PUBLICIDADE
Livros e HQS

A Jornada do Herói: Você conhece?

15 de setembro de 2015, POR

O Super Nerd » Livros e HQS » A Jornada do Herói: Você conhece?

PUBLICIDADE

Muitas obras utilizam um paradigma que vai além dos clichés, a Jornada do Herói atua em auxiliar o espectador a identificar o verdadeiro herói. Será possível perceber todas as ações que fazem do protagonista um verdadeiro herói conseguindo, muitas das vezes, colocar-se no lugar do próprio herói. Saiba mais sobre essa jornada!

Diversos tipos de histórias podem ser sintetizadas em conceitos que generalizem a trama, padronizando-a. Tal fato garante a criação de identificação e afeição do público com a história. A Jornada do Herói, também conhecida como Monomito, representa uma jornada em loop elaborada pelo antropólogo Joseph Campbell. Em seu livro O Herói de Mil Faces, Campbell relatou 12 passos que um protagonista precisa seguir em sua vida para que de fato atue como um herói.

Tais passos não surgiram da imaginação de Campbell no entanto, utilizando a psicanálise e a observação das diversas fases das narrativas humanas – que vão desde Buddha a Cristo – foi possível encontrar verossimilhanças capazes de apontar que a identificação de um herói é associada a padrões. A Jornada do Herói é extremamente utilizada em práticas de storytelling – os marqueteiros de plantão, piram.

Mas, é claro, que tal jornada não se resume apenas aos meios publicitários. Por ser uma narrativa gradativamente apresentada e envolvente ao público, é comum as obras da ficção utilizarem os mesmos passos para tecerem suas tramas. George Lucas utilizou em Star Wars, Christopher Vogler utilizou em Mulan, os irmãos Wachowski utilizaram em Matrix, J. K. Rowling utilizou em Harry Potter e a Pedra Filosofal e por aí vai.

Os 12 estágios da Jornada do Herói

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

O herói precisa se descobrir, se aventurar, se provar e alcançar os seus objetivos!

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

O herói precisa se descobrir, se aventurar, se provar e alcançar os seus objetivos!

#1 Mundo Comum

O enredo trabalha em apresentar o cotidiano normal, repleto de suas facilidade e dificuldades. O universo da história é descrito e apresentado como um lugar extremamente comum a todos que vivem por lá. Nesse momento, o protagonista aparece e ainda é tão comum quanto eu e você. Ele pode desejar ou não mudanças no mundo em que vive, mas procura levar o seu dia a dia da forma mais normal possível com o que tem a seu alcance.

#2 O Chamado à Aventura

Até o momento que uma revelação acontece, transformando o cotidiano apresentado. Geralmente, pode ocorrer duas situações: ou alguma ameaça é apresentada transformando o universo no qual o protagonista vive; ou então acontece a descoberta de um novo mundo completamente diferente do atual. Basicamente, é a parte do enredo que ecoa como uma espécie de chamado para um desafio ou uma aventura que foge completamente das normalidades.

#3 Recusa ao Chamado

Após a descoberta da possível aventura, o protagonista entra em conflito para decidir se enfrenta ou não a nova realidade. É a fase em que há o pé atrás em meio ao desconhecido, seja por medo do que está por vir, ou até mesmo sendo impedido por alguém, ou alguma coisa, de seguir adiante. Embora o protagonista saiba que ele não pode ignorar o chamado, é comum levar um tempo até que uma atitude seja realmente tomada – o que depende do próximo estágio.

#4 Encontro com o Mentor

Em meio as dúvidas do protagonista, eis que de repente alguém aparece, ou até mesmo alguma coisa, que impulsiona o protagonista a resolver suas dúvidas e aceitar os seus desafios. Ou seja, surge uma espécie de mentor na história, que irá fornecer tudo que for útil para que o protagonista sobreviva dentro do novo mundo, auxiliando-o a conquistar todas as forças necessárias para seguir adiante e iniciar sua jornada. É uma espécie de preparação para o que está por vir.

#5 Cruzamento dos Limites

Com todas as forças e a coragem em mãos, o protagonista decide de vez cruzar a barreira que separa o seu mundo do novo mundo descoberto. Ao embarcar em sua aventura não há mais volta. Somos agora de fato apresentados a todos os detalhes e problemas do novo mundo, da mesma forma que fomos apresentados ao universo comum na primeira fase da jornada. Aqui, geralmente, termina o primeiro ato da história e inicia o segundo.

#6 Provações, Aliados e Inimigos

Parte massiva do enredo se concentra nesse estágio. É o momento em que o protagonista será submetido a uma série de desafios em seu caminho. Ele conhecerá novas pessoas, novos ambientes, novos objetos, até mesmo novos seres, e receberá muita ajuda, seja ela direta ou indireta. Nesse processo, o protagonista ainda terá que enfrentar, aos poucos, alguns inimigos e dificuldades que vão aparecendo – os conhecidos sub-chefes – como forma de preparação para o seu objetivo final.

#7 Aproximação do Objetivo

A grande crise da história começa. A protagonista está bem próximo do seu grande objetivo, o seu novo propósito de vida, que foi apresentado logo no início de sua jornada. Agora será que necessário aceitar que é preciso fazer o que é certo, e evitar ao máximo cometer erros para que tudo ocorra bem. A tensão aumenta na trama e várias incertezas começam a ser lançadas sobre o destino do protagonista.

#8 A Grande Provação

Eis que chega o momento. É agora ou nunca. O protagonista irá enfrentar o seu maior medo, que também pode ser o seu pior inimigo, precisando sair dessa vitorioso. Para que tudo isso seja possível e o objetivo seja atingido, será preciso utilizar todas as descobertas sobre o novo mundo que foram adquiridas durante as fases 4, 5 e 6.

#9 Recompensa

Assim que concluí o objetivo, o protagonista começa, de fato, a ser considerado o grande herói da história. Sua façanha é tida como feitos de proporções épicas. Por consequência ele irá conquistar todas as recompensas por enfrentar a maior provação de sua vida, ao menos até que a poeira abaixe. Aqui se encerra o segundo ato, iniciando o terceiro e último.

#10 O Caminho de Volta

Sem um grande objetivo e com suas missões praticamente concluídas, o protagonista, agora herói, pode relaxar neste novo universo e finalmente estar preparado para qualquer novo desafio. É o momento em que todas as pendências da trama começam a ser reapresentadas.

#11 Ressurreição do Herói

Porém algo acontece e o grande vilão aparece, clamando pelo herói. Aqui, é comum que o vilão se apresente ainda mais forte e mais poderoso do que antes, ou que as pendências apresentadas precisem ser imediatamente resolvidas. E, novamente, o herói salva o dia.

#12 Regresso as Origens

Depois de todas as aventuras, finalmente chegou o dia da jornada. Embora o novo mundo seja empolgante, o herói volta a realidade que o cercava no início da história ou se restabelece em um novo mundo transformado por ele. Porém agora o herói já não é mais quem que era antes, ele se tornou maior do que isso, muito mais experiente e pronto para a próxima.

E é assim que mais um herói nasce diante de nós!

Não é tão complicado quando parece! Conhecendo a estrutura, é totalmente possível começar a identificar a Jornada do Herói em várias e várias histórias. Vale ressaltar que os passos descritos e propostos pro Campbell não são uma regra que precisa ser seguida, apenas uma direção. Você provavelmente já deve ter lido muitos livros e assistido muitos filmes que buscam adotar esses passos! Lembra de algum? Deixe nos comentários!

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

TAGS
heróis
O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

artigos relacionados

Send this to a friend