PUBLICIDADE
Livros e HQS

Lançador de Teias: Como funciona?

16 de junho de 2015, POR

O Super Nerd » Livros e HQS » Lançador de Teias: Como funciona?

PUBLICIDADE

Você sabe como Peter Parker lança suas teias como Homem-Aranha? Com um lançador de teias! Saiba agora neste artigo como funciona a mirabolante engenhoca criada por Peter Parker para simular a “teia da vida real”.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Os lançadores de teia são essenciais e vitais para o Homem-Aranha.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Os lançadores de teia são essenciais e vitais para o Homem-Aranha.

Assim que Peter Parker foi picado por uma aranha, percebeu que havia se transformando em uma espécia de aranha humana. Deste momento em diante ele lutaria contra o crime de Nova York, porém, ele notou que não seria nada sem o mais importante: a capacidade de tecer teias.

Organicamente falando, para o Homem-Aranha ter a mesma capacidade da aranha, ele precisaria de possuir glândulas sericígenas que seriam capazes de secretar um tipo de proteína em estado líquido. Quando a proteína entrasse em contato no ar se solidificaria e a partir de então começaria a tecer sua teia. Aqui que está o problema, não seria possível “lançar” ou “atirar” teia.

Dessa forma, como tais características de aranha não foram concedidas a Peter – diferente do que acontece nos primeiros filmes do Aranha, onde em Peter nasce a capacidade de tecer teias em seu pulso, o que cientificamente é ilógico – Peter decidiu usar suas habilidades cientificas e sua mente promissora para encontrar a solução.

Foi quando acabou desenvolvendo um dispositivo chamado: lançador de teias. Tal lançador possui controladores, disparador, bateria e o mais importante um fluído muito similar e bem resistente assim como uma teia de aranha – por este motivo, ele está entre os 15 mais inteligentes dos quadrinhos, veja aqui.

Depois de produzir o fluído, Peter acondiciona ele em pequenos cartuchos que ficam localizados em braceletes, sob o uniforme, nos seus pulsos. Acoplado ao bracelete com cartuchos está o disparador, que é ativado sempre que Parker pressiona um botão localizado na palma de sua mão.

O lançador de teias é extremamente eficiente, e ainda possui um chip-controlador que permite ao Homem-Aranha definir a forma da sua teia. Ao longo dos quadrinhos já foi possível ver a “teia” ser expelida como uma corda firme e resistente, uma rede, um spray para tecer armadilhas, líquido adesivo e pequenas bolas de teia resistentes.

Uma das maiores ironias do Homem-Aranha, Peter Parker, é que o fluído desenvolvido por ele seria capaz de deixá-lo rico, vendendo a patente para uma empresa. Entretanto ao fazer isso, teria como consequências a revelação da sua identidade secreta. Um dilema um tanto complicado, mas a verdade mesmo é que Peter quer ser o grande amigão da vizinhança acima de tudo.

Nos últimos filmes produzidos pela Sony, O Espetacular Homem-Aranha, Peter cria apenas o lançador e adapta uma tecnologia de teia já existente e criada pela OSCORP. Também diferente dos quadrinhos. Assim, até hoje, o Peter realmente nerd e inteligente, nunca foi retratado nos cinemas.

Funcionamento do Lançador de Teia

O Homem-Aranha possuí dois lançadores de teia, um em cada pulso que ficam por baixo das luvas de seu traje. Os mecanismos principais do lançador são projetados a partir de aço inoxidável. Apenas os componentes da turbina para bombear a teia para fora que são feitos com outros materiais, incluindo: bloco de politetrafluoretileno – conhecido como teflon, âmbar e safira artificiais.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Parte principal do lançador de teia com o gatilho, lançador do fluído, compartimento da bateria e bracelete para cartuchos.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Parte principal do lançador de teia com o gatilho, lançador do fluído, compartimento da bateria e bracelete para cartuchos.

A função da turbina é comprimir o fluído de teia e, em seguida, força-lo sob pressão através do orifício disparador e se solidifica com o ar ambiente. Uma vez disparado, a liberação do fluído é contínua até que Peter interrompa o processo, ou até que o “fio de teia” chegue ao seu limite.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Detalhes da turbina disparadora do fluído de teia.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Detalhes da turbina disparadora do fluído de teia.

Para garantir que tenha uma quantidade eficiente de teia, cada pulso conta com um bracelete capaz de armazenar alguns cartuchos e, em algumas histórias, já foi revelado que Peter usa um cinto por baixo do uniforme, também repleto de cartuchos de teia – melhor precaver, do que remediar, ainda sim é comum os cartuchos de Peter acabarem.

Nos cartuchos são armazenados os fluídos do qual a composição química é desconhecida – do contrário, alguém já teria produzido. O que se sabe é que os fluídos são pressurizados a aproximadamente 300 psi – pressão similar a uma locomotiva a vapor. Cada cartucho é perfurado assim que corretamente encaixado em suas posições no bracelete do lançador de teias.

O lançamento do fluído fica por conta de um dispositivo que se estende até o alto da palma da mão de Peter. O disparador é protegido com molas de aço, e para ativá-lo é necessário executar uma pressão de 65 libras sobre ele – sim, quase trinta quilos de pressão.

Como se não bastasse, Peter, claro, é preocupado e pensou em tudo, um dispositivo de segurança foi criado necessitando que seja executado um toque duplo sobre o botão disparador. Somente após isso então a teia finalmente é lançada – ainda bem, do contrário qualquer coisa que Peter segurasse dispararia a teia.

A tração da teia gerada pelo fluído já foi estimada por cerca de 120 libras por milímetro quadrado de sessão transversal – realmente resistente e forte. A extensão máxima da teia pode chegar até 2 quilômetros. E elas começam a se dissolver e dissipar após uma hora.

Seria ótimo se existisse, não!?

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

artigos relacionados

Send this to a friend