PUBLICIDADE
Cinema

Deadpool: menor assiste ou não assiste?

25 de janeiro de 2016, POR

O Super Nerd » Cinema » Deadpool: menor assiste ou não assiste?

PUBLICIDADE

Deadpool será ou não será classificado para maiores de 18 anos? Se for, os menores serão ou não barrados nas tentativas de entrar na sessão? Aqui está um assunto que tem tomado conta das redes sociais nos últimos dias a partir de uma informação que nem se quer existe: a classificação etária do filme. Veja agora todos os detalhes a respeito!

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

"Criancinhas não entram", disse Deadpool antes da sessão.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

“Criancinhas não entram”, disse Deadpool antes da sessão.

Primeiramente, vou começar essa matéria ressaltando uma breve crítica direcionada a certos Sites de “Jornalismo” e Páginas do Facebook que tem o objetivo de disseminar notícias voltadas para a área do entretenimento. Alguns meios jornalísticos na última semana fizeram questão de divulgar e criar uma discussão baseada na informação de que Deadpool será um filme para maiores de 18 anos e, assim, nenhum menor de idade terá acesso ao filme. O problema sobre a informação é sua fomentação baseada em especulação, provando a falta do jornalismo investigativo por aqui. Ao receber a notícia de que, nos Estados Unidos, Deadpool foi classificado como R, o que se assemelha ao +18 daqui, tais sites e páginas deduziram que Deadpool também será +18 no Brasil. Um grande equivoco.

Foi quando eu, vulgo Super Nerd, optei em ir atrás de maiores informações. No portal Cinema10, por exemplo, a informação registrada é que Deadpool será lançado com classificação para maiores de 16 anos. Já entrando em contato com as redes Kinoplex e Cinemark, recebi a informação de que a classificação indicativa do filme por aqui ainda não foi divulgada pelo órgão responsável. A mesma informação bate com a divulgada pelo AdoroCinema, a classificação ainda não foi divulgada. Ao acessar o Portal Online de Classificação Indicativa também é possível consultar que o material do filme ainda não foi recebido para análise. A Fox Film do Brasil também não tem informações a respeito. Ou seja, ainda não há confirmação de que o filme por aqui será de fato para maiores de 18 anos.

Há um tempo atrás, fiz uma grande matéria com o intuito de apresentar as classificações indicativas e as diferentes das regras entre o Brasil e os Estados Unidos veja aqui. A classificação R, recebida por Deadpool nos Estados Unidos, equivale a classificação +18 do Brasil com a única diferença: por lá, menores entre 14 e 17 anos podem entrar desde que acompanhados pelos pais. Já no Brasil, quando a classificação é +18, não é permitido a entrada de menores em hipótese alguma, mesmo que acompanhados ou com autorização. Ressalto que, quando o filme é +18, os cinemas tomam precauções extras para garantir que nenhum menor entre na sessão sob pena de multa. Quando questionei o Cinemark, eles informaram que todas as sessões para maiores de 18 anos são verificadas, dentro e fora para impedir a entrada ilegal de menores, e que os próprios espectadores podem auxiliar na fiscalização – cinema não é boate, cumpre leis.

Por tanto, se há a ilusão de que você menor de idade foi capaz de ver algum filme para maiores de 18 no cinema, reveja a classificação indicativa do filme e deixe nos comentários como conseguiu entrar na sessão. Filmes como Os 8 Odiados, Bastardos Inglórios e Watchmen, são alguns exemplos de filmes com classificação para maiores de 18 anos. Cinquenta Tons de Cinza é um exemplo de filme que não possuí classificação +18 e sim +16. Vale ressaltar para qualquer classificação, que esteja até a faixa para maiores de 16 anos, a entrada é facilitada e não há proibições para quaisquer que sejam as idades dos espectadores, em alguns casos desde que acompanhados.

ATENÇÃO: Se qualquer espectador menor de 18 anos entrar dentro de uma sessão feita para maiores de 18 anos, caso seja descoberto, o mesmo será retirado da sessão imediatamente – então, cuidado para nenhum adulto entregar sua presença no ressinto caso consiga entrar.

Mas, a proibição é certa?

Para que uma obra seja qualificada para maiores de 18 anos é preciso conter em seu material: violência de forte impacto; elogio, glamourização e/ou apologia à violência; crueldade; crimes de ódio; pedofilia; sexo explícito; situações sexuais complexas e de forte impacto; apologia ao uso de drogas ilícitas. Ou seja, a obra precisa ser pesada e lidar com temáticas complexas. O menor de idade assistir um filme como esse fará, por exemplo, com que os jovens saiam praticando tudo que veem nas telas do cinema? Não! Mas, apresenta situações que são capazes de gerar desconforto e constrangimento aos próprios adultos em relação aos jovens. Você pode ser o jovem “diferentão”, mas a proibição é necessária para constituir a harmonia no ambiente e evitar “infantilidades” adolescentes diante tais cenas. Por isso, é importante ter respeito com a lei.

Quais as chances de Deadpool ser +18 por aqui?

É claro que não tive acesso ao filme do Deadpool antecipadamente – uma pena aliás, hehe, mas dada a complexidade dos temas que levam um filme ser taxado para maiores de 18 anos, acredito que Deadpool seja mais qualificado para maiores de 16 anos, afinal, dentro da temática do filme, ainda há o humor e também a construção da visão super-heroica do ambiente. E agora, veja bem, estamos falando da mais pura especulação de minha parte. A classificação indicativa oficial será divulgada até dia 5 de fevereiro, então até lá, se você for menor, é torcer para que eu esteja certo e o filme seja +16, do contrário terá muitas dificuldades para conseguir entrar na sessão e permanecer por lá – a não ser é claro que você aparente ser maior de 18 anos, evite mostrar documentos e, principalmente, carteirinha de estudante para garantir meia entrada.

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

artigos relacionados

Send this to a friend