PUBLICIDADE
Livros e HQS

Tali recomenda: Ciclo da Herança

5 de setembro de 2017, POR

O Super Nerd » Livros e HQS » Tali recomenda: Ciclo da Herança

PUBLICIDADE

A recomendação desta vez vem para todos os amantes de livros e histórias de fantasia com tom medieval e místico. Sem faltar é claro: magia, raças mitológicas de criaturas, cavaleiros, reinos, reis loucos, resistência, dragões, exércitos, línguas e mitologia própria, um lindo mapa de onde a ação acontece, e claro, uma ótima aventura. Estou falando da saga de Eragon. Vem cá conferir porque você não pode deixar de lado as histórias de Ciclo da Herança.

Ciclo da Herança é uma saga composta por 4 livros – escritos por Christopher Paolini – que seguem as aventuras e a jornada de Eragon junto a seu dragão Saphira por toda a Alagaesia. Christopher começou a escrever Eragon – primeiro livro da saga – quando tinha apenas 15 anos de idade. Com 17 anos o livro estava pronto, sendo publicado em 2002 atingindo 10 milhões de cópias mundialmente. Com esse feito conseguiu entrar na lista de livros mais vendidos para crianças do New York Times, permanecendo lá por 121 semanas.

É notável a dedicação com que a saga foi realizada. Mesmo para um mero adolescente, Paolini não só construiu toda a mitologia, mas também teve o cuidado de acrescentar um mapa de toda Alagaesia, assim como um guia de pronuncia e um glossário para a línguas antigas do universo que havia acabado de criar: a língua dos Urgal, a língua dos anões e dos nômades.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Alagaesia-mapa

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Mapa de Alegaesia encontrado nas primeiras páginas de todos os livros da saga.

Eragon começa contando a história de um garoto que mora em uma fazenda em Carvahall. Em uma de suas caçadas, perto da cordilheira de montanhas – chamadas de Espinha, encontra uma pedra polida de cor azul. Mais tarde descobre que esta pedra na verdade é um ovo de dragão. Ao eclodir e Eragon tocar no dragão pela primeira vez, uma cicatriz surge em sua mão e sua mente, tal como alma, é ligada a do dragão, podendo assim, se comunicar com ele. O garoto lhe dá o nome de Saphira e começa a criá-la de maneira secreta.

O segredo, é claro, não durou por muito tempo. Eventualmente, o malvado Rei Galbatorix descobre a localização em que o ovo foi encontrado por Eragon e envia a sua criatura de confiança Ra’zac para roubá-lo de volta. Quando Ra’zac chega ao vilarejo, Saphira havia levado Eragon à Espinha, montado nela pela primeira vez, fugindo assim do confronto. Após o evento os dois se veem forçados a fugirem para protegerem as suas vidas e a daqueles que moram em seu vilarejo. Com ajuda do contador de histórias Brom, os três partem em busca da ajuda dos Varden, povo que se rebelou contra o Rei e deseja a sua queda.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Galbatorix

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Fanart feita por Ticcy do Rei Galbatorix e seu dragão Shruikan.

Com esse breve resumo já é possível sentir um pouco do potencial de Ciclo da Herança. A saga tem tudo que um nerd precisa. Mas, para convencer vocês de vez sobre o quão incrível a saga é, vou explicar brevemente a respeito da sua mitologia e enfatizar as melhores coisas sobre ela. MAS, não se preocupe, tudo SEM SPOILERS. Então aproveitem e só vem nerds!

Os livros contam com incríveis lutas entre dragões e exércitos de diferentes raças. Além de lindas e emocionantes cenas entre Eragon e Saphira – narradas de tal forma que você chega a sentir os fortes ventos como se estivesse montado em Saphira junto de Eragon. Os dragões nesta mitologia apresentam consciência própria e até se dizem inúmeras vezes mais desenvolvidos do que os humanos ou os elfos. Mas, ainda assim, respeitam os seus instintos básicos de sobrevivência e caça. Reconhecem sua magnitude e capacidade, tanto física quanto mental, apresentando certa arrogância com quaisquer outros seres que não os seus cavaleiros, com os quais estão conectados, mas também compaixão e compreensão com aqueles que a merecem.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

saphira

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Fanart feita por Ticcy mostrando sketches de Saphira em seus primeiros meses de vida.

A magia é cuidadosamente tratada neste universo. Todo cavaleiro de dragão estuda a magia, sua energia e a língua antiga. Portanto, é também um mago. Esta magia somente é acessível através da pronuncia da língua antiga, a qual possui somente o nome verdadeiro de tudo que existe – o nome original – se tornando assim a própria coisa. Valendo para tudo: elementos, criaturas e até pessoas.

Se um mago descobre seu nome na língua antiga, ele tem total poder sobre você. Pois tudo que ele lhe mandar fazer, a magia será capaz de agir sobre você, deixando-o sem escolha a não ser obedecê-lo. Por este motivo a pronuncia de palavras, principalmente frases, na língua antiga é extremamente perigoso. Uma palavra mal falada ou colocada de forma errada em qualquer frase pode causar um efeito contrário e/ou inesperado da magia. A energia para tais palavras se tornarem verdade vem de quem a pronuncia, portanto, se o mago ou cavaleiro a pronuncia de maneira ininterrupta ela suga toda a sua energia até que a mesma acabe e o mago morra, encerrando assim a magia.

Toda essa construção mágica na saga, nos leva a uma das melhores batalhas que acontecem em toda a trama, são as “batalhas mentais” entre magos, cavaleiros e dragões. Mas, é em uma das melhores batalhas de todas que fica evidente o quão bom isso é. Mas, essa, fica a ser descoberta por você leitor lendo os livros Então, se quiserem saber mais LEIAM! Vale muito a pena, ou melhor, não tem pena nenhuma… só vantagens.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

eragon-and-saphira

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Fanart feita por Ticcy de Eragon montado em Saphira com a sua primeira cela.

Desde o começo, o Ciclo da Herança dá pistas de que, todos os acontecimentos da saga, culminam em Eragon e Saphira enfrentando o malvado Rei Galbatorix e seu dragão Shruikan. Porém ao longo de sua jornada nossos amados protagonistas encontram personagens dignos de se mencionar, pois, se tem uma coisa que Paolini soube fazer MUITO bem nesta saga foi desenvolver os seus personagens.

Então durante toda a história nos apaixonamos perdidamente por Arya, a elfa; queremos ouvir todas as histórias de Brom; amamos, odiamos e amamos Murtagh; viramos súditos de Ajihad e Nasuada; rimos bastante – as vezes de engraçado as vezes de nervoso – da herbolária Ângela; não sabemos o que pensar sobre a garota Elva; viramos a família de Orik e nos envolvemos com todos os outros personagens apresentados fazendo da experiencia completa. Tudo isto e eu nem vou falar da incrível cultura que cada parte de Alagaesia possui, trazendo assim um toque de personalidade único para cada povo.

Portanto a conclusão não poderia ser outra. Se você gosta de histórias épicas, marcantes e sagas que te fazem chorar quando acaba porque não sabe mais viver sem elas, esses livros, COM TODA CERTEZA, são para você. Especialmente se você adora histórias como Senhor Dos Anéis ou até mesmo como Game of Thrones – como já falei no artigo sobre as sagas que poderiam substituir GoT nas telinhas. Se você teve aquele seu interesse nerd despertado bem no fundo do seu coração, separei alguns links para ajudar você a tomar a decisão de adquirir imediatamente o Ciclo da Herança e fazer parte desse universo tão saboroso!

Edição completa para Kindle.

Eragon, Livro 1.

Eldest, Livro 2.

Brisingr, Livro 3.

Herança, Livro 4.

E, aliás, como último aviso: não deixe o filme, lançado em 2006, te enganar. Ele não chega nem perto de toda a magnitude e profundidade dos livros! Fiquem com minha despedida na língua antiga e sintam a magia acontecendo.

“Atra Du evarínya ono varda”. Em tradução: que as estrelas zelem pelo seu caminho.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

Tali Beatriz

Tali Beatriz

Apaixonada por todas as formas de arte e entretenimento, amante da mente humana e sua capacidade criativa e cosplay da Mulher Maravilha.

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

ARTIGO ANTERIOR

artigos relacionados

Send this to a friend