PUBLICIDADE
Cinema

Uma Aventura Lego, Crítica

18 de maio de 2015, POR

O Super Nerd » Cinema » Uma Aventura Lego, Crítica

PUBLICIDADE

Uma Aventura Lego teve sua estréia em 7 de fevereiro de 2014, custou cerca de 60 milhões de dólares e conseguir arrecadar 468 milhões de dólares ao redor do mundo. É uma animação que sabe brilhar mas, ao mesmo tempo, perde todo o seu brilho durante seu desfecho.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Uma Aventura Lego é uma animação diferente do tradicional.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Uma Aventura Lego é uma animação diferente do tradicional.

“Tudo é incrível” é a sensação que Uma Aventura Lego tenta transmitir ao espectador. Em uma animação completamente diferente do convencional toda formatada no visual “Lego de ser”, Uma Aventura Lego apresenta algo a mais do que uma simples história clichê, mas principalmente transmite várias mensagens indiretas a todos.

A animação é sempre frenética, tudo acontece rápido, e você vai parar direto em uma história já em andamento. Até que conhecemos Emmet, o protagonista da animação, um personagem pacato, sincero, recluso, e totalmente alienado pela regras da sociedade.

Em uma cidade pacata, existe um extenso mercado em potencial para manipular cidadãos e, ainda, um presidente chamado Negócios que visa a organização perfeccionista das coisas. Phil Lord e Christopher Miller deixam bem claro, ao apresentar a cidade de Emmit, que há uma sociedade alienada por questões politicas e sociais – uma crítica direta a sociedade que vivemos.

O espectador vai perceber que Emmit é o típico cidadão que respeita todas as regras e instruções, segue todas as “modinhas” para se encaixar e repete exaustivamente o hit “Tudo é incrível” feito para fazer as pessoas acreditarem que tudo é incrível, mesmo não sendo.

Uma grande crítica a sociedade consumista é explorada ao começo do filme, e você vai se identificar com Emmit, afinal você também, mesmo não querendo, procura se encaixar dentro da sociedade. E ao longo do filme, é exposto claramente a necessidade de “quebrar” as regras, fazer a diferença e deixar de seguir as instruções para conquistar sua própria identidade.

Uma Aventura Lego acerta em cheio em sua produção detalhista e minimalista em transformar tudo e qualquer coisa em “peças” de Lego. Os efeitos de fumaça, as nuvens, as ondas, os cenários, exatamente tudo é “feito” de Lego. Lord e Miller criaram um visual deslumbrante e completamente inovador para uma animação.

Além disso, os diretores fazem questão de manter as características da mecânica Lego durante toda a cena. Apesar dos personagens não se movimentarem por completo – diferente de como acontece nos Jogos Lego, por exemplo, com dobras no joelho, no braço, etc – o timing é bem executado e não há como não se afeiçoar por este estilo diferente de animação.

O humor também é um dos pontos mais alto no filme. Com piadas na hora certa, e grandes sacadas como fazer piada da própria produção, Uma Aventura Lego constrói um senso de humor inteligente e bem saturado para um filme de criança capaz de encantar até mesmo adultos.

Uma Aventura Lego também conta com uma série de participações icônicas como alguns personagens da DC, outros do universo Star Wars e personagens clássicos do mundo do entretenimento e do próprio “mundo real”. Cada um do seu jeito único e repletos de sátiras a eles mesmos.

A trilha sonora é outro aspecto que faz a diferença, trabalha bem e na hora certa, “Tudo é incrível” é, aliás, a melhor canção chiclete presente no filme. Entretanto, nem tudo é um mar de rosas, a parte mais decepcionante fica em torno do seu desfecho.

Uma Aventura Lego apresenta algo completamente inesperado ao final e quebra, em parte, toda a magia que havia sido criada durante toda a animação. Após assistir ao filme, você vai perceber claramente a mensagem de que sempre será necessário que haja alguém controlando os brinquedos para que o mundo de fantasia ganhe vida.

Em uma tentativa de fazer a diferença e mostrar que é preciso brincar livremente, apresentando um pai e um filho manipulando os brinquedos em uma tentativa de reforçar que todo mundo precisa se divertir com brinquedos Lego – talvez, uma jogada de marketing subliminar?! – o enredo perde força.

O fato é que, a mesma história que ia caminhando bem, perde todo o sentido com inclusão desnecessária dos humanos como responsáveis diretos pela história estar acontecendo. Diferente de Toy Story, por exemplo, onde os brinquedos ganham vida criando sua própria história em meio aos humanos, Uma Aventura Lego não existe sem os humanos. Um pouco frustante.

A sensação que fica é a mesma como se você estivesse vislumbrando um delicioso e saboroso pedaço de pizza, mas então descobre que era apenas um enfeite de plástico na vitrine. Talvez, essa parte do filme poderia ter sido descartada, não era preciso dos humanos, havia outras formas de incluir elementos como a “Kluca” – uma cola estilo cianoacrilato – e outros objetos humanos.

Do mais, Uma Aventura Lego é um filme que merece ser assistido, não apenas por crianças e por adultos também, independente do estilo de filme que seja de sua preferencia. O fundamental é que você ficará admirado com o visual e garantirá boas gargalhadas.

Uma Aventura Lego, Crítica
4.7
Sending
User Review
0 (0 votes)

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

artigos relacionados

Send this to a friend