PUBLICIDADE
Cinema

Por que há tanto “ódio” por Batman vs Superman?

25 de janeiro de 2016, POR

O Super Nerd » Cinema » Por que há tanto “ódio” por Batman vs Superman?

PUBLICIDADE

Batman vs Superman: A Origem da Justiça será lançado em menos de dois meses, finalmente após longos três anos de espera desde que o filme fora anunciado. Ainda sim, as incessantes críticas sobre um filme, cujo conteúdo é apenas sugestionado, vem tomando conta da internet, beirando ao ódio e repúdio completo a qualquer material novo apresentado sobre o filme. Nunca antes vi tanta crítica a um filme tal como agora. O que vem acontecendo com a atual sociedade moldada pela internet?

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Batman vs Superman vem sofrendo um preconceito por ser Batman vs Superman, por ser da DC e por poder ser um filme de super-herói a superar todos os outros.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Batman vs Superman vem sofrendo um preconceito por ser Batman vs Superman, por ser da DC e por poder ser um filme de super-herói com potencial de superar todos os outros.

Três dos maiores heróis das histórias em quadrinhos vão se encontrar pela primeira vez nas telas dos cinemas: Batman, Superman e Mulher Maravilha, em um único filme, sem contar as pequenas participações e referências a outros heróis. Independente do quão fã você é de qualquer editora, qualquer estilo de quadrinho, qualquer estilo de história, não há como negar que esse é um encontro que, por si só, já cria uma marca no cinema – tal como a reunião dos Vingadores foi um marco inédito. Para qualquer fã de super-heróis, não há como não ficar feliz com a ideia desse filme, a não ser que você odeie muito alguns dos heróis ou “pague” de hater na internet só para mostrar o seu amor pela concorrência.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça precisa ser o maior acerto da Warner com a DC Films, do contrário todo o universo que eles estão prestes a criar vai por água abaixo. Porém, também ainda é cedo para prever o desmoronamento ou a ascenção do Universo DC nos cinemas. Tudo que nos resta por agora é esperar o lançamento do filme e desejar que as 2 horas e 40 minutos de duração sejam utilizadas com maestria, dosagem certa e sabedoria. Só de o filme se levar a sério, projetando o realismo como já expliquei em outro artigo só sobre realismo é um grande avanço em relação ao outros filmes do mesmo gênero de super-heróis. Serei sincero, temo pelo estilo de direção de Zack Snyder, ele é famoso por criar várias sequências lentas… ótimas para serem apreciadas visualmente, mas fáceis de entendiar por não acontecer muita coisa em tela. Ainda sim, é cedo para julgar.

O maior problema, que vem acontecendo ao longo de todo o período – desde Julho de 2013 – que o filme está perambulando através da mídia, são as críticas sem embasamento que o longa metragem vem sofrendo mesmo antes de sua estréia. Ao que parece, qualquer informação escrita ou visual sobre Batman vs Superman é pré-julgada instantaneamente, embora existam aqueles que lutam para defender o filme e que acabam sendo vistos como fanboys. “Lex Luthor que parece o Coringa; Uso de humor entre os heróis; CGI horrível e mal elaborado; Tartaruga Ninja monstro; Batman com armas; Trailer cheio de spoilers; Briga entre heróis desnecessária; Sem espaço para a Mulher-Maravilha; E outras ideias absurdas para serem opinadas, pelo menos por hora”, uma série de críticas que soam completamente fora da realidade para quem nem ao menos chegou a ver o filme completo.

É possível criticar um filme antes dele ter estreado? Sim, é possível! Quando há uma série de filmes, do mesmo estúdio, que apresentam a mesma temática e visam uma continuidade, é possível criticar o que é divulgado, afinal já existe uma base para fomentar o que se esperar de determinado filme. Porém, até o momento, a DC não se provou nos cinemas, não definiu seu tom, não mostrou o seu padrão, nem ao menos apresentou seu planos por trás de cada filme. Somente com um lançamento, o “polêmico” Homem de Aço, o estúdio já vem recebendo críticas como se o público tentasse se convencer de que Batman vs Superman precisa ser ruim e não pode de forma alguma funcionar – talvez por medo?

Chega ao ponto das artes conceituais e inclusive as imagens oficiais, não apenas de Batman vs Superman mas também de Esquadrão Suicida, serem totalmente repudiadas pelo público online. É como se estivéssemos vivendo um momento onde todos são especialistas sobre cinema, arte, design, conceitos e críticos de trailers. Escrever na internet, independente do que você esteja prestes a dizer, anda soando como o detentor absoluto do que é bom do que é ruim sem a experimentação e o pior… sem argumentos para fomentar as ideias e tornar a opinião produtiva de alguma forma. Algo que vem transcendendo a linha tênue que separa a razão do ódio, criando assim infinitos haters e fanboys para todo lado – sendo estes, inclusive, alimentados por páginas nas redes sociais.

Eu, por exemplo, chego a criticar bastante qualquer material que seja vinculado a área do entretenimento quando – baseado em meus conhecimentos de anos de atividade na área do design, produção, marketing e comunicação – o material não soa bem o suficiente em relação ao que ele precisava ser. E na maioria dos casos, o que ele precisava ser é baseado no contraponto entre a realidade que vivemos e como as ações que ocorrem nos filmes seriam refletidas se estivessem dentro dessa realidade. Por isso eu sou capaz de chegar e dizer, com todo respeito: Capitão América: Guerra Civil será tão bom quanto Soldado Invernal, mas a presença do Bucky no filme assim como as conclusões de arco da trilogia do Capitão América podem tirar o clima e o cuidado necessário com a Guerra Civil, transformando uma luta dos direitos de heróis que se sacrificam pela humanidade em uma luta dos direitos do meu amigo que está sendo caçado.

Em suma, Batman vs Superman tem potencial para ser um ótimo filme que irá explodir cabeças, tem potencial para ser um filme mediado e tem potencial decepcionar grande parte do público. Todo filme pode ser bom ou ruim até ele ser assistido. Os cartazes, as imagens, as artes conceituais, os trailers, todos esses materiais vão mostrando um pouquinho do filme e mostrando se o caminho que será seguido tende a ser bom ou não. Até agora, tudo que foi apresentado, é possível perceber o quanto o filme pode estar preparando o melhor material que já existiu da DC nos cinemas. O que há para ser realmente criticado? Nada! Tudo que eles vem mostrando tem sido confortável o suficiente para convencer que estamos caminhando para uma boa adaptação dos quadrinhos.

Porém, toda essa sensação que vem sendo transmitida é parecida com a que muitos tiveram, por exemplo, em relação ao material divulgado para Vingadores: A Era de Ultron e que acabou decepcionando várias pessoas em seu resultado final. O mesmo pode acontecer com Batman vs Superman. Mas, ainda sim, há uma galera que insiste em apontar Batman vs Superman como se tivesse o enorme desejo que o filme seja ruim, se convencendo disso. Chego a questionar se quando o filme estrear, mesmo sendo bom, não irá influenciar o público a não aceitar qualquer coisa que a Warner esteja disposta a apresentar. Esse é um tipo de ódio moldado por outros filmes do mesmo gênero, que não ousam se desafiar, apresentam uma fórmula básica para te entreter, mas logo se tornam descartáveis e esquecíveis. Quando isso vai acabar e começaram a ver o potencial de Batman vs Superman para os cinemas?

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

  • Sereia de Gotham

    Concordo em partes com o texto mas por outro lado você tentou defender Batman V Superman atacando a Marvel como se ela tivesse culpa das pessoas preferirem ela ao invés da DC ficou parcial demais o texto uma pena..

  • Luiz

    Por mim quero mais é que esse e todos os filmes da DC fracassam inclusive na minha casa e amigos ninguém vai assistir esse lixo!

  • Luiz

    nao cague pelo cérebro animal retardado.

  • Luiz

    A verdade dói e você se mordeu!

  • Ian Curtis

    chora mais

  • Eu até prefiro que pessoa com sua mentalidade não veja o filme, hahahaha, há alguns filmes que são feitos para quem tem cabeça de gente

  • Eu não ataquei a Marvel e sugiro que você releia, o que demonstrei é que no caso da Marvel já existem muitos filmes lançados, é possível criticar ela. E eu vou criticar a DC quando eu tiver fomentação para isso.

  • Sereia de Gotham

    “Esse é um tipo de ódio moldado por outros filmes do mesmo gênero, que não ousam se desafiar, apresentam uma fórmula básica para te entreter, mas logo se tornam descartáveis e esquecíveis. Quando isso vai acabar e começaram a ver o potencial de Batman vs Superman para os cinemas?” você alfinetou a Marvel durante o texto inteiro achei isso desnecessário pois parece que pra falar de DC tem sempre que meter a Marvel no meio como se ela fosse a culpada de alguma coisa e isso soa como uma forma de inferioridade pra DC pois está sempre querendo se comparar a Marvel entendeu? Esperava um texto tentando explicar a situação da DC e não sobre como é possível críticar a Marvel pq tem SEMPRE que falar da Marvel?!

  • Luis Alexandre

    Nossa como os fãs da DC gostam de se vitimizar e ainda usar como desculpa o sucesso da Marvel para algo que é exclusivamente culpa da DC! Se as pessoas não gostam desse filme é um direito delas não irem com a cara dele ué agora falar que devido a Marvel ter uma fórmula pronta e o público aceita lá é algo que prejudique a aceitação da DC pelo grande público é muita ignorância e chorume de DCNAUTA você me desculpe mas é o que parece! Se BvS fracassar vocês vão culpar a Marvel? Acho que você podia ter um pouquinho mais de respeito por tudo o que a Marvel construiu ao longo desses anos, se tornando referência no gênero dentro e fora das telas, com mídia, crítica e público ao invés de insistir que só BvS é que vai trazer algo de bom ao cinema, menosprezando assim todo o trabalho da Marvel.

  • Eu acredito que falte interpretação da palavra “ódio”, a questão não é “não gostar”, mas sim disseminar o ódio gratuitamente… em ambos os lados há isso, mas por que precisa de tanto ódio por um filme que nem lançou? Por que há tanto ódio nas redes sociais? Não em relação a comentários como “não gostei da ideia desse filme”, esses são comentários válidos e opiniativos, mas comentários como “esse filme será um lixo”. Consegue explicá-los?

  • A questão não é culpar a Marvel, é preciso alfinetar a realidade. Infelizmente, esse ataque de ódio, não são de pessoas que simplesmente não gostam de filmes da DC, tais tipos de pessoas nem se incomodam e até mesmo evitam ter qualquer tipo de contato com qualquer filme associado. O problema são as pessoas que exaltam tanto a Marvel, essas pessoas criam uma imagem de ódio gratuito da DC e sem nenhum motivo aparante. Quando o objetivo do texto é apresentar uma crítica ao ódio por parte de haters e fanboys, não há como não destacar o quanto outros filmes criam uma imagem para os fanboys que impedem que eles sejam capazes de apreciar qualquer coisa do tipo. É interessante ver que esse texto incomode as pessoas, porque ele retrata algo que ninguém quer admitir que esse ódio existe e ele é ocasionado, principalmente, por um pessoal que exalta a Marvel. E ressalvo, o problema não é exaltar a Marvel, não gostar da DC ou ter as particularidades que cada um tem, o problema é o ódio gratuito. E não tem como falar isso, sem citar ambas editoras. Acho que em nível interpretativo, percebe-se que filmes afetam os fanboys e os fanboys criam um ódio repulsivo. Mas, entendo seu ponto de vista!

  • Luis Alexandre

    Porque é natural do ser humano julgar aquilo que não conhece no caso ainda não viu o que volto a dizer não tem nada a ver com a Marvel não é culpa dela o ódio que BvS recebe se o filme tiver que fracassar ele vai por ele mesmo e se for sucesso vai ser tbm por ele mesmo! Pare de tenta culpar a Marvel sempre como se ela influenciasse no ódio das pessoas sobre esse filme.

  • Antonio Calatayud

    Achei muito interessante seu artigo…e só por ele existir ja apareceram os exemplos desse odio gratuito e desnecessario.Sou mais velho venho de uma epoca em que tinhamos as vezes uma superproducso por ano..e muitas ruins.Hoje vivemos uma epoca que se tem tudo de mao beijada..e filmes muito bons..alguns que eram sonhos de minha juventude ver se realizar..como esse Batman V Suoerman..ou o filme dos Vingadores alguns anos atras..e realmente esse odio por esses filmes até me assusta..até o novo Star Wars..que mesmo nao sendo perfeito..foi muito elogiado pela critica e totalmente abraçado pelo publico recebeu algumas manifestaçoes de ódio brutais..é realmente uma pena que algumas pessoas nao vao ao cinema para sonhar e se divertir..e sim para disseminar discordia..a coisa toda ta ficando parecida com mentalidades de torcida de futebol..discusdoes de politica etc…que pena ver o mundo maravilhoso do cinema arranhado por essas criaturas…

  • Nightwing

    Como tem tanta gente de ignorância aqui. Digo mesmo. Vejam, releiam o texto que o Super Nerd fez. Em momento algum explicitamente é passado a ideia de que é culpa da Marvel que Batman Vs Superman pode sofrer na recepção do público. Verdade seja dita, é a que tem muitos que comentaram abaixo com o intuito de dizer que o Super Nerd estava falando mal da Marvel, mas no texto dele não há referências dizendo que a Marvel é culpada disto. Ele apenas menciona que a Marvel tem uma formula de fazer os filmes e isso é verdade. A Marvel cresceu muito no âmbito cinematográfico, e fez um belo trabalho em muitos filmes, mas já de assistir poucos deles vc consegue deduzir como ela projeta os projeta, o público a qual ele é destinado e o tema, e acho que foi isso que o autor do texto quis passar. A DC(Warner) ainda é uma pequena indústria de entretenimento em filmes de super-heróis em comparação a Marvel. Mas apenas com alguns filmes, é visível que o destaque da DC é a profundidade da história que ela consegue trabalhar e passar ao público. Acho que Batman Vs Superman tem muitas chances em potencial para ser um dos melhores filmes de super-heróis, já de saber o quanto a DC se empenha com a maioria de seus filmes. Eu gosto bastante da Marvel, mas ela as vezes está deixando a desejar muito, pois ela está atendendo mais o público amplo, um bom exemplo de filme que achei que a Marvel fraquejou em história foram: Homem de Ferro 3, cuja história achei fraca, porém um bom filme pra dar risadas – Homem de ferro 1 e 2 são ótimos -, O espetacular Homem Aranha 2 em certo ponto, Thor 1, X-Men 3. Mas mesmo assim eu admiro a Marvel por trazer tantos filmes, mas admiro mais ainda a DC e a Warner por ter um talento extremo em moldar adaptações de quadrinhos e fazer histórias bem profundas, opinião minha. Eu prefiro a DC, mas nem por isso venho desejando que a Marvel seja menos boa que ela, e muito menos me impede de assistir filmes da Marvel, eu sou aberto e assisto os filmes dela com total atenção. Criticaram tanto o novo quarteto fantástico, mas ele foi um bom filme em história. As pessoas se deixaram tanto se levar por terem ouvido que o filme foi ruim, que criticaram mesmo sem assistirem, ou seja, usaram da opinião dos outros, ao invés de assistir e avaliar pela própria opinião formada. Sabem que pessoas que se bloqueiam de alguns conhecimentos por simples ignorância estão se auto impedindo de adquirirem outros conhecimento e talvez até se deixar gostar e levar. Me digam qual o problema de DC e Marvel não poderem estar lado a lado no cinema? As pessoas só tem a ganhar com isso.

  • Luis Alexandre

    Vai toma no seu cú fanboy DCNAUTA!!

  • Nightwing

    Primeira coisa, não sei se vc entende, Luis Alexandre, mas ignorante tem o significado tbm para pessoas que não conhecem certos assuntos e não querem explora-lo. E se vc não percebeu eu gosto tanto da DC quanto da Marvel, o que acontece é que metade das pessoas se autointitulam eu só gosto de Marvel ou só de DC, sem ao menos conhecer a história de cada uma, e se estabelecem de um lado e ficam simplesmente odiando o outro por simples fãnzisse. O que está faltando para algumas pessoas é de serem sensatos e simplesmente parar dessa rixinha entre DC e Marvel sem fundamentos além do puro acredito sem algum fundamento concreto. É melhor que a Marvel e a DC estejam lado a lado no cinema, pois os fãs tem só a ganhar e ainda aumenta as chances de um trabalho de ambas, pois gera maior competitividade, o que é comprovado na história da economia e da evolução.

  • Luis Alexandre

    Conheco a história da Marvel e só ela me importa! Quero que a DC se foda de todas as maneiras em todas as mídias de todos os modos e eu quero rir muito disso e dos DCNAUTAS!!!

  • Nightwing

    Ótimo Marvelet, que seja assim, vá espalhar seu ódio quanto a DC, vamos ver se vc consegue arruinar qualquer filme da DC! A Warner e a DC estão onde estão porque são boas no que fazem – assim com a Marvel -, e uma pessoa como vc não conseguiria nem ao menos desejando fazer algum mal aos filmes da DC.Sabe, com essa atitude que vc demonstrou acima, posso dizer que vc é um lixo! Pessoas normais convivem com as diferenças, não repudiam os outros pela suas ideias, e sim tentam compreender. Vc não passa de um Hater sem argumento concreto. Posso ser mais fã da DC do que da Marvel, mas nenhum rotulo de fã pra mim me impede de assistir e me divertir assistindo os filmes de ambas.

  • Luis Alexandre

    Cara você tem problema ou que? Eu não quero arruinar nenhum filme da DC porque simplesmente não me importo, que seja um sucesso ou fracasso foda se eu não assisto nada da DC mesmo! Vou é rir muito se fracassar afinal é um direito meu rir do que eu quiser!!! Você se acha melhor do que eu porque se diz “fã sem rótulos” mas é um bosta afinal chamar alguém de lixo só pq tem uma opinião diferente não é uma pessoa muito digna, sua hipocrisia e incoerência só revelam o tipinho que você quer passar de “o cara legal e imparcial” aaah num fode!! Pra cima de mim essa histórinha não cola! Ninguém tá te repudiando não precisa fica nervosinha cada um assiste o que quiser você não pode obrigar ninguém a gostar do que você acha que elas devem gostar no mais VAI TOMA NO MEIO DO SEU CÚ!!

  • Nightwing

    Olha cara, desde o início o qie vc fez nesses comentários foi a de repudiar tudo da Dc apenas por querer sem justificativa além de seu próprio ódio por a ela. Segundo, desde que eu comecei a comentar neste tópico vc já começou me xingando, apenas por ter apresentado a minha opinião. É muito fácil xingar os outros, afinal não é nem preciso de intelecto pra formular frases ofensivas. Qualquer um com mente pequena tem essa capacidade. Quem não consegue respeitar a ideia dos outros é vc. Respeito Marvel e a Dc, isso não me faz ficar no meio termo.Apresentar neste tema apenas uma visão mais ampla das coisas parece ser difícil. E diferente de vc não vou te xingar, pois não é preciso, sou por esse lado superior a vc. Devido ao que vc deseja tanto dos filmes da Dc, que eles sejam um fracasso eu pude dizer que essa atitude sua remete a uma pessoa sem caráter, pois foi o que vc fez. Se quiser mudar isso, comece a respeitando mais os outros, pois não parece que vc tem educação. Vc usa a foto do Capitão América, mas sinto muito informar que as suas atitudes são bem diferentes das dele. Eu respeito a sua opinião, e vc devia aprender a fazer o mesmo, ninguém é igual a ninguém. E não vou mais perder tempo discutindo com vc.

  • Luis Alexandre

    Vai toma no seu cú idiota eu não me importo nenhum pouco!

  • Helton Sodré

    É um ódio gratuito do diferente, agora “porque” é o que o seu texto, muito bem escrito por sinal, tenta responder ou pelo menos buscar uma resposta. Sucessão de erros. Primeiro: Não posso dizer que não gosto dos filmes da MARVEL que a casa cai. Aí começa o Universo da DC, e crime maior ainda é achar que vai ser bom. Ainda aparecem os oportunistas videntes, dizendo que vai fracassar, flopar, etc. Já é difícil prever se vai ser bom, muito mais difícil é saber a bilheteria que vai dar. Mas aí vem o ódio desenfreado e ignorante. Não gosta da DC? Simples, não assista. Assim faço eu, que só vi Vingadores no cinema para dar uma chance e gostaria daquele dinheiro de volta agora.

  • eu cretino

    Que idiota

  • Luis Alexandre

    Chola mais!

  • Caio

    Volta p/ o sanatorio, doente

  • Caio

    ACEITA QUE DÓI MENOS, HATER

  • Luis Alexandre

    Não tenho nada pra aceitar pois quem não tem nenhum filme entre as 10 MAIORES BILHETERIAS DO MUNDO é a DC já a Marvel tem 3 então aceita você babaca!

  • Caio

    Batman de Nolan de mais de 1 bilhao s/ precisar de 3D, e é considerado a melhor trilogia já feita c/ um suoer-hetoi. Ne Disney e nem Joss Wedon gostaram do resultar final de Era de Ultron. E nem o publico em geral. Beijinho no ombro p/ vc, recalcado

  • Caio

    Chora, nenem, que mamãe compra p/ vc o bonequinho do Homem de Ferro na feira p/ vc brincar. Deixa os verdadeiros filmes de super-herois p/ os adultos e vai brincar de pega-pega, vai

  • Williams

    O problema desse filme é o Zack Snyder, que, para mim, é um diretor mediano. Mas pelas primeiras reações, parece que ele conseguiu fazer um bom filme. Ainda bem que o resposável pelo roteiro é o Chris Terrio. Porque se fosse depender só do Snyder, a produção ia ser mais do mesmo do diretor. MOS foi malhado pela crítica por causa dele.

  • Mauris Poggio

    O filme é ruim. A única coisa boa é o Aflec como Bruce e algumas cenas do Batman. Só. Cenas do batmóvel foram desnecessárias, nisso o Nolan ainda foi melhor. Nas cenas de luta no deserto a coreografia está ruim e lenta. Unificar referêncas de duas HQs importantes que foram A morte de Superman e Cavaleiro das Trevas para iniciar uma união da Liga, me desculpe não foi uma boa ideia é muita coisa para um filme. A origem do Apocalipse é fraca e desconsideraram a origem dos quadrinhos que é muito mais elaborada e original. O filme não tem ritmo, é fragmentado possui cenas curtas que deveriam ser mais bem trabalhadas e tem um ambiente escuro que chega a cansar. Torço pelo filme da Liga, mas tem que ser com outro diretor.

  • JoJo

    N perca tempo discutindo com esse idiota deve ser uma criança de sete anos.

artigos relacionados

Send this to a friend