PUBLICIDADE
Livros e HQS

O dilema das rajadas do Ciclope dos X-Men

6 de outubro de 2015, POR

O Super Nerd » Livros e HQS » O dilema das rajadas do Ciclope dos X-Men

PUBLICIDADE

Por vezes, no Twitter, tenho manias de apresentar algumas reflexões que surgem do nada direto de minha vasta mentalidade nerd. A reflexão do momento foi sobre as conhecidas habilidades do X-Man Scott Summers, também conhecido como Ciclope. Veja os detalhes sobre esse dilema e as conclusões!

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Scott Summers, mais conhecido pelo seu pseudônimo Ciclope, é líder dos X-Men. Ele foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, sua estréia nos quadrinhos foi em Uncanny X-Men #1 (Setembro de 1963).

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Scott Summers, mais conhecido pelo seu pseudônimo Ciclope, é líder dos X-Men. Ele foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, sua estréia nos quadrinhos foi em Uncanny X-Men #1 (Setembro de 1963).

Tudo começou com os tweets acima! E agora é o momento de apresentar todas as soluções e repostas encontradas, não somente aos que também já tiveram tais dúvidas, mas também a todos como forma de acrescentar um pouquinho mais de conhecimento nerd em cada um que se encontra por aqui.

Os poderes mutantes de Ciclope

Ciclope é um dos primeiros X-Men e, alias, o meu mutante favorito. O principal poder mutante concedido ao Scott é a projeção de energia pura a partir de seus olhos, disparadas na cor vermelho-rubi. O conhecimento convencional – aquele que é padrão e declarado ao longo de várias histórias – indica que as rajadas advêm das aberturas interdimensionais dos seus olhos, formando uma grande massa energética, e também sendo abastecidas por nossa energia solar.

Quando elas são liberadas acabam disseminando uma energia poderosa, quente e altamente destrutiva no ápice de seu limite – esse é o momento em que você sai da frente. Os feixes de luz “criados” pelos olhos de Scott são contínuos e a única forma de pará-los é obstruindo a visão com as pálpebras ou ainda por uma barreira de quartzo-rubi – o único material conhecido capaz de conter e refletir as rajadas.

#1 Se as rajadas ópticas param quando ele fecha os olhos, então significa que a pele dele é resistente as rajadas?

Vamos considerar o seguinte: para que exista energia é preciso que também exista um mecanismo capaz de absorvê-la. Partindo desse princípio, e considerando que as rajadas são abastecidas através da energia solar, Scott precisa absorver tal energia de alguma forma. A solução para tanto está em suas células. Enquanto as células humanas são capazes de absorver raios UV, através da melanina, as células mutantes de Scott são preparadas para coletar a energia solar e transferi-las para os seus olhos.

Uma vez que suas células estão preparadas para tais funções, elas não são afetadas pelas rajadas geradas. Esse é um dos motivos pelos quais Scott consegue fechar seus olhos e parar o feixe ótico. Ainda arrisco ir além e apontar que parte do calor solar eliminado junto com as rajadas volta a ser absorvido pelas células de Scott. Obviamente, as células de absorção não estão concentradas em uma única parte de seu corpo, e sim estendidas por toda a sua pele.

É mais do que certo dizer que, caso desejasse, Scott poderia liberar as rajadas direto para as suas mãos e elas teriam as mesmas propriedades da pálpebra, impedindo a passagem da rajada e absorvendo parte dela. Se isso acontece com a energia libera por Scott, é bem provável que ele também seja imune a outras manifestações energéticas com propriedades parecidas – como, por exemplo, as rajadas de seu irmão.

#2 Quando ele está de óculos normais de quartzo-rubi, a rajada existe entre a distância do olho e da lente? Como a rajada não consegue vazar?

Bem, como já foi visto acima, as rajadas são contínuas, por tanto elas de fato existem entre a distância do olho e a lente de quartzo-rubi. Por ser composto de luz, o processo que acontece é o mesmo quando um feixe de luz atinge um espelho, o feixe com energia é refletido e os olhos de Scott ficam “submergidos” por suas rajadas constantes. Quando Scott está com um óculos normal, como aqueles que eu e você podemos usar, a rajada poderia vazar constantemente para fora da lente e não seria uma solução viável.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Em X-Men Origens: Wolverine, o óculos utilizado por Ciclope não funcionaria, permitindo que os raios saíssem pelos cantos da lente.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Em X-Men Origens: Wolverine, o óculos utilizado por Ciclope não funcionaria, permitindo que os raios saíssem pelos cantos da lente.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Na trilogia de Bryan Singer, Scott apresenta contenção em seus óculos normais impedindo a vazão das rajadas, assim como acontece nos quadrinhos.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Na trilogia de Bryan Singer, Scott apresenta contenção em seus óculos normais impedindo a vazão das rajadas, assim como acontece nos quadrinhos.

#3 Qual o limite da rajada?

Um dos meus seguidores no Twitter, Pedro Simões, ainda levantou a seguinte dúvida bem interessante:

Primeiramente, considerando que as rajadas são basicamente feitas de luz e energia, a velocidade de disparo que elas podem atingir é parecida com a velocidade da luz – 299 792 458 m.s. Significando que existe potencial para que os disparos alcancem uma distância infinita. Entretanto há algumas variáveis que acabam interferindo no limite de comprimento da rajada, são elas: o ângulo de abertura do olho, a energia consumida, a energia dissipada e a dispersão da luz. Com base nesse fato, elaborei algumas regras básicas:

Quanto mais aberto o olho estiver, maior será a energia liberada e maior o potencial de alcance;
Quanto mais energia for consumida, mais energia será dissipada;
Quanto mais energia for dissipada, menos serão as reservas energéticas, provocando cansaço;
E, quanto mais distante a rajada estiver, mais ela irá dispersar.

Como não se sabe ao certo quanta energia Scott é capaz de absorver, nem mesmo quanto tempo leva o processo de absorção à transformação da energia, não é possível prever como o cansaço pode influenciar em suas rajadas – embora seja conhecido que nos limites de sua exaustão 20 minutos de descanso bastam para tudo voltar ao normal. Dessa forma, não há outra alternativa a não ser aceitar que o seu limite é desconhecido, embora seja bem provável que, com a dispersão existente, suas rajadas não ultrapassem as barreiras terrestres.

Enfim…

Mais um dilema foi resolvido por aqui! Para encerrar deixo a última reflexão: por quanto tempo será que Scott aguentaria de olhos abertos? Uma vez que, mesmo com óculos, ele está constantemente com seus olhos abertos, ele poderia ficar da mesma forma sem os óculos apenas olhando para o céu eternamente?! Ou será que Scott, enquanto atoa, anda com seus olhos fechados para descansar e nem suspeitamos? Intrigante…

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

  • Com óculos ou sem óculos, com olhos abertos ou fechados, o Ciclope (e nem ninguém) conseguiria ficar apenas olhando para o céu eternamente! kkkkkkkk

artigos relacionados

Send this to a friend