PUBLICIDADE
Games

Jogos indie, tão bons quanto jogos de grande produção

2 de abril de 2015, POR

O Super Nerd » Games » Jogos indie, tão bons quanto jogos de grande produção

PUBLICIDADE

Os jogos independentes – popularmente chamados de jogos indie – representam uma espécie de jogo criado por uma única pessoa ou uma pequena equipe sem apoio financeiro de publicadoras de jogos eletrônicos – mas um apoio financeiro através de crowdfunding, ainda torna um jogo indie.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Nos últimos anos, os jogos indie estão crescendo bastante no mercado.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Nos últimos anos, os jogos indie estão crescendo bastante no mercado.

 

É comum que jogos indie explorem a inovação e o diferencial, apoiando-se na distribuição digital de seus games – geralmente através da Steam. Existem vários jogos que se tornaram muito bem sucedidos, mesmo sendo indies, como é o caso do Braid e do Minecraft, por exemplo.

Por que os jogos indies podem ser tão bons quanto jogos de grandes produções?

Cá entre nós, independente de agradar ou não os fãs, os grandes jogos são feitos para vender e, com a pirataria a solta, vender muito principalmente nas primeiras horas. E vocês já sabem como funciona o mercado dos games…

Uma longa campanha de marketing, teasers e trailers incríveis, mas, em alguns casos, cria tantas expectativas que gera grandes decepções durante o lançamento – como foi o caso de Watch Dogs, que trouxe algo bem diferente do que era esperado.

Por outro lado, jogos indie não tem esse mesmo problema, devido ao baixo orçamento disponível, eles não podem perder tempo criando altas expectativas. Assim, é preciso que eles criem uma experiência realmente muito boa durante toda a jogabilidade para atrair olhares após os jogadores experimentarem e espalhar pelo “boca a boca”.

A cobrança que um desenvolvedor de jogo indie possui é bem maior, pois não há garantia nenhuma de que o jogo irá sequer realizar uma venda. Então, é preciso fazer algo realmente diferente e com qualidade. Dessa forma, muitos jogos indie conseguem ser melhores que os jogos de grandes produções.

Histórias de sucesso

Existem diversas histórias de sucesso em jogos indie, provavelmente você já deve ter visto ou jogado algum jogo mesmo sem saber que era indie. Um excelente documentário que expôs o caminho de sucesso de alguns jogos indie é o Indie Game: The Movie – disponível na Netflix ou na Steam, e se você tiver um dos dois assista hoje mesmo!

O documentário narra o caminho percorrido pelos desenvolvedores do jogos Braid – Jonathan BlowFEZ – Phil Fish – e Super Meat Boy – Edmund McMillen e Tommy Refenes. A “sacada” mais interessante do documentário, não é apenas mostrar o sucesso que os jogos tiveram, mas sim todo o processo de dificuldade pelo qual passaram antes.

Não é fácil criar um jogo indie, por mais simples que seja programar, há questões além disso. Você precisa criar um jogo feito para jogadores, precisa ter um público, precisa ter qualidade, precisa ter seu diferencial e ganhar seu próprio destaque.

Uma das maiores dificuldades de desenvolvedores de jogos indie é terminar um jogo. A falta de apoio somada as exaustivas horas programando coisas, que na maioria das vezes, são complicadas de tão diferentes, leva a maioria a desistir mesmo faltando pouco.

E quando com sorte consegue chegar ao fim da jornada e terminar a primeira versão do jogo, é preciso que as pessoas comecem a ver, comecem a jogar e a expor suas opiniões. É preciso participar de feiras e eventos, fazer marketing digital, criar toda uma infraestrutura base e certificar que o jogo realmente esteja preparado para lançamento.

A realidade é dura, e os desenvolvedores acabam vendo uma série de comentários negativos assim como alguns positivos. O sentimento de frustração pode consumir, principalmente quando o desenvolvedor dedica tudo que há na sua vida para fazer o jogo do seu sonho.

É uma jornada solitária, mas quando se alcança o sucesso é recompensador. E por conta disso muitas pessoas pensam que é simples, fácil e um passo de mágica. Mas, na vida todo mundo que alcançou o sucesso, sem dúvidas, passou por muitas dificuldades e não é diferente com os desenvolvedores de jogos indie que são realmente compromissados.

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Indie Game: The Movie foi um documentário premiado e que você deve assitir!

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Indie Game: The Movie foi um documentário premiado e que você deve assitir!

Indie Game: The Movie é o documentário perfeito para que você entenda todo esse processo de dificuldade em volta da criação de jogos independentes. Seja você um jogador, desenvolvedor, ou o que for, irá gostar de assistir o documentário e ver que tudo está muito mais além do sucesso.

Meios de investimento

A maioria dos desenvolvedores tiram o financiamento, para produzir o jogo, do próprio bolso. Por este motivo, acabam dedicando todo o seu tempo na produção de um jogo. Mas, há alguns casos em que é possível conseguir investimento através do sistema de crowdfunding – no qual você arrecada fundo de investimento das pessoas que apoiam o seu projeto.

Aqui no Brasil os mais conhecidos são Catarse e Kickante. A case de jogo indie mais famosa no Brasil, até o momento, surgiu no Catarse e foi o jogo A Lenda do Herói, dos irmãos Castro, que está sendo produzido este ano e arrecadou mais de 200% do que havia sido previsto.

Jogos indie valem a pena?

Para você como jogador, sem dúvidas, vale a experiência de jogar um jogo indie. Muitos tem receio, justamente por esses jogos não serem produzidos por grandes empresas. Mas a verdade é que jogos indie podem ser bem melhores, como já visto nesse artigo.

Se você nunca experimentou um jogo indie deveria experimentar, e não apenas os jogos indie que ficaram famosos mas, também, os outros que ainda estão crescendo no mercado. Já deixo aqui uma lista dos melhores jogos independentes de 2014 para você experimentar.

Agora, para um desenvolvedor de jogo indie tudo depende do quanto ele está disposto a focar em seu projeto. Somente as características de cada um, como profissional desenvolvedor, irá dizer se vale a pena ou não investir em um jogo indie.

E você, já experimentou algum jogo indie? Gostou?

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

artigos relacionados

Send this to a friend