PUBLICIDADE
Opiniões

Afinal, Homem-Aranha: De Volta ao Lar flopou ou não?

16 de agosto de 2017, POR

O Super Nerd » Opiniões » Afinal, Homem-Aranha: De Volta ao Lar flopou ou não?

PUBLICIDADE

Alguns podem dizer que já esperavam algum tipo de flop, outros podem dizer que não e outros podem até dizer que estamos exagerando por aqui com a palavra “flopou”. A verdade é que os resultados e o impacto surpreenderam um pouco. Homem-Aranha, junto com os X-Men, sempre foi um dos personagens mais querido do universo Marvel. E era bastante esperado um resultado bem mais próximo ao bilhão, não sendo o que aconteceu – até agora.

É surpreendente que o filme Homem-Aranha: De Volta ao Lar não tenha tido uma bilheteria imediata compatível com todo seu potencial. Inclusive, quando Capitão América: Guerra Civil estreou muitos apontaram a ideia que a participação do Homem-Aranha seria aquele tempero que faltava para contribuir que o filme tivesse resultados a nível dos filmes dos Vingadores. Novamente, não foi o que aconteceu, além do filme ter o resultado bem abaixo do esperado – cerca de 30%. A questão é que Homem-Aranha: De Volta ao Lar não é um “fracasso” em bilheteria, a China ainda irá recebê-lo no dia 8 de setembro – o que pode garantir um boost de mais 100 milhões ao filme, ou não. Mas, também, desde quando números realmente são sinônimo de sucesso. Depende da sua concepção, no meu caso é o quanto o filme foi capaz de movimentar as conversas nas redes sociais e nas horas de amigos.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Tendência de Busca por Homem-Aranha

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Comparativo entre o personagem Homem-Aranha e o filme Homem-Aranha: De Volta ao Lar no Google Trends. Lembrando que a ferramenta consegue separar as finalidades da busca entre o personagem no todo e o filme específico, por isso a discrepância de interesse.

Então, por que dizer “flopou”?

A internet é sempre a resposta ou, pelo menos, o engajamento do público com a obra. Desde a estréia do longa, há pouco impacto pelas redes sociais sobre a existência do filme – todo hype evaporou bem “rápido”. Parece que ele caiu naquele padrão onde, dois meses depois de sua estreia, os filmes Marvel não passam de outro qualquer. É curioso também porque esse foi um dos melhores filmes do Homem-Aranha de todos os tempos, no sentido de adaptação. Teve o clima colegial, teve o Peter Parker adolescente – interpretado por Tom Holland que segura bem o papel, teve tudo o que faltava no clima de um filme do Aranha. A única coisa que foi menos explorada se refere a famosa densidade de construção – que não está presente em nenhum filme Marvel, justamente por terem propósitos leves.

Considerando a taxa de engajamento com morte rápida, a primeira hipótese para tanto é: o grande público está cansado do Cabeça de Teia, após uma trilogia, um reboot com Andrew Garfield e é bem plausível a perda natural de interesse pelo personagem. Por outro lado, Homem-Aranha ainda é um dos personagens que mais vendem produtos licenciados o que nos leva uma segunda hipótese: os filmes de heróis estão cansando o grande público. É bem plausível que o “gênero” esteja caindo um pouco em relação ao seu hype anos atrás, algo justificável pelo quanto tais filmes são tão parecidos. Em De Volta ao Lar não há nada exatamente de novo, segue exatamente a fórmula Marvel como qualquer outro filme.

Não seria justo apenas dizer que o filme é mais um outro qualquer, tem sim algumas coisas interessantes e certas novidades. Como o fato de explorar ideias da realidade do Aranha diferente do que estamos acostumados a ver – esse é um Aranha bem mais atrapalhado. Mas, não são em si, diferenciais para o filme capazes de se destacar em relação ao todo. Talvez a melhor coisa sobre a construção desse filme seja a escola, ela é viva e tem personalidade. É um ambiente criado com cuidado, tal como Hogwarts foi criada para Harry Potter. E aqui vem um fato interessante que é o que propicia essa dinâmica envolvente no longa: quando se existe uma identidade secreta é muito mais fácil construir relacionamentos extra-protagonismos, algo que não acontece em outros filmes Marvel. Mas mesmo assim, a fórmula Marvel está lá e isso é um pouco preocupante para a indústria cinematográfica no todo.

Utilizar uma fórmula garante linearidade, menos riscos e mais seguranças. Mas o público geral enjoa, até nós mesmos, nerds, enjoamos – embora você possa fugir dessa estatística. É uma situação delicada uma vez que poderá mostrar para Hollywood que chegou aquele momento que os filmes de super-heróis estão perdendo o seu impacto e, nos próximos três ou quatro anos, podem até ir para a geladeira – sim, isso pode mesmo acontecer, principalmente com o fim do Vingadores. Sem entender o que realmente houve de errado com o Cabeça de Teia, embora tudo pareça bem, implica em um risco para o gênero no futuro. Insistir em uma fórmula e sempre levar o criativo para uma lado cada vez mais leve e genérico é a ruína desses filmes.

Muitos podem argumentar que isso vem do fato deste Aranha não ser o Aranha que era esperado. Um ledo engano. Essa é uma ótima adaptação. O problema é que ela não tem a mesma densidade, por exemplo, que os filmes do Aranha com Tobey Maguire. Uma Tia May descolada e um Homem-Aranha descolado não é bem o que era esperado do público nerd um pouco mais roots – uma das coisas mais legais sobre o herói é ele ser “odiado” em Nova York. Porém como estamos falando dos outros 80%, isto é o público geral que não importa muito entender a essência do personagem… para eles o filme cansa, por não soar como um filme para cinema, mas mais como um filme para um domingo a tarde no conforto da sala. Hoje o grande público está indo aos cinemas, nesses filmes, para ver esses personagens ganhando vida e nada mais. São histórias rasas, contextos superficiais e nenhuma densidade. O público não é de todo ingênuo. Isso não é suficiente para manter o público com o interesse reciclado, alimentando a indústria.

Por esse pequeno detalhe Homem-Aranha: De Volta ao Lar flopou para mim, não por ser um filme ruim ou destruir o Homem-Aranha que tanto amamos, muito menos pela presença do Homem de Ferro… o longa flopou por ser tão descartável quanto um filme que você vê por acaso enquanto troca de canais e mal lembrar que ele existiu algumas semanas depois. Confesso que essa é talvez a maior decepção. Um filme com o melhor herói da Marvel, ser tão descompromissado e genérico tal como os outros filmes que eles tem feito. Para finalizar, um gráfico que mostra a realidade dos heróis neste ano:

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Tendência de Busca de Filmes de Heróis em 2017

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Duas coisas a serem consideradas: os filmes com mais densidade estão no topo dos interesses (como Logan e Mulher-Maravilha); Guardiões da Galáxia e Homem-Aranha estão a páreo, se você não acha isso bem esquisito… comece a se quesionar (afinal, quem são os Guardiões perto do Aranha).

Mas, diante desse cenário, para você, o filme Homem-Aranha: De Volta ao Lar flopou ou não flopou?

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

artigos relacionados

Send this to a friend