PUBLICIDADE
Games

Nintendo e sua nova estratégia para sair da “dificuldade”

23 de março de 2015, POR

O Super Nerd » Games » Nintendo e sua nova estratégia para sair da “dificuldade”

PUBLICIDADE

Recentemente foi anunciado que a Nintendo lançará jogos para smartphones e tablets, além disso, lançará um novo console. Para os fãs da Nintendo essa é a melhor novidade do momento, e para a Nintendo uma oportunidade de abrir mais os olhos em um mundo conectado.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

A Nintendo certamente esteve presente na vida de muitos de nós, mas não soube se manter no mercado por ser "fechada" demais em seu mundo exclusivo.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

A Nintendo certamente esteve presente na vida de muitos de nós, mas não soube se manter no mercado por ser “fechada” demais em seu mundo exclusivo.

A situação da Nintendo

A Nintendo sempre foi famosa pelos seus consoles e a qualidade de seus jogos originais. Em tempos antigos, ela conseguiu dominar por muito tempo o mercado com o NES (1983), Super Nintendo (1990) e parte com o Nintendo 64 (1996).

Mas, apesar da fama, a Nintendo “não conseguiu” acompanhar a velocidade de crescimento e popularidade de outros consoles com o GameCube (2001). E começou a investir em algo ainda inexplorado na época: o mundo dos portáteis com o Nintendo DS (2004), uma evolução aos Game Boy (1989).

O Nintendo DS se tornou uma febre e conseguiu manter a Nintendo em destaque. Mas ainda faltava entrar pra valer no mundo dos consoles, foi quando a Nintendo lançou o Wii (2006). O Wii ganhou destaque e foi o mais vendido de sua geração.

Mesmo com gráficos inferiores aos concorrentes, o Wii manteve sua popularidade devido a nova experiência inédita que trouxe ao jogadores, o Wii Remote. Que mudou completamente a forma de jogar, permitindo uma imersão a mais no mundo dos videogames.

Com o tempo os concorrentes viram o potencial desse novo recurso, e começaram a investir em formas semelhantes de proporcionar uma experiência ainda melhor que a do Wii. Assim, aos poucos e ao longo dos anos, o Wii foi perdendo a sua força e houve uma necessidade de se atualizar.

Com o lançamento do Wii U (2012) era esperado que a Nintendo se superasse ainda mais. Não foi bem o que aconteceu, apesar do Wii U finalmente se manter no mesmo nível da sua geração de consoles, não teve um grande destaque com o passar dos meses e atingiu menos venda do que o esperado.

A Nintendo sempre foi muito fechada e voltada para si mesma. Todos amam a Nintendo e seus jogos – eles sempre estiveram presentes em nossas memórias – mas adquirir um Wii U apenas para jogar Super Mario, não tem mais sido a prioridade dos jogadores.

Esse, e outros fatores, têm prejudicado e muito financeiramente a Nintendo. O que a vem mantendo em atividade ainda são os seus jogos e a popularidade do Nintendo DS. Se não fosse esses dois aspectos, a Nintendo já estaria em ruínas e a beira da falência.

Expandindo o mercado

Estava mais do que na hora de expandir o mercado. Estamos em um mundo amplamente conectado, e atualmente o poder está na mão do público e não mais das empresas. Se uma empresa mantem uma política fechada e não deixa o público com diversas opções para que ele possa escolher livremente, essa empresa corre sérios riscos.

Tenho certeza que esse foi um dos principais motivos que levou a Nintendo mudar de estratégias. O ponto mais forte da Nintendo são os jogos, e colocá-los em multi-plataforma vai, sem dúvidas, aumentar a receita da empresa.

Por que investir nos dispositivos móveis é o melhor caminho?

Apesar de existirem diversos jogos “virais” no mundo dos dispositivos móveis, é difícil encontrar grandes jogos memoráveis de grandes marcas e empresas. É um espaço que não foi muito explorado, mas é onde as coisas facilmente se tornam “virais”.

Com a grande qualidade e potencial dos jogos da Nintendo, explorar esse ambiente fará a diferença e vai levar a Nintendo ao ponto que ela precisa. Provavelmente – alias, certamente – os jogos da Nintendo serão pagos, mas devemos ter algumas versões testes ou jogos alternativos gratuitos.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Internautas já fizeram uma brincadeira de como será a Nintendo em dispositivos móveis, mas ao invés de Ads será preciso apenas pagar pelos jogos.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Internautas já fizeram uma brincadeira de como será a Nintendo em dispositivos móveis, mas ao invés de Ads será preciso apenas pagar pelos jogos.

Somado a isso, colocar alguns jogos da Nintendo no PC será a melhor estratégia para eles, não só para fãs. Quem nunca teve vontade de jogar um Super Mario da nova geração, mas não pode, afinal precisava escolher entre Playstation e XBOX?

Esse é melhor caminho para Nintendo recuperar as forças, e se tudo sair como eles esperam – e vai sair – então lançar o novo console até o momento chamado de NX.

O que esperar do NX?

Nada foi divulgado sobre o novo console. Mas, em minha opinião, podemos esperar interação com os jogadores e gráficos insanos. É a oportunidade perfeita para a Nintendo implementar o Oculus Rift em seu console, e trazer uma interação via “webcam”, assim como seus concorrentes.

O problema que a Nintendo precisa superar é trazer um console que seja forte não apenas para os seus jogos, mas também para os grandes jogos do mercado. Se observarmos, o potencial dos consoles da Nintendo são sempre voltados para os seus jogos e os demais jogos sofrem com isso. Por isso, as produtoras evitam lançar jogos para o Wii U.

De qualquer forma, nós fãs só temos a nos beneficiar com esses anúncios. Ansiosos para jogar um Super Mario no celular, ou quem sabe até no PC?

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

artigos relacionados

Send this to a friend