PUBLICIDADE
Cinema

5 motivos para Batman vs. Superman NÃO funcionar

28 de outubro de 2015, POR

O Super Nerd » Cinema » 5 motivos para Batman vs. Superman NÃO funcionar

PUBLICIDADE

Batman vs. Superman: A Origem da Justiça é o típico filme que pode garantir o HYPE necessário para a DC Comics nos cinemas. É um filme grande, com um orçamento muito arriscado, e tudo vai depender da sua execução em contra ponto a receptividade do público. Enquanto o filme, por enquanto, apresenta tudo para dar certo, alguns detalhes podem contribuir para o “fracasso” junto ao grande público. Veja!

Eu sou fã declarado da DC, assim como também sou fã da Marvel e sou fã de tudo que é capaz de tocar profundamente em meu coração e mexer com minhas emoções. Por ser fã é preciso saber reconhecer as dificuldades de um projeto, e sobrepô-las acima de todas as emoções. E Batman vs. Superman apresenta algumas severas dificuldades que podem deixar a película a beira do risco e não é brincadeira não, afinal o orçamento do filme ultrapassa 400 milhões de dólares.

#1 Pressa na execução

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

Batman vs. Superman será o grande começo de um Universo Cinematográfico que já quer apresentar tudo de uma única vez.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

Batman vs. Superman será o grande começo de um Universo Cinematográfico que já quer apresentar tudo de uma única vez.

Querendo ou não a Marvel Studios está a todo vapor em Hollywood, o cinema passa por uma extensa fase de aceitação dos filmes de super-heróis. Chegar até onde a Marvel chegou não será nada fácil, mas aproveitar o HYPE gerado é a grande jogada que pode fazer a diferença. Por este motivo, a Warner está tentando tomar uma atitude mais agressiva na produção do seus filmes, enchendo-os de várias referências sobre o Universo DC.

Isso é um problema, não quanto as referências mas sim ao desespero em tornar tal universo uma realidade… pois a pressa é inimiga da perfeição. Como forma de gerar resultados imediatos, o calendário de filmes da DC foi bem espremido para apresentar o máximo de coisas possível em menos tempo. Colocar o filme da Liga da Justiça antes mesmo dos filmes solos de personagens importantes como Flash, Aquaman e Lanterna Verde, é um alto risco em comprometer a apresentação e aproveitamento dos mesmo, por exemplo.

Essa pressa afeta Batman vs. Superman pois este é justamente o filme selecionado pela Warner para passar a mensagem “essa é a DC, e esse é o nosso Universo Expandido e tudo que o compõe”. A presença, por exemplo, do Superman, do Batman, da Mulher-Maravilha, do Aquaman e, possivelmente, do Flash reforça bastante essa visão. A vontade de apresentar tudo isso, logo de uma vez, pode deixar um resultado indesejado que nos leva ao próximo erro…

#2 Breve aparição de personagens

Quando um filme apresenta muitos personagens é natural que alguns tenham mais destaques do que outros. É perfeitamente possível lidar com uma logística de tantos personagens e muitos filmes já conseguiram executar esse processo muito bem nas telas do cinema. Mas… comprometer a aparição dos protagonistas, apenas para “jogar e lotar” a tela de referências, pode resultar em um gosto amargo para a trama.

A presença de personagens como Aquaman e Flash, se vier a acontecer e não for bem encaixada para fazer sentido dentro da história apresentada, fará com que a presença deles não seja relevante nem mesmo suficiente para saciar a vontade de vê-los em cena, o que poderia comprometer diretamente na qualidade do filme e também na criação de sub-tramas irrelevantes e desnecessárias apenas para lotar o universo cinematográfico.

#3 Ausência de equilíbrio

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

O embate entre Batman vs. Superman é primordial para o filme, o ideal é que nenhum protagonista saia perdendo destaque nessa...

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

O embate entre Batman vs. Superman é primordial para o filme, o ideal é que nenhum protagonista saia perdendo destaque nessa…

Batman e Superman. Esses são os dois grandes protagonistas dentro do enredo. Se cada um terá o seu lado dentro de uma disputa, é muito importante que ambos tenham o mesmo espaço e tempo em tela para garantir o desenvolvimento equilibrado da trama. Zack Snyder já declarou que o filme trará destaque ao Superman, mas dará muito mais espaço ao Batman e, consequentemente, mais tempo em tela a ele até que a trama avance o suficiente para que os personagens se igualem como você pode ver aqui.

Dentro da história do filme, essa atitude faz sentido… mas sobressair um personagem para tentar garantir que o filme tenha mais sucesso pode ser a escolha errada na construção de Batman vs. Superman. Obviamente, Batman foi a escolha pois é um personagem que já tem uma proximidade maior com o público, e mais aceitação, principalmente devido a trilogia construída por Christopher Nolan. Fazer com que o filme seja apenas sobre o Homem-Morcego e sua presença acima de tudo é dar um tiro no pé em relação as possibilidades com o Superman.

#4 Mulher-Maravilha

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

A personagem tem muito potencial, mal posso esperar por um filme solo, mas seria realmente necessária por agora justamente neste filme?

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

A personagem tem muito potencial, mal posso esperar por um filme solo, mas seria realmente necessária por agora justamente neste filme?

Ainda não se sabe como a Mulher-Maravilha se encaixará na trama de Batman vs. Superman, mas ao mesmo tempo que a presença dela pode ser o grande trunfo, também poderá ser o grande fracasso do filme. Eu confio em Gal Gadot, assim como confio e acredito que a personagem tenha muito potencial para estar dentro do filme – conforme explicarei em um futuro artigo com os 5 motivos para o filme funcionar, mas se o papel dela não for forte o suficiente… temos um problema.

Nenhum rumor, boato, teoria ou suposição foi capaz de explicar o que levaria a Mulher-Maravilha a aparecer agora e, mais ainda, aparecer como uma heroína que nem mesmo havia sido mencionada como já existente no planeta desde os eventos do Homem de Aço. Enquanto Batman poderia estar aposentado, onde estaria a Mulher-Maravilha e por que ela seria importante para uma disputa entre Batman e Superman? Não resolver essas questões com clareza, fará a participação dela falhar.

#5 Ritmo de desenvolvimento

© Material de divulgação passível de direitos autorais.

A imagem reflete as típicas cenas "profundas" que Snyder visa expor sempre em seus filmes. O exagero delas poderá deixar o ritmo do filme indigerível.

® Relate qualquer abuso de Uso Indevido de Imagem clicando aqui.

A imagem reflete as típicas cenas “profundas” que Snyder visa expor sempre em seus filmes. O exagero delas poderá deixar o ritmo do filme indigerível.

Homem de Aço é um bom filme, inclusive saindo-se melhor que muitos outros títulos de super-heróis, o seu grande problema é a “lentidão” da trama. O primeiro e segundo ato demoram demais para acontecer e serem desenvolvidos, eis que chega o terceiro ato onde tudo acontece muito rápido e o sabor do filme logo se esvai. Essa é uma das características de Zack Snyder, ele demora para desenvolver a trama e quando de fato o ápice está para acontecer… passa rápido demais.

Se Snyder adotar a mesma postura, Batman vs. Superman corre o risco de ficar exageradamente cansativo com a presença de tantas cenas reflexivas e sem diálogos apenas para criar aquele ambiente mítico e dramatizado. Quando você para e analisa, foi assim na maioria dos filmes de Snyder e é bem provável que seja novamente assim neste filme. Essa é uma preocupação que precisa ser levada em conta pois, de todos motivos da lista, esse é o único que pode estragar de fato a experiência com o filme.

O que acha? Deixe nos comentários e aguarde pelos 5 motivos para Batman vs Superman: A Origem da Justiça funcionar!

A estrutura do site, bem como os textos, os gráficos, as imagens, as fotografias, os sons, os vídeos e as demais aplicações informáticas que os compõem são de propriedade do "O Super Nerd" e são protegidas pela legislação brasileira e internacional referente à propriedade intelectual. Qualquer representação, reprodução, adaptação ou exploração parcial ou total dos conteúdos, marcas e serviços propostos pelo site, por qualquer meio que seja, sem autorização prévia, expressa, disponibilizada e escrita do site, é vedada, podendo-se recorrer às medidas cíveis e penais cabíveis. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

O Super Nerd

O Super Nerd

Completamente apaixonado e envolvido pelo mundo do entretenimento, da tecnologia e do conhecimento. This is a job for... Super Nerd!

PUBLICIDADE

comentários mais nerds do planeta

O Super Nerd disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site, não se responsabilizando por opiniões, comentários e mensagens dos usuários sejam elas de qualquer natureza. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Compartilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas. Leia aqui os Termos de Uso e Responsabilidade.

  • DCNAUTA

    A Warner tem que ser mais humilde e copiar o modelo da Marvel.

    Esquecer Batman e Superman por uns tempos e investir nos outros super heróis, aí se eles fazerem sucesso chamar novamente os medalhões.

  • Makleury Santos TJ

    Dois Tipos de Filmes Iguais… sei não Acredito que é melhor Duas Coisas totalmente diferentes, se assim fosse não teria diferenças entre ambas, O batman vs Superman já deixou sua Marca e expande muito seu multiverso o que os Filmes da Marvel não fazem com eficiência, onde tudo é amarado no mesmo universo. Mas Concordo Humildade é necessária!

ARTIGO ANTERIOR

artigos relacionados

Send this to a friend