PUBLICIDADE
Cinema

Batman vs Superman vai flopar?

17 de fevereiro de 2016, POR

O Super Nerd » Cinema » Batman vs Superman vai flopar?

PUBLICIDADE

Flopar ou não flopar, eis a questão!? Estamos cada vez mais estamos perto da estreia de Batman vs Superman e ao longo das últimas semanas muito se discute se o filme vai ou não flopar, então estou aqui agora para esclarecer todas as suas dúvidas. Vem cá ler agora quais são as possibilidades do longa!

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Batman vs Superman é um filme arriscado onde somente com a sua estreia será possível obter respostas.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Batman vs Superman é um filme arriscado onde somente com a sua estreia será possível obter respostas.

Recentemente uma declaração realizada no site HITFIX – que você pode ver em vídeo, clicando aqui (inglês) – surpreendeu parte da internet quando Drew McWeeny, crítico de cinema que teve acesso ao longa, afirmou que a Warner Bros, após sessões testes, está com medo das reações do público ao filme que não foram nada promissoras. Por outro lado, o site Batman-On-Film, afirma a preocupação está mais voltada para o grande público que, acostumados com a nova leva de filmes da Marvel, podem não se adaptar bem ao material mais pesado e a história detalhada presente no longa.

Em meio a tantas especulações, há quem defenda e há quem ataque o filme. Aqui, nesse artigo, vou passar a vocês um parecer de forma racional do que deve ser considerado acima de tudo quando se trata do longa-metragem. Batman vs Superman: A Origem da Justiça é o filme que dará o ponta pé inicial do Universo DC nos Cinemas. Caso o filme não venha a funcionar como planejado, tudo que já vem sendo elaborado por Zack Snyder e sua esposa, Deborah Snyder, na construção desse novo universo será redesenhado. O que pode não ser uma boa notícias para os nerds.

É possível a reação do público não ser boa o suficiente?

Sim, é perfeitamente possível! Ao longo dos últimos anos não apenas o mundo nerd, mas o mundo inteiro que se sente mais conectado ao cinema, foi bombardeado uma nova leva de filmes de super-heróis, que foram capazes de levar grandes ícones nerds ás alturas. A maior responsável por essa ascensão do “gênero” de super-heróis nos cinemas é a Marvel, Disney. Já irá fazer 8 anos que a Marvel vem trabalhando seu universo compartilhado nos cinemas e se popularizando entre todos, principalmente entre o grande público.

Com isso, também não há como negar, que o nome Marvel cresceu bastante no mercado e a simples presença do seu nome fazem as coisas se tornarem melhores. Isso é um processo natural do ser humano, se identificar com um selo e pode acontecer em qualquer área. Não é favoritismo, mas apenas fatos. Em um exemplo simplificado, é algo que aconteceu ao longo de anos com a Apple. Steve Jobs criou uma experiência tão fascinante à grande massa da população que a simples maça se sobressaí ao produto final e o mesmo aconteceu com a marca “Marvel”.

Isso faz com que até mesmo derivados de outros estúdios – como Homem-Aranha, X-Men e o próprio filme do Deadpool – ganhem força apenas por contar com o selo Marvel – infelizmente o novo Quarteto Fantástico foi tão ruim em ser sobre heróis, que nem o selo Marvel salvou. Então é perfeitamente natural que o grande público, aquele massivo em bilheterias, esteja completamente acostumado com o formato que a Marvel Studios visa apresentar nos cinemas: histórias leves, simples, diretas e com aquela pegada mais pipoca.

Tantos anos de filmes parecidos resultam em uma mudança de percepção do público e Batman vs Superman nasce apresentando um caminho totalmente diferente do material que já foi construído pela Marvel. Se a DC quiser entrar de cabeça nos cinemas, ela precisará se comprometer muito. Aí que se encontra o problema. O atual público pode não estar mais preparado para o que a Warner quer mostrar e isso pode influenciar, e já vem influenciando mesmo antes da estreia, a percepção do público em relação a Batman vs Superman, fazendo que a sua reação não seja tão fenomenal quanto era esperado. E Snyder pode não ter sido uma escolha tão boa assim para começar esse universo, como vamos entender adiante.

Os dois maiores problemas de Batman vs Superman são…

O ritmo de desenvolvimento do longa e a duração do longa! Imagine uma série de pessoas já acostumadas com filmes rápidos, com ritmos constantes de acontecimentos e com uma duração razoável que não chegar dar aquele suor e desespero na cadeira do cinema. Em suma, filmes tranquilos, equilibrados, pipocas e com a duração certa. Será que tal série de pessoas estaria preparada para uma obra que seja intensa em todos os sentidos? Sim e não ao mesmo tempo! Vou explicar.

O “sim” equivale a experiência que o filme proporciona. Batman vs Superman pode ser um filme longo e com uma proposta mais densa, mas se ele souber como utilizar do tempo em tela para evitar em as pessoas entrem nos “bolsões de tédio” – aqueles momentos em que você só quer adiantar um pouco o filme – então é possível que o grande público se adapte bem a nova proposta da Warner e consiga se relacionar completamente ao filme, fazendo-o funcionar bem se tratando de números em bilheteria. A Marvel conseguiu construir uma experiência equilibrada e fascinante resumida na Fórmula Marvel, a DC precisa fazer o mesmo.

O “não” diz respeito ao histórico, não apenas dos filmes que vem sendo lançado, mas também do próprio filme. Zack Snyder pode ser o maior responsável pela não aceitação de Batman vs Superman. Veja bem, eu gosto do Snyder, ele é um excelente diretor e as tomadas que ele executa são excepcionais. Particularmente, fico vislumbrado com toda a direção visual que os filmes de Snyder adota, ele é o tipo de diretor que sabe mostrar belas cenas em ação. Porém, Snyder tem um problema: sua afeição pelo épico, resultando em uma construção devagar do longa e fazendo que o ritmo de desenvolvimento seja perturbador.

Homem de Aço, por exemplo, foi um bom filme, com uma boa história, mas depois da sequência inicial de Krypton até o momento que as coisas começam de fato acontecer é um esforço continuo aguentar o longa se desenrolar – veja o que achei do filme, clicando aqui. São praticamente 40 minutos de cenas que visam construir uma essência pesada e épica para o filme capaz de enjoar grande parte do público, sendo essa uma das maiores características de Snyder em seus longas. Talvez, por esse motivo, o filme não conseguiu atingir tanto público em bilheteria e o mesmo pode acontecer com Batman vs Superman.

O grande chamariz de Batman vs Superman

Por outro lado, mesmo com essas notáveis dificuldades para se conectar com o público, Batman vs Superman ainda tem o seu grande trunfo: o encontro inédito nos cinemas dos dois maiores heróis ícones da cultura pop, depois de mais de 70 anos. Tal como Star Wars e Star Trek tem uma importância significativa para a cultura nerd ao longo de tantos anos, independente da marca da editora, Batman e Superman são os dois maiores heróis conhecidos em nível mundial, por todas as idades, ao longo de tantos anos. Por isso é bem possível que a DC consiga atingir em maior escala um público mais maduro, de 24 anos para cima.

Apresentar os dois heróis, somados a participação da Mulher-Maravilha e o cameo de outros heróis, também é o que faz de Batman vs Superman forte o suficiente para conseguir levar uma grande quantidade de público para o primeiro final de semana de estreia. Daí em diante, só a experiência durante as 2 horas e 40 minutos que será capaz de mostrar o quão forte o filme é para fazer com que as pessoas continuem indo ver e recomendem o filme para todos seus amigos, principalmente, nas redes sociais.

E a resposta para a grande questão é: ninguém sabe se o filme irá flopar!

Inúmeras matérias falando o quanto o filme pode fracassar, inúmeras matérias falando o quanto o filme pode dar certo, inúmeras matérias tentando prever a bilheteria do filme, inúmeras e inúmeras pessoas tentando imaginar qual será o resultado do filme. Mas, a verdade, é que ninguém sabe quais serão os resultados do longa e é justamente por isso que a Warner está tão preocupada e receosa. São puras especulações e a única coisa que posso afirmar para vocês é, em minhas palavras:

Batman vs Superman é um grande título de 2016, com um excelente potencial para atrair o público na primeira semana. Se o ritmo do longa não estiver bem desenvolvido para fazer o espectador se manter atento e interessado durante os 160 minutos de filme, então depois da primeira semana o filme vai perder força em bilheteria e isso é inegável. Se Snyder abriu mão das suas principais características como diretor, em prol de construir um filme que seja completamente envolvente e digerível, então o filme vai manter a força e se provar uma das maiores bilheterias do ano.

Simples assim!

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

artigos relacionados

Send this to a friend