PUBLICIDADE
Opiniões

O que é ser nerd?

11 de junho de 2015, POR

O Super Nerd » Opiniões » O que é ser nerd?

PUBLICIDADE

Você já se perguntou o que é ser nerd? Um nerd seria aquela pessoa inteligente, ou seria aquele apaixonado por gêneros de super-heróis, ou ainda o fissurado por filmes e séries? A verdadeira essência nerd vai além de todos os esteriótipos taxados pela sociedade. Descubra agora!

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Ser nerd está muito mais além do que ter afinidade com universo de super-heróis.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Ser nerd está muito mais além do que ter afinidade com universo de super-heróis.

Nerd, os primeiros relatos do termo são oriundos da década de 50. Advindo de uma sociedade sedenta por tachar pessoas, construindo seus esteriótipos. Enquanto para muitos equivale a essência pejorativa de representar o isolamento social e a inteligência não convencional, para os verdadeiros nerds equivale a sua grande paixão por elementos consistentes.

Desde os primórdios dos resquícios de primeiros seres inteligentes da vida na Terra, sempre houve a necessidade de criar imagens que classifiquem um gênero de diferenças entre os iguais. Registros já destacavam a importância dada para registar, mesmo em desenhos rústicos através de paredes ainda mais rudimentares, o lugar de cada um dentro do grupo de indivíduos.

Mesmo com o advindo do Homo sapiens, um dos seres mais promissores e inteligentes; criadores da “consistente” a sociedade moderna; tempos depois dos próprios primatas, ainda há a necessidade de criação estereotipada subjugando a imagem de seus semelhantes.

Ainda presos em modelos arcaicos de pensamentos cotidianos, é comum observar a visão de uma sociedade: do nerd com óculos e dentes sobressaltados; do gamer fofinho e barbado; do CDF esquisito e cheio de espinhas; do geek descolado e descompromissado. Todos esteriótipos incapazes de produzir, ou transmitir, a verdadeira realidade.

A sociedade é repletas de clichês, desde o tempo que o mundo é mundo. Óculos, camisetas do mundo pop, aparelhos eletrônicos, #nerd é o que significa, ainda, para muitos a vida e o cotidiano de cada nerd. Mas, ser nerd, gamer, CDF, geek, está além de qualquer simples compreensão. O amor é o que vos define e é o único capaz de transmitir a verdadeira essência da personalidade.

Nerd, Gamer, CDF ou Geek?

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Ser nerd é ser apaixonado por vários universos diferentes ao mesmo tempo e ir além.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Ser nerd é ser apaixonado por vários universos diferentes ao mesmo tempo e ir além.

Por trás dos esteriótipos infantis, há sempre muito mais a ser explorado. A própria divisão entre sub-grupos causa deflagração da cultura pop. Mas, então, o que é verdadeiramente ser um nerd? Na essência mais real da palavra, nerd reflete uma pessoa apaixonada. Apaixonados por universos inteiros oriundo da ficção ou, até mesmo, da própria realidade.

Independente da mídia de origem – televisão, cinema, livros, quadrinhos, e a própria internet – a paixão se estende a personagens, histórias, conexões, elementos e se conectam ao conhecimento. Entretanto, ainda há uma linha tênue que separa os nerds de fãs convencionais.

Enquanto fãs dedicam-se a apenas uma mídia, ou ainda, a sua história preferida fielmente. Como aqueles que são apaixonados por The Vampire Diaries até Pretty Little Liars e ainda indo de Taylor Swift a Angelina Jolie, incluindo todo tipo de personalidade popular advindas do mundo das celebridades.

Nerds dedicam-se a várias mídias simultâneas, histórias simultâneas e estão atentos as diversos gêneros. Um nerd é dominador não apenas de um assunto, mas vários conectados a cultura pop. Eles se concentram em universos, não se prende a personalidades. As sagas, gêneros de filmes e séries, grandes obras com universos literários, tecnologia e até mesmo jogos em geral.

Por ser amplamente conectado a diversos elementos, o nerd está no topo de todas as definições possíveis para os amantes dos cinemas, das séries de televisão, dos games, da tecnologia, da literatura, por ai vai. E ainda pode ser uma pessoa completamente inteligente que, muitas vezes, nem precisa se dedicar aos estudos para isso.

Neste momento, acontece o divisor de águas, enquanto nerd é muito abrangente, novas terminologias definem as paixões de cada um. Um CDF, por exemplo, é amplamente apaixonado por seus estudos, ainda que seja um tempo pejorativo, CDF é a representação da faceta inteligente e dedicada de um nerd e não há nada para se envergonhar com isso, é o melhor lado nerd.

Já um gamer, é fissurado por os materiais advindos para computadores e consoles em geral. O gamer, como o próprio nome sugere, trabalha habilmente com a faceta nerd especialista em jogos no geral. Por outro lado, ainda há o geek, está mais voltado para a faceta nerd apaixonada por tecnologia e inovação, um pouco mais popular, e desconectado do lado CDF.

Porém, não só isso, ainda há os cinéfilos, amantes da literatura e os apaixonados por séries, cada um representante da faceta nerd para cada mídia. Dentre tanta sub-divisões, a verdade é apenas uma: somos todos nerds ao nosso modo, se conectando com os nossos universo apaixonante e difundindo a cada dia a cultura pop.

Eu tenho orgulho de pertencer ao melhor grupo que possa existir, o grupo nerd. Ainda que vivamos em uma sociedade que não esteja preparada para observar e respeitar a importância que criamos para o cotidiano atual, tudo um dia ainda há de mudar.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

  • eu cretino

    Excelente texto e define bem essas diferenças, parabéns

  • Felipe Lima

    CK, a ideia do NERD, hoje está beeeeeeeeem deturpada… Procura depois filmes(A Vingança dos Nerds) NERDs da década de 80 que você vai entender… Esse filme retrata bem a ideia de NERD que hoje quer dizer cara inteligente, esperto, blá blá blá…

    Olha o link.

    http://www.gorilapolar.com.br/12-filmes-que-fazem-30-anos-em-2014/

    Mas de toda forma, excelente site, o conteúdo está muito bem elaborado, como um cara que trabalha com tecnologia que sou, tenho que dizer isso, parabéns!!!

  • Exato! Como eu declarei no texto nerd era um esteriótipo com uma imagem traçada, mas já não é mais assim, não é o significado a ser adotado. A paixão e a aproximação da cultura pop transformaram o conceito! :)

artigos relacionados

Send this to a friend