PUBLICIDADE
Cinema

Por que há tanto “ódio” por Batman vs Superman?

25 de janeiro de 2016, POR

O Super Nerd » Cinema » Por que há tanto “ódio” por Batman vs Superman?

PUBLICIDADE

Batman vs Superman: A Origem da Justiça será lançado em menos de dois meses, finalmente após longos três anos de espera desde que o filme fora anunciado. Ainda sim, as incessantes críticas sobre um filme, cujo conteúdo é apenas sugestionado, vem tomando conta da internet, beirando ao ódio e repúdio completo a qualquer material novo apresentado sobre o filme. Nunca antes vi tanta crítica a um filme tal como agora. O que vem acontecendo com a atual sociedade moldada pela internet?

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Batman vs Superman vem sofrendo um preconceito por ser Batman vs Superman, por ser da DC e por poder ser um filme de super-herói a superar todos os outros.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Batman vs Superman vem sofrendo um preconceito por ser Batman vs Superman, por ser da DC e por poder ser um filme de super-herói com potencial de superar todos os outros.

Três dos maiores heróis das histórias em quadrinhos vão se encontrar pela primeira vez nas telas dos cinemas: Batman, Superman e Mulher Maravilha, em um único filme, sem contar as pequenas participações e referências a outros heróis. Independente do quão fã você é de qualquer editora, qualquer estilo de quadrinho, qualquer estilo de história, não há como negar que esse é um encontro que, por si só, já cria uma marca no cinema – tal como a reunião dos Vingadores foi um marco inédito. Para qualquer fã de super-heróis, não há como não ficar feliz com a ideia desse filme, a não ser que você odeie muito alguns dos heróis ou “pague” de hater na internet só para mostrar o seu amor pela concorrência.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça precisa ser o maior acerto da Warner com a DC Films, do contrário todo o universo que eles estão prestes a criar vai por água abaixo. Porém, também ainda é cedo para prever o desmoronamento ou a ascenção do Universo DC nos cinemas. Tudo que nos resta por agora é esperar o lançamento do filme e desejar que as 2 horas e 40 minutos de duração sejam utilizadas com maestria, dosagem certa e sabedoria. Só de o filme se levar a sério, projetando o realismo como já expliquei em outro artigo só sobre realismo é um grande avanço em relação ao outros filmes do mesmo gênero de super-heróis. Serei sincero, temo pelo estilo de direção de Zack Snyder, ele é famoso por criar várias sequências lentas… ótimas para serem apreciadas visualmente, mas fáceis de entendiar por não acontecer muita coisa em tela. Ainda sim, é cedo para julgar.

O maior problema, que vem acontecendo ao longo de todo o período – desde Julho de 2013 – que o filme está perambulando através da mídia, são as críticas sem embasamento que o longa metragem vem sofrendo mesmo antes de sua estréia. Ao que parece, qualquer informação escrita ou visual sobre Batman vs Superman é pré-julgada instantaneamente, embora existam aqueles que lutam para defender o filme e que acabam sendo vistos como fanboys. “Lex Luthor que parece o Coringa; Uso de humor entre os heróis; CGI horrível e mal elaborado; Tartaruga Ninja monstro; Batman com armas; Trailer cheio de spoilers; Briga entre heróis desnecessária; Sem espaço para a Mulher-Maravilha; E outras ideias absurdas para serem opinadas, pelo menos por hora”, uma série de críticas que soam completamente fora da realidade para quem nem ao menos chegou a ver o filme completo.

É possível criticar um filme antes dele ter estreado? Sim, é possível! Quando há uma série de filmes, do mesmo estúdio, que apresentam a mesma temática e visam uma continuidade, é possível criticar o que é divulgado, afinal já existe uma base para fomentar o que se esperar de determinado filme. Porém, até o momento, a DC não se provou nos cinemas, não definiu seu tom, não mostrou o seu padrão, nem ao menos apresentou seu planos por trás de cada filme. Somente com um lançamento, o “polêmico” Homem de Aço, o estúdio já vem recebendo críticas como se o público tentasse se convencer de que Batman vs Superman precisa ser ruim e não pode de forma alguma funcionar – talvez por medo?

Chega ao ponto das artes conceituais e inclusive as imagens oficiais, não apenas de Batman vs Superman mas também de Esquadrão Suicida, serem totalmente repudiadas pelo público online. É como se estivéssemos vivendo um momento onde todos são especialistas sobre cinema, arte, design, conceitos e críticos de trailers. Escrever na internet, independente do que você esteja prestes a dizer, anda soando como o detentor absoluto do que é bom do que é ruim sem a experimentação e o pior… sem argumentos para fomentar as ideias e tornar a opinião produtiva de alguma forma. Algo que vem transcendendo a linha tênue que separa a razão do ódio, criando assim infinitos haters e fanboys para todo lado – sendo estes, inclusive, alimentados por páginas nas redes sociais.

Eu, por exemplo, chego a criticar bastante qualquer material que seja vinculado a área do entretenimento quando – baseado em meus conhecimentos de anos de atividade na área do design, produção, marketing e comunicação – o material não soa bem o suficiente em relação ao que ele precisava ser. E na maioria dos casos, o que ele precisava ser é baseado no contraponto entre a realidade que vivemos e como as ações que ocorrem nos filmes seriam refletidas se estivessem dentro dessa realidade. Por isso eu sou capaz de chegar e dizer, com todo respeito: Capitão América: Guerra Civil será tão bom quanto Soldado Invernal, mas a presença do Bucky no filme assim como as conclusões de arco da trilogia do Capitão América podem tirar o clima e o cuidado necessário com a Guerra Civil, transformando uma luta dos direitos de heróis que se sacrificam pela humanidade em uma luta dos direitos do meu amigo que está sendo caçado.

Em suma, Batman vs Superman tem potencial para ser um ótimo filme que irá explodir cabeças, tem potencial para ser um filme mediado e tem potencial decepcionar grande parte do público. Todo filme pode ser bom ou ruim até ele ser assistido. Os cartazes, as imagens, as artes conceituais, os trailers, todos esses materiais vão mostrando um pouquinho do filme e mostrando se o caminho que será seguido tende a ser bom ou não. Até agora, tudo que foi apresentado, é possível perceber o quanto o filme pode estar preparando o melhor material que já existiu da DC nos cinemas. O que há para ser realmente criticado? Nada! Tudo que eles vem mostrando tem sido confortável o suficiente para convencer que estamos caminhando para uma boa adaptação dos quadrinhos.

Porém, toda essa sensação que vem sendo transmitida é parecida com a que muitos tiveram, por exemplo, em relação ao material divulgado para Vingadores: A Era de Ultron e que acabou decepcionando várias pessoas em seu resultado final. O mesmo pode acontecer com Batman vs Superman. Mas, ainda sim, há uma galera que insiste em apontar Batman vs Superman como se tivesse o enorme desejo que o filme seja ruim, se convencendo disso. Chego a questionar se quando o filme estrear, mesmo sendo bom, não irá influenciar o público a não aceitar qualquer coisa que a Warner esteja disposta a apresentar. Esse é um tipo de ódio moldado por outros filmes do mesmo gênero, que não ousam se desafiar, apresentam uma fórmula básica para te entreter, mas logo se tornam descartáveis e esquecíveis. Quando isso vai acabar e começaram a ver o potencial de Batman vs Superman para os cinemas?

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

artigos relacionados

Send this to a friend