um acontecimento no próprio filme, que justifique rapidamente a criação da lei – como foi apresentado no roteiro vazado. E, ainda, por exigência de Feige precisaram implantar um humor açucarado para transformar o filme mais palpável para crianças.

Se estamos caminhando para isso, sinceramente, fico com medo de como transformarão Thanos. E paira sobre meus pensamentos aquela imagem de um Thanos gigante, dando voltas em circulo, tentando pegar cada um dos Vingadores, que brincam com ele, até que finalmente ele fica tonto e desmaia. Fim.

O que dá esperança é que Vingadores: Guerras Infinitas será roteirizado por Christopher MarkusStephen McFeely, os mesmos escritores de Capitão América, e adeus a Joss Whedon no comando do longa.

O humor da Marvel é interessante, não partir para um lado sombrio e realista é excelente, entretanto, abusar desse recurso não torna possível a construção de boas histórias e muito menos a construção de bons vilões. Ultron foi um personagem interessante, a imagem de Tony Stark deturpada, mas é um vilão? Fica aqui esta reflexão.

Eu sou nerd, adoro os filmes da Marvel como fã, acho o humor necessário e quase que vital em certos filmes, mas o que eu quero mesmo é história condizente com o que tenta a ser apresentado. Nesse caso, o humor é um problema. Libera um pouco mais de seriedade nos filmes Feige!

E você? Acha que a Marvel deve dar uma sutil pausa no humor?

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

ARTIGO ANTERIOR

PRÓXIMO ARTIGO

artigos relacionados

Send this to a friend