PUBLICIDADE
Livros e HQS

O Super Nerd Responde: Como o Homem-Aranha escala paredes com o Uniforme?

10 de novembro de 2015, POR

O Super Nerd » Livros e HQS » O Super Nerd Responde: Como o Homem-Aranha escala paredes com o Uniforme?

PUBLICIDADE

Por vezes, algum leitor sempre traz algumas dúvidas interessantes que, sendo eu o Super Nerd, estou disposto a resolver. O leitor que enviou uma pergunta anônima para o ask do Super Nerd, questionou como o Homem-Aranha seria capaz de escalar paredes quando ele está com o Uniforme. Segundo ele, como seria possível ter o contato entre a pele do Cabeça de Teia e a parede se há o Uniforme para interromper esse processo. A dúvida é interessante, talvez você também tenha ou ainda nem tinha pensado nisso! Então chegou a hora de responder.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Será que, de fato, o Uniforme do Cabeça de Teia bloquearia sua capacidade de aderir em superfícies e, consequentemente, escalar paredes?

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Será que, de fato, o Uniforme do Cabeça de Teia bloquearia sua capacidade de aderir em superfícies e, consequentemente, escalar paredes?

A origem do Homem-Aranha todos sabem. Peter Parker, em certo momento da sua vida, foi picado por uma Aranha Radioativa que propiciou algumas mutações em seu organismo. A partir desse momento, Peter havia conquistado algumas habilidades de uma Aranha como: escalar paredes, super-força, agilidade, pulos altos e o sentido-aranha. Ironicamente, a única habilidade que Peter não conquistou foi “a capacidade de tecer suas próprias teias”, por isso ele necessita dos seus famosos Lançadores de Teia. Como “escalar parede” é uma característica de Peter oriunda justamente da picada de Aranha, vamos entender primeiro como funciona esse processo nas Aranhas.

Como uma Aranha escala paredes?

Em suas patas, as Aranhas possuem milhares de pelos de Queratina que também são conhecidos como Setae. A queratina, aos que desconhecem, é uma proteína secundária e estrutural que possuí uma forma tridimensional. Sendo constituída por aproximadamente 21 aminoácidos, cujo aminoácido principal é sulfurado – ou seja, garante a síntese da Queratina, chamado de Cisteína – na maioria dos casos de uso desse aminoácido ele atua como suplemento.

Por conter uma estrutura tridimensional, a Queratina possuí algumas características especiais como: micro-filamentos com resistência, elasticidade e impermeabilidade à água. O principal objetivo das células com Queratina é proteger o organismo impermeabilizando-o das agressões do meio ambiente. Fonte: Info Escola.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Em algumas Aranhas é possível ver os Setae. A aderência delas em superfícies seria, teoricamente, parecida com a aderência da pele do Aranha.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Em algumas Aranhas é possível ver os Setae. A aderência delas em superfícies seria, teoricamente, parecida com a aderência da pele do Homem-Aranha.

Os setae presente nas Aranhas adquirem as características de proteção e impermeabilização graças a Queratina. Eles possuem um diâmetro equivalente a um décimo do fio de cabelo humano – bem pequeno mesmo – e apresentam centenas de minúsculas terminações. As terminações são responsáveis por causar o deslocamento dos elétrons entre seus átomos e os átomos da superfície. Quando isso acontece é criada uma espécie de atração física também conhecida como “força intermolecular de Van der Waals”. Todo esse processo garante que as Aranhas consigam aderir em qualquer superfície que elas toquem.

Seria possível o Homem-Aranha escalar paredes com o Uniforme?

O Homem-Aranha possuí, nas extremidades de seu corpo, pequenos filamentos parecidos com os setae das Aranhas. São esses filamentos que garantem que ele consiga escalar as paredes ou “grudar em objetos”. Esses filamentos, aliás, foram bem representados no primeiro filme do Homem-Aranha em 2002. Não há um conhecimento se os filamentos são “ativados ou desativados” quando o Homem-Aranha quer, sendo assim vamos partir do pressuposto: uma vez que eles nasceram para sempre estarão lá. Nesse caso, o Homem-Aranha passaria por maus bocados ao utilizar o seu Uniforme ou ao tocar em objetos sem o seu Uniforme.

Como os filamentos fazem o contato entre a sua própria superfície e uma outra, Peter Parker só iria conseguir aderir ao seu próprio uniforme e não a parede ou qualquer outro objeto enquanto estivesse com o Uniforme. Aqui só haveriam duas situações possíveis: ou o Aranha tem filamentos grandes o suficiente para atravessar a espessura do Uniforme, resultando em filamentos muito aparentes quando ele estivesse sem o Uniforme; ou o Aranha foi capaz de criar as extremidades do Uniforme com uma tecnologia que fosse capaz de facilitar que o processo de aderência passasse naturalmente através da roupa, se é que isso fosse possível.

Nenhuma dessas duas questões é desenvolvida nas HQs, pelo menos no material que eu me recorde, então seria impossível que o Homem-Aranha conseguisse escalar paredes com seu Uniforme e eu poderia ir além ao afirmar que, devido os filamentos não se “deligarem”, Peter precisaria constantemente usar luva em seu dia-a-dia, do contrário qualquer objeto que ele tocasse logo iria aderir em suas mãos por exemplo. A não ser que os filamentos na pele de Peter precisem de uma força para conseguirem aderir, mas nesse caso andar pelo teto contra a gravidade seria bem complicado… afinal a força da gravidade seria totalmente contrária a força aplicada.

Uma curiosidade interessante é que, pelas supostas descrições do uniforme do novo Homem Aranha da Marvel Studios, ele terá os dedos das mãos e dos pés expostos em seu uniforme caseiro justamente para facilitar a aderência. Se as descrições forem verdadeiras, então é bem provável que a Marvel Studios, em parceria com a Sony, esteja disposta a explicar como a aderência irá acontecer quando Tom Holland utilizar o Uniforme original e todo coberto.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Conceito de Arte com base nas descrições e rumores do novo Homem-Aranha, da Marvel Studios, realizado por um usuário do DeviantArt.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Conceito de Arte com base nas descrições e rumores do novo Homem-Aranha, da Marvel Studios, realizado por um usuário do DeviantArt.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Conceito de Arte do novo Homem-Aranha, da Marvel Studios, realizado pelo Bosslogic INC.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Conceito de Arte do novo Homem-Aranha, da Marvel Studios, realizado pelo Bosslogic INC.

Então, com a dúvida praticamente resolvida encerramos por aqui! Embora Peter Parker, vulgo Homem-Aranha, seja um personagem da ficção e obviamente o ato de “escalar paredes” seja apenas uma habilidade legal e representativa, é interessante ter essas discussões e reflexões no mundo nerd. Se você sabe de alguma informação legal a acrescentar nessa matéria, deixe nos comentários e vamos agregar ainda mais conhecimento a essa fonte de material. E se você, assim como o tal leitor anônimo, tem alguma dúvida bem interessante sobre todo o mundo nerd mande para mim e estarei aqui para responder!

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

artigos relacionados

Send this to a friend