PUBLICIDADE
Opiniões

Por que a Netflix (ainda) não é tão boa assim?

1 de outubro de 2015, POR

O Super Nerd » Opiniões » Por que a Netflix (ainda) não é tão boa assim?

PUBLICIDADE

Calma lá! A Netflix tem os seus méritos, nós assíduos da internet amamos o serviço de streaming com todo nosso coração. Além disso, a Netflix tem aquela maneira especial de fazer com que passemos horas e horas em nossas adoráveis maratonas. Mas… A perfeição é distante e ainda falta muito para o serviço atingir o nível de excelência – pelo menos por aqui no Brasil.

Em um breve resumo, a Netflix foi criada por Marc Randolph e Reed Hastings no ano de 1997, bem próximo do conhecido Vale do Silício, em um processo daquela típica história dos americanos que mudam o mundo. Lá no começo, a proposta da Netflix era operar como uma locadora online que entregava as mídias direto nas casas de seus clientes. Anos depois se transformou no conceito de serviço de streaming que conhecemos. Dessa forma, atualmente, sabemos que a plataforma representa o movimento conhecido como Canal 2.0 – mesmo movimento que enquadra o youtube, por exemplo, onde você escolhe o que assiste.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

A Netflix já conquistou mais de 50 milhões de assinantes espalhados em 40 países!

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

A Netflix já conquistou mais de 50 milhões de assinantes espalhados em 40 países!

Séries, filmes, documentários, o serviço apresenta um acervo consistente e está repleto de títulos. Mas é aqui que os problemas começam… Um dos piores detalhes dentro da Netflix é que pelo menos 80% das obras, disponíveis em catálogo, são ultrapassadas a nível sessão da tarde – não muito diferente dos “canais normais”, como Megapix, dentro da TV por Assinatura. Para um cinéfilo assíduo, louco por novidades, a Netflix chega a ser um desperdício, a não ser em momentos de “feeling nostalgia” para rever as obras tão preciosas do cinema – que, alias, nem sempre estão na Netflix.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Aquele lançamento fresquinho que era para sair nas locadoras, nunca chega tão cedo e, por vezes, nem chega na Netflix.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Aquele lançamento fresquinho que era para sair nas locadoras, nunca chega tão cedo e, por vezes, nem chega na Netflix.

Para ver um lançamento poderoso de fato, ou um filme recém-chegado à locadora, a Netflix passa longe como a melhor solução – dificilmente irá encontrar um Jurassic World tão cedo por lá, o primeiro Vingadores só chegou no último mês. É claro que isso não acontece com a – incrível magnifica adorável – Netflix americana, que encontrou uma alternativa através do serviço DVD.Netflix, onde você pode ter acesso ao aluguel ilimitado dos novos filmes. Porém, a realidade do catalogo convencional – aquele disponível para assinantes fora do ambiente DVD.Netflix – deixa a desejar com suas opções ultrapassadas.

Somando a falta de grandes lançamentos, a rotatividade é outro baita problema. Quando você não está ali em cima acompanhando todo o remanejamento do catálogo, um filme poderá sair sem mais sem menos ou, pior, a temporada da série que você estava admirando pode evaporar da noite para o dia. Isso obviamente não chega a ser uma culpa do serviço, os contratos com as distribuidoras são complicados, porém… Falta um recurso que ao menos sinalize ao assinante, direto na plataforma, que determinada obra irá sair do catálogo em breve – resolveria a vida de muita gente por aí a fora.

Ainda falando em rotatividade, as séries são as que mais sofrem com todo esse processo. Evidente que a Netflix ganha novos assinantes a todo momento, imagine a surpresa quando você encontra aquela série que mexe com as suas sensações, entretanto só as duas últimas temporadas estão disponíveis. Como faz? Bem, todos os sonhos de uma maratona vão por água abaixo. O sistema contratual dos seriados ainda está longe da perfeição, o problema não chega a ser disponibilizar apenas as duas primeiras temporadas, mas sim disponibilizar somente as duas últimas aos novos navegantes, por exemplo.

Em meio a tantos desafios que assolam o serviço em âmbito nacional, há qualidades. A Netflix ainda possui a sua principal e apetitosa vantagem: as obras originais e exclusivas. Desde 2013, o streaming começou a investir em produções de séries e tem conquistado de vez o público – eu mesmo sou o tipo de pessoa que só assina Netflix por causa das séries da Netflix. Da forma como eles realizam um trabalho impecável, não há como negar que esses produtos são a dádiva da marca. Para completar, em breve a empresa dará um mergulho profundo no mundo cinematográfico lançando vários filmes originais – deixando as coisas ainda mais saborosas.

A Netflix tem planos massivos para fazer das suas produções as grandes produções de Hollywood. Com essa intenção já deu para perceber que a proposta deles é se afastar ainda mais do conceito “locadora” no serviço convencional, e transformar o streaming em algo parecido como uma HBO, ou seja, de fato um Canal 2.0 onde você escolhe a sua programação. Mas, até que isso aconteça vai demorar um pouquinho até que fique cada vez mais claro que Netflix não é sinônimo de locadora – a não ser a plataforma derivada DVD.Netflix, é claro.

O fato inegável é que, quem busca pela Netflix para substituir o cinema, ou até mesmo serviços como Telecine ON e NET NOW, ainda tem muitas dificuldades para encontrar os lançamentos e as novidades dentro da plataforma, ausência causada pelas limitações do serviço brasileiro. No fundo é doloroso admitir, mas esse simples fato faz com que o serviço de streaming não seja tão bom assim, pelo menos por enquanto… Por outro lado, a plataforma ainda é um ótimo ambiente para projetar as maratonas de séries, assim como apreciar todo seu conteúdo original – sendo, atualmente, o que mais vale a pena!

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

FATO! O melhor sobre a Netflix: passar horas confortáveis assistindo todos episódios da suas séries favoritas.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

FATO! O melhor sobre a Netflix: passar horas confortáveis assistindo todos episódios da suas séries favoritas.

Enfim…

A Netflix cresceu muito nos últimos três anos e, certamente, estará maior ainda nos próximos três. Esse crescimento dá um destaque imenso e mitifica a marca dentro do mercado de entretenimento. Cabe agora que todas as “filiais” produzam e operem com a padronização de seus serviços, esperando que um dia a plataforma por aqui de fato se torne o melhor do mundo contemplando um catálogo tão vasto e atualizado como já acontece nos Estados Unidos, inclusive incluindo por aqui algo como o DVD.Netflix. Mas até lá… Ainda será preciso conter aquela necessidade por novos títulos, encontrando outras alternativas para tanto.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

TAGS
netflix
O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

artigos relacionados

Send this to a friend