PUBLICIDADE
Opiniões

6 argumentos sobre o novo trailer de Batman vs Superman

4 de dezembro de 2015, POR

O Super Nerd » Opiniões » 6 argumentos sobre o novo trailer de Batman vs Superman

PUBLICIDADE

Desde que o trailer de Batman vs Superman: A Origem da Justiça foi lançado na internet, uma enxurrada de argumentos contra o material divulgado começou a sair em disparada dentro do universo nerd. Os nerds não são pessoas fáceis e “polêmicas” costumam se desenvolver como uma bola de neve descendo rumo ao solo da montanha mais alta. Tal como a força da gravidade, a força de qualquer informação na internet provoca movimentos repentinos e simultâneos acerca de qualquer assunto. Atualmente, parece que tudo é feito para ser criticado. Eu faço isso, você faz isso, todos fazem isso, mas há uma diferença entre ter argumentos para fomentar sua crítica tornando-a construtiva ou ter argumentos para expressar seu ódio sem um motivo claro.

Partindo dessa ideia de que uma boa crítica, traz bons argumentos… eis agora uma lista com os 6 argumentos mais explorados pelo pessoal na defesa de que o trailer do filme Batman vs Superman foi um grande furo de marketing. Será que eles são todos válidos ou inválidos? Bom, primeiro quero entender e também gostaria de mostrar a você o que representaria um spoiler dentro de um trailer, para tanto nada melhor do que utilizar Exterminador do Futuro: Gênesis como exemplo. De acordo com a sinopse do filme, aquele resumo básico que você lê para garantir que saiba sobre o mínimo que verá em ação, Exterminador do Futuro: Gênesis seria:

Em 2029, a resistência humana contra as máquinas é comandada por John Connor (Jason Clarke). Ao saber que a Skynet enviou um exterminador ao passado com o objetivo de matar sua mãe, Sarah Connor (Emilia Clarke), antes de seu nascimento, John envia o sargento Kyle Reese (Jai Courtney) de volta ao ano de 1984, na intenção de garantir a segurança dela. Entretanto, ao chegar Reese é surpreendido pelo fato de que Sarah tem como protetor outro exterminador T-800 (Arnold Schwarzenegger), enviado para protegê-la quando ainda era criança.

Então, mostrar no trailer um Exterminador “mais idoso” em companhia de Sarah Connor não era um spoiler uma vez que você sabia, explicitamente, que isso iria ocorrer. Mas, eis que o terceiro trailer revelou uma informação que nem ao menos havia sequer sido mencionada antes: John Connor é o vilão do filme. Isso, meus caros leitores, é um baita de um spoiler. Naquele momento o filme perdeu toda a graça, antes estava claro que o longa contaria com o vilão e que, provavelmente, seria uma máquina mais avançada, mas não que esse tal vilão seria o John Connor. Aí não tem como não flopar. Agora, vamos para a sinopse de Batman vs Superman: A Origem da Justiça:

Temendo as descontroladas ações de um super-herói quase Deus, o forte e formidável vigilante de Gotham City assume o papel do reverenciado salvador de Metrópolis, enquanto luta para decidir qual tipo de herói que o mundo realmente precisa. E ao mesmo tempo em que Batman e Superman estão em guerra, uma nova ameaça surge rapidamente, colocando a humanidade em um perigo nunca antes conhecido.

Dentro desse contexto, é mais do que óbvio o confronto entre os dois heróis e, principalmente, uma grande ameaça dentro do filme que, por consequência, fará os dois heróis se unirem. Quem esperava por algo como “o vilão sendo o Batman ou o vilão sendo o Superman”, já estava equivocado desde o princípio. Sempre ficou claro que, mesmo com o conflito entre os dois, um vilão iria existir. Tal como em Capitão América: Guerra Civil apresentará Ossos CruzadosBarão Zemo, se você já está esperando algo como “o vilão sendo o Capitão América ou o vilão sendo o Homem de Ferro” é melhor abaixar as expectativas agora.

#1 “Eles revelaram ‘toda’ a trama” (Valido e Inválido)

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Tem muita coisa para rolar no filme, afirmar que toda a trama apareceu no trailer é burrice. Entretanto, não há como negar que alguns detalhes como a aparição do vilão e a forma como ele, possivelmente, será criado atrapalhou o HYPE de muitos espectadores.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Tem muita coisa para rolar no filme, afirmar que toda a trama apareceu no trailer é burrice. Entretanto, não há como negar que alguns detalhes como a aparição do vilão e a forma como ele, possivelmente, será criado atrapalhou o HYPE de muitos espectadores.

Todo filme pode ser resumido em uma sinopse, aliás todo filme é resumido em uma sinopse. E esse trailer causou duas impressões decepcionantes para os que desconheciam ou, pelo menos, fugiam das notícias sobre o filme: a presença do Apocalypse e o fato do Superman e Batman brigarem colocando, posteriormente, as suas desavenças de lado para lutar contra a grande ameaça do filme. Tirando a revelação do Apocalypse, que muitos poderiam mesmo desconhecer e a acabaram descobrindo no trailer, alguém chegou MESMO a imaginar que a luta entre os heróis seria eterna, eles matariam um ao outro e não haveria o começo da formação da Liga da Justiça?!

A trama, em si, tem muita coisa para mostrar: o desenvolvimento do conflito, a importância de Diana para a trama, a participação de Lex Luthor e sua influência sobre os heróis, o prelúdio dos demais integrantes da Liga, as consequências da devastação de Metrópolis, por que Batman e Superman decidiram lutar, por que o Superman estava atrás do Lex enquanto ele parecia ativar a máquina de origem do Apocalypse e não fez nada, como será a origem do Apocalypse, qual é o verdadeiro sentido do sonho do Batman e os Parademons, etc. Evidente que há muitas pessoas, até mesmo eu, tentando supor história por causa das imagens que vemos, mas quantas foram as vezes que acertamos de fato?

Assim, “eles revelaram ‘toda’ a trama” é um argumento válido e inválido ao mesmo tempo. Intrinsecamente, não houve revelação da trama além da sinopse, mas para aqueles que não estavam antenados… demonstrar o Apocalypse e a tríade reunida para enfrentar o vilão foi mesmo frustrante. Ninguém, afinal, era obrigado a estar antenado sobre o filme. A não ser que o longa apresente outro vilão ou uma outra grande ameaça – onde eu arriscaria dizer que o filme tem cheiro de Darkseid – para essas pessoas não tem mais graça, pois a briga perdeu o sentido e agora irá ao cinema apenas quem desejar ver as coisas acontecendo. Uma pena que nesse detalhe não há como defender o trailer de Batman vs Superman e isso influenciou o HYPE de muitos espectadores, muitos mesmo, negativamente.

#2 “Jesse Eisenberg está parecendo o Coringa de Heath Ledger” (Inválido)

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Em poucos segundos de aparição, especialistas na internet já conseguiram montar todo o traço de personalidade do Lex Luthor como uma tentativa de copiar o Coringa. Acho que está na hora das pessoas reverem Batman: O Cavaleiro das Trevas.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Em poucos segundos de aparição, especialistas na internet já conseguiram montar todo o traço de personalidade do Lex Luthor como uma tentativa de copiar o Coringa. Acho que está na hora das pessoas reverem Batman: O Cavaleiro das Trevas.

A primeira imagem divulgada do Jesse Eisenberg no papel de Lex Luthor foi com sua aparência totalmente sem cabelo. O próprio ator, durante um período das gravações, foi flagrado por jornalistas utilizando uma toca, com o intuito de esconder a ausência de cabelo. É bem plausível que, em seus experimentos, Lex acabe perdendo o cabelo até o final da trama do filme – e não, esse não é o filho do verdadeiro Lex Luthor. Possivelmente, esperamos que com essa transformação física também venha acompanhada da revelação do verdadeiro Lex. Na cena de poucos segundos, na qual o personagem foi julgado, Lex Luthor pareceu um tipo de personalidade sínica que visa demonstrar ser amigo de todos, políticos por exemplo são assim “engraçados e conquistadores” e é possível perceber o molejo do Luthor, julgá-lo por aquela cena é complicado até para os mais sábios. O próprio trailer mostrou que o Luthor não será apenas palhaçada, como acontece com vilões de outros filmes.

#3 “O Apocalypse ficou horrível parecendo uma cópia do Abominável” (Inválido)

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Está na hora que chamar o maquiador de monstro e os especialistas para descobrir qual a imagem bonita e perfeita que um monstro deve ter.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Está na hora que chamar o maquiador de monstro e os especialistas para descobrir qual a imagem bonita e perfeita que um monstro deve ter.

Deixando de lado o quesito comparação, a primeira coisa que imagino sobre o argumento é: em que Planeta um monstro tem que ser bonito? Sério. É uma loucura imaginar a forma perfeita de um monstro, acredito que um monstro seja um monstro. Vale ressaltar que, sendo mesmo o Apocalypse, existe uma habilidade única a ele de evoluir conforme as ameaças que enfrenta. Ele é basicamente uma arma de guerra incontrolável. Por tanto, é bem possível que, durante a batalha final, o personagem evolua tanto as suas habilidades quando a sua aparência. Sendo o problema a falta de “chifres” e “espinhos”, acredito que seria uma ótima forma de mostrar a evolução dele na prática através de sua aparência.

Eu, como designer, achei incrível o trabalho realizado, uma forma conceitual grosseira e grotesca, ideal para um Apocalypse. Smallville provou que um monstro cheio de ossos na cara, exatamente como nos quadrinhos, não é o ideal para ser adaptado. Se fosse para dar uma ressalva, ao menos o Apocalypse de Zack Snyder apresenta uma cabeça muito mais proporcional ao corpo do que o Abominável e tem uma característica tão comum e genérica provando que o monstro é uma deformidade qualquer, mas devastador em ação. Eu acredito que a maioria dos designers ou artistas conceituais devam ter uma visão parecida com a da minha pessoa nesse sentido.

#4 “WTF? O Batman usando uma arma? Saudades Nolan” (Inválido)

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

O Batman segurar uma arma para os especialista já é uma visão deturpada do Zack Snyder para o mito do preparo.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

O Batman segurar uma arma, para os especialistas, já é uma visão deturpada do Zack Snyder para o mito do preparo.

Confesso que é uma sensação estranha ver o Batman com uma arma, é a primeira vez que isso acontece dentro dos cinemas, porém já aconteceu várias e várias vezes nos quadrinhos e até mesmo nos jogos da série Arkham – com outros tipos de armas, obviamente. O fato é que não sabemos do que é a arma que ele segura no final do trailer. Em outra parte, do mesmo trailer, vemos ele por exemplo com um outro tipo de arma de locomoção, como um Grapple. Sendo assim, ele poderia estar usando uma arma ultra-sônica, uma arma de choque elétrico ou até mesmo uma arma de Kryptonita. É muito cedo para dizer “saudades Nolan” e esse atual Batman parece se provar mais Batman do que qualquer outro, pelo menos em vários momentos de ação espalhados pelos vários teasers e trailers já deu para perceber que ele terá mais gadgets que qualquer outro Batman.

#5 “A Mulher-Maravilha está sobrando no filme” (Inválido)

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Apareceu menos do que Lex Luthor e os especialistas já garantindo que ela tá sobrando no filme.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Apareceu menos do que Lex Luthor e os especialistas já garantindo que ela tá sobrando no filme.

É preciso dizer que há um motivo para a Mulher-Maravilha aparecer, pelo menos esperamos que haja, e ao desconhecer esse motivo então no fundo o trailer não entregou de bandeja toda a trama. A personagem representada por Gal Gadot é um personagem coadjuvante, não protagonista, que vai atuar como suporte para algum detalhe específico para o enredo. O próprio espectador será apresentado a Diana sucessivas vezes antes dela de fato aparecer como Mulher-Maravilha, possibilitando assim a construção da personagem. Zack Snyder também confirmou, tempo atrás, que tanto Batman, Superman e Mulher-Maravilha tem um objetivo comum, todos os três estão ali em busca de algo. Nesse meio tempo, os caminhos irão se cruzar e a tal grande ameaça aparecerá entre eles.

#6 “Cadê a DC séria? O trailer está cheio de piada” (Inválido)

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Até por que os especialistas afirma que dois tom de humor, significam o filme todo.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Até por que os especialistas afirmam que dois tom de humor, significam o filme todo.

Embora muitos utilizem o termo “Dark” para definir a DC nos cinemas, sendo que poucos sabem o que de fato significa “ser Dark”, a DC nunca foi sobre isso. Em seus filmes, existe algo que tende a deixar o ambiente mais pesado ou se preferir “Dark”: o realismo. Levar os objetos da ficção imaginando como seria um mundo onde eles de fato existissem, isso é adotar realismo nos filmes. Desde que Nolan trouxe de volta o Batman, essa foi uma característica que combinou com as histórias que a DC tem para contar. Meio a tantas falhas durantes tantos anos, agora a Warner quer apostar pesado em seu Universo e vai continuar mantendo a sua marca “realista” à essência de suas tramas.

Realismo não indica ausência de piada, mas apenas uma diminuição do tom por apresentar o mundo de forma mais fria e cruel atrelada a ambientação do filme e contextos das cenas. O trailer teve dois momentos engraçados de fato, um com Lex Luthor quebrando o tenso clima entre Bruce Wayne e Clark Kent e outro com Superman e Batman se questionando sobre a presença da Mulher-Maravilha. O problema com as piadas não são elas serem feitas, a trilogia de Nolan tal como o filme Homem de Aço já apresentavam momentos quebrando o gelo. O verdadeiro problema com as piadas é elas serem executadas repetidas vezes de forma exaustivas durante o enredo e principalmente quebrando o momento onde as coisas precisavam ser levadas a sério, como em tragédias de proporções astronômicas. Enquanto, Batman vs Superman não lançar, o argumento é inválido.

Enfim…

É um fato que várias pessoas aproveitaram da oportunidade da divulgação de partes chave da trama, para criar argumentos com o intuito de criticar por criticar, mas é preciso reconhecer que a maioria desses argumentos têm sido complemente infundados. O que posso concluir sobre esse acontecimento é que Batman vs Superman não vai poder ser um filme bom, vai precisar ser um filme ótimo para provar o seu valor. Do contrário, a Warner vai levar mais um golpe. Com a atitude que o pessoal vem construindo, apenas sei que 2016 será o melhor e o pior ano para conviver dentro o universo nerd. E, do mais, você gostou ou não do trailer?

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

  • Eu acho, que não há problemas em ter piada, aliás, é fundamental para que o filme não fique cansativo. Eu só não curto muito a fórmula da Marvel para os cinemas, pq, tem muita piada desnecessária, os filmes do Capitão América se sobressaem justamente por fugir um pouco mais dessa ideia, e ser bem contido nesse sentido. Quanto a arma do Batman, eu estranhei a primeira vez que vi, mas já me acostumei com a ideia, ele ficou incrível.

  • Bernardo

    Concordo com tudo, exceto sobre Jesse Eisenberg. Achei Lex Luthor extremamente tosco. O que não é totalmente surpresa, acho ele um ator inexpressivo e limitado. Dependendo da orientação que recebeu ai, o personagem pode virar uma catástrofe. Mas só aguardando pra ver, claro.

  • eu cretino

    Já que a maioria dos fãs enchem o saco por causa doa trailers, eu sou a favor de banir os trailers, deixando pra saber das produções só no dia da estréia. Pessoal chato do cacete

artigos relacionados

Send this to a friend