PUBLICIDADE
Opiniões

O marketing exaustivo da Marvel nos cinemas

20 de março de 2015, POR

O Super Nerd » Opiniões » O marketing exaustivo da Marvel nos cinemas

PUBLICIDADE

A Marvel, nos cinemas, chegou até onde está hoje, não apenas pelo Universo Cinematográfico que têm criado. Mas, também por toda a sua bela estratégia de conseguir realizar um marketing bem efetivo e bem empolgante. Porém, se você é fã, já deve ter notado o problema que isso trás para nós…

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

A Marvel nos cinemas é excelente, mas ultimamente têm exagerado um pouco na dose de publicidade.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

A Marvel nos cinemas é excelente, mas ultimamente têm exagerado um pouco na dose de publicidade.

Tudo começou em 2008, com Homem de Ferro indo aos cinemas. Naquela época grande parcela dos heróis que seriam apresentados ao público, não eram extremamente populares e nem muito conhecidos pela maioria.

Afinal, os heróis realmente populares da Marvel já estavam nas mãos de outras empresas. Eu, você, nós nerds, já conhecíamos Homem de Ferro, Thor, Capitão América, e por aí vai. Mas, a grande maioria do público – que é o público que realmente dá dinheiro – não fazia ideia muito bem de quem eles eram.

A jogada da Marvel

A Marvel precisava, portanto, de uma estratégia para manter o público engajado e comprometido com seu universo. Nesse momento, começou a elaboração dos próximos filmes e uma estratégia agressiva para manter seus heróis na mente das pessoas.

Os vários lançamentos de teasers, trailers, notícias, depoimentos, informações sobre planos futuros, tudo isso, contribuiu para que a Marvel atraísse o público para heróis não tão “conhecidos”. O marketing agressivo é excelente, e funcionou muito bem para fortalecer a Marvel.

Ao realizar uma análise, grande parte dos filmes – solo – da Marvel não são tão bons e todos, mesmo assim, atraem um grande público. Isso acontece pois a empolgação e ansiedade que a Marvel criou em seus consumidores retira senso crítico de cada um.

Para nós fãs esse processo é excelente. Com o marketing agressivo a Marvel ganhou popularidade, ficou na mente das pessoas e isso – claro – resulta em muitas novidades e filmes para nós nerds.

Mas, sempre há um problema…

O marketing agressivo também é péssimo. Com tanta divulgação, tanta nova informação, nós acabamos vendo o filme – ou pelo menos grande parte de seus eventos – sem antes mesmo ter estreado.

Como você já deve ter visto – se não, clique aqui – conseguimos até montar uma teoria sobre o filme de Vingadores: A Era de Ultron com tudo que já foi divulgado. E isso não é nada bom, afinal, o que veremos no cinema é apenas algo para o qual já estávamos preparados.

Guardiões da Galáxia, por exemplo, não teve tanta divulgação. E acabou sendo uma surpresa para todos – não apenas para os fãs. Sinceramente, é muito provável que o mesmo aconteça com Homem Formiga. Não há muita atenção voltada para o filme, não sabemos o que vamos encontrar.

Essa sensação de “desconhecer” é incrível, se surpreender a cada minuto que se passa em um filme é perfeito. Mas, a Marvel tira um pouco essa sensação de seus fãs na maioria dos filmes – tudo bem, vê spoiler quem quer… Mas, que fã resiste?

Com isso criamos uma expectativa tão alta sobre os filmes que muita das vezes podemos nos decepcionar. Algo parecido aconteceu com Homem de Ferro 3 – o filme mais divulgado da Marvel, que decepcionou geral – e o novo filme dos Vingadores está no mesmo caminho – mas esperamos que seja realmente bom.

A essa altura do campeonato a Marvel já é soberana, tem melhorado – e muito – a qualidade de todos os seus filmes. Então, será que existe mesmo a necessidade de soltar tanto material publicitário? Do ponto de vista comercial, SIM! Mas, do ponto de vista social… NÃO!

Pois a longo prazo, isso pode acabar enjoando nós mesmos, já estaremos cansados de assistir filmes dos quais já sabemos tudo o que irá acontecer. Está na hora da Marvel se limitar, ao menos um pouco, as informações que são divulgadas.

E você, também acha que Marvel deve dar uma “freada” em seus materiais publicitários? Deixe seu comentário!

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

TAGS
marvel
O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

  • @The nerd Games

    Concordo cara, eu particularmente, não sou de ver trailers de filmes, pós perco um pouco a ansiedade.
    A Marvel poderia controlar um pouco.

  • Bia

    Creio que a Marvel deveria deixar seus fãs mais curiosos e não ficar “soltando” spolers “puraí”… Sabe,isso,estraga toda a dinâmica e roteiro do filme ou do que se espera dele!!!

  • Isso é verdade, e Batman v Superman está se saindo muito melhor nessa, afinal nem fazemos ideia do que vai rolar no filme.

  • Sim, muito material saindo estraga a experiência de assistir o filme!

  • Eu falei exatamente sobre isso no meu blog recentemente. Depois de Vingadores: Era de Ultron me decepcionei um pouco porque já sabia de muita coisa que ia acontecer. Por isso tomei a decisão de não assistir mais a nenhum trailer dos próximos filmes, e nem ler notícias que dê possíveis spoilers, para ser surpreendido na hora que assistir o filme.

  • É, e os fãs ainda reclamam por essa falta de divulgação, e ficam com raiva quando os sites só falam de Marvel. Acho que isso é bom, porque vamos descobrir as coisas de Batman vs Superman na hora, quando estivermos assistindo ao filme.

artigos relacionados

Send this to a friend