PUBLICIDADE
Cinema

Esquadrão Suicida para maiores de 18 anos?

5 de agosto de 2015, POR

O Super Nerd » Cinema » Esquadrão Suicida para maiores de 18 anos?

PUBLICIDADE

Comentários na internet estão indicando que o filme do Esquadrão Suicida possivelmente será classificado como +18 – partindo de qual pressuposto, não sei. De qualquer forma, veja agora os motivos pelos quais o filme pode realmente ser mais 18 e os motivos pelos quais não pode!

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Um filme R em um Universo DC de filmes PG-13 combina?

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Um filme R em um Universo DC de filmes PG-13 combina?

Partindo da ideia que você já saiba como funciona a classificação de filmes – caso queira mais detalhes clique aqui vamos entender neste artigo as razões para que uma classificação “tão alta” seja apenas uma ilusão, um pouco longe de acontecer, e se acontecer será uma escolha completamente inusitada e arriscada.

Antes de tudo, é realmente muito difícil que o filme do Esquadrão Suicida seja classificado apenas para maiores de 18. Embora nos Estados Unidos possa ser taxado como R, tal tipo de classificação ainda permite que crianças e adolescentes entrem acompanhadas com os responsáveis. O que não, diretamente, compromete a bilheteria em território americano.

Segundo, e mais importante, ser R não necessariamente significa que o filme terá mais 18 por aqui ou em qualquer outro país. Esse tipo de classificação afeta diretamente a bilheteria estrangeira que ultimamente tem dado muito, mas muito mesmo, lucro para os estúdios. Aqui, por exemplo, um filme mais 18 proíbe expressamente crianças ou adolescentes ainda que acompanhados.

Muitas pessoas acabam confundindo por desconhecerem um pouco as regras, é normal e perfeitamente comum! Mas sendo classificado como R nos Estados Unidos, é bem provável que chegue aqui com classificação de 14 anos ou, no máximo, 16 anos. É o que pode acontecer com Deadpool, por exemplo.

 

Para o filme ser mais 18 anos em território nacional, é preciso ter muita coisa pesada em cena. E um filme como o Esquadrão Suicida dificilmente irá trabalhar dessa forma, afinal o filme não será completamente baseado em violência brutal, desenfreada, do inicio ao fim e com cenas extremamente perturbadoras. Ou seja, mais 18? Impossível! Já mais 16…

Motivos para Esquadrão Suicida ser classificado como R ou +16

Linguagem suja, violência gratuita, nudez, sexo, e abuso excessivo de drogas. Esses fatores contribuem para o filme entrar na classificação “mais pesada”. Considerando que a trama apresenta uma equipe de vilões loucos, desenfreados e realmente ameaçadores, é de se considerar que tudo isso possa acontecer em cena.

O filme não será perturbador o suficiente para ser classificado como +18 em outros países como, por exemplo, aqui no Brasil. Mas apresentaria um conteúdo mais intenso e usado no momento certo. Adotar esse caminho adaptaria um longa mais próximo dos quadrinhos do Esquadrão e traria o tom que muitos desejam para a equipe.

David Ayer é um diretor que gosta de intensidade, e ele também assina o roteiro do filme. Todos os seus filmes foram classificados como R nos Estados Unidos, por aqui apenas Corações de Ferro levou a classificação mais alta chegando a 16 anos. Tal fato leva a crer que o filme do Esquadrão acompanhe esta tendência.

Motivos para Esquadrão Suicida não ser classificado como R ou +16

Bilheteria, o grande público e a incorporação do longa no Universo Cinematográfico e Compartilhado da DC. Lembrem-se, a Warner está realizando um Universo Compartilhado nos cinemas. Eles estão levando o Batman para o filme do Esquadrão e estão criando referências a outros filmes. Colocar o longa R em meio a outros PG-13, quebra a frequência dos espectadores.

Em tempos dos quais essa preocupação não existia, Watchmen e V de Vingança poderiam e foram produzidos para um público específico. É particularmente bem difícil que Esquadrão Suicida esteja sendo construído com esse propósito. A trama ainda que fiel a equipe, está mais voltada para expansão do Universo DC nos cinemas.

Nesse ponto, é plenamente possível que David Ayer consiga produzir um filme equilibrado que apresente a “intensidade” que os fãs querem ver, mas também esteja com os pés no chão, sendo suficiente para classificá-lo como PG-13.

A bilheteria é algo extremamente relativo para um filme como o Esquadrão Suicida, tão aclamado pelo público dificilmente uma classificação R, ou +16, comprometeria os resultados. Mas, justamente por ser tão aclamado pelo público, incluindo adolescentes, o estúdio pode solicitar um filme mais equilibrado, ampliando as chances de potencializar os resultados.

Convenhamos…

Da mesma forma que Deadpool foi anunciado como classificação R antes das gravações começarem oficialmente lá fora, a essa altura, já saberíamos caso Esquadrão Suicida fosse realmente produzido para incorporar uma classificação alta como essa. Como nada aconteceu e nem sequer foi mencionado por tabloides americanos, é apenas uma suposição distante fugir do PG-13!


A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

artigos relacionados

Send this to a friend