PUBLICIDADE
Opiniões

Hollywood está perdendo a criatividade?

18 de março de 2015, POR

O Super Nerd » Opiniões » Hollywood está perdendo a criatividade?

PUBLICIDADE

Hollywood está cheia de filmes blockbusters, mas há um problema. Atualmente, a maioria desses filmes tem sido adaptações de livros, quadrinhos, histórias reais, etc. Uma grande parcela dos estúdios de Hollywood estão desenvolvendo projetos de histórias que já existem. O quanto isso pode ser ruim para o cinema?

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Hollywood, a cidade do cinema que se adapta ao gosto do público.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Hollywood, a cidade do cinema que se adapta ao gosto do público.

Desde 2012, temos vivido um ar estranho nos filmes que foram – e estão – sendo exibidos. Os filmes realmente bons são os blockbusters, nos quais os estúdios concentram todos os esforços e deixam de produzir ainda mais filmes por ano.

O problema é que, com a febre de adaptações, a criatividade para criar novas histórias está sendo deixada de lado. É raro ver um blockbuster com uma história original, mas quando têm costuma ser o destaque apesar de não chegar a arrecadar tanto quanto as adaptações.

Como as “modinhas” afetam Hollywood?

Adaptações são a “modinha” no momento. Se você é fã de algum livro que nunca teve um filme, aguarde, sua vez vai chegar. Quando pensamos em filme, pensamos em entretenimento e alguns até pensam em arte. Mas, para Hollywood, um filme nada mais é do que dinheiro e seu potencial para conquistar o público.

Infelizmente esse é o mercado, é preciso fazer o que as pessoas querem ver para captar mais dinheiro ainda. E quando já se está esbanjando dinheiro, então é o momento para investir em alguns projetos originais que podem não dar certo – o investimento de risco, e risco é um potencial insucesso para todo bom empreendedor.

Mas, quando o filme com uma história original não cai na graça do povo, não rende muita lucratividade em bilheteria, então é o momento de voltar para adaptações. E esse loop se torna eterno, por um lado temos grandes blockbusters – muitas das vezes, bons – de adaptações, mas por outro não temos um filme diferente, com uma história legal e, talvez até, interessante.

Quem promove essas modinhas, é claro, é a massa populacional. Somos eu e você, e todos nós, que promovemos isso. Nós que vamos e gastamos a cada nova estréia, sobre aquele livro – ou quadrinho, história, que já conhecemos – que adoramos. Movimentamos esse mercado.

Então se torna muito fácil culpar Hollywood, enquanto na verdade nós somos os culpados. Nós fazemos com que Hollywood deixe de criar histórias originais, perca a liberdade criativa e restrinja o mercado de filmes.

Nesse momento, você deve estar pensando “Mas eu amo adaptações dos livros e sagas que adoro tanto, e nunca vou enjoar de ver cada novo filme no cinema”. E você está certo(a)! Mas, o cinema não é feito apenas de fãs, e sim, em sua maioria, potenciais fãs – pessoas que nunca viram antes nada sobre as adaptações.

Até que ponto é ruim

Esse processo passa a se tornar um problema a partir do momento que o público – os potenciais fãs – se cansar de adaptações. E isso vai acontecer? Provavelmente. Mas, agora? Talvez não, talvez ainda demore uns 5 a 10 anos para se tornar enjoativo.

E quando isso acontecer? Os profissionais já estarão tão acostumados com adaptações e histórias prontas, que será difícil retomar o ritmo de ideias originais. Para quem ama cinema, ou adora filmes diferentes, será um tormento passar por esse problema.

Talvez o nível de qualidade dos filmes caiam drasticamente, ou por um milagre, os grandes profissionais de Hollywood voltem a ser como eram. Quando paramos para pensar, na década de 70 a 90, existem tantos filmes memoráveis. Mas quantos filmes, dessa época, temos assim? Pouquíssimos.

Claro que uma adaptação ou outra sempre existiu. Quando você busca mais a fundo sobre um filme antigo – do qual você muito ama – pode acabar descobrindo que ele é uma adaptação. Mas não era tão frequente como agora. E, antigamente, a adaptação, na maioria das vezes, ganhava sua própria personalidade e se distanciava da sua história original.

Como será a “futura” Hollywood?

A futura Hollywood será escassa de criatividade para novas histórias. Não sobrará ideias para criar novos filmes originais, o cinema ficará escasso, teremos muito mais filmes ruins do que bons. Mas é claro que está é apenas uma visão pessimista de tudo isso.

Existe criatividade em Hollywood, mas uma criatividade controlada por histórias adaptadas. A partir do momento que se esquecerem das adaptações e concentrarem seus esforços em ideias originais podemos ter ótimos filmes saindo a cada ano. O cinema precisará se reinventar.

Já está mais do que na hora de sermos surpreendidos por uma história da qual não sabemos nada. Não é uma sensação legal? E além disso tudo, falta uma Hollywood mais alegre, de 2012 para cá o mercado da comédia – além de muitos outros – têm sofrido muito com esse processo de adaptações, por exemplo.

E você, o que acha do cinema atual?

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

  • Bia

    Acho que o cinema atual devia apostar menos nesses best sellers famosos (não, que eu não goste),mas eu creio que os fãs de cinema querem se surpreender, ver roteiros novos,com personagens “desconhecidos” e não uma história que eles conhecem…

  • Pois é, também espero que isso aconteça logo, ou teremos um problema logo logo nos cinemas!

  • Douglas Santana

    Depois de X-Men, Vingadores e agora Ligua da Justiça brevemente teremos Herculoides ou SpaceGhost. Após o milésimo Velozes Furiosos e o fracassado Need for Speed, teremos Corrida Maluca. Estamos em 16 más ainda não chegou o fundo do poço.

ARTIGO ANTERIOR

artigos relacionados

Send this to a friend